Geovany Quenda anseia marcar um golo em Alvalade
Geovany Quenda é o quarto jogador mais utilizado do plantel leonino (IMAGO)
Foto: IMAGO

Sporting: Quenda já fez tudo menos marcar em Alvalade

NACIONAL09.02.202520:07

Esquerdino já marcou, também assistiu, foi o mais jovem dos leão a estrear-se na Champions, somou primeiros minutos nos sub-21 e até já foi chamado à Seleção A. Quer deixar o cunho na equipa principal

Geovany Quenda não se tem dado nada mal em jogos contra o FC Porto. Na passada sexta-feira, em jogo da 21.ª jornada da Liga, o esquerdino fez uma assistência depois de ter marcado um golo aos dragões na Supertaça, primeiro jogo oficial da época, que os leões perderam, por 3-4. Ponto de partida para uma afirmação plena.

Com apenas 17 anos, Quenda está a escrever uma página na sua história desde que ascendeu à equipa principal, pela mão de Ruben Amorim, sendo um verdadeiro exemplo para os meninos que com ele se cruzam todos os dias na Academia de Alcochete, onde o camisola 57 ainda vive.

O esquerdino é o quarto jogador mais utilizado do plantel, somando 2536 minutos em 36 jogos, atrás de Trincão, Hjulmand e Gyokeres, figuras de proa do plantel, tendo marcado dois golos e feito cinco assistências.

Em dezembro último, diante do Benfica, atingiu uma marca de 87 anos: desde 1937, no caso Guilherme Espírito Santo, antigo jogador das águias, com 17 anos e três meses, que ninguém era opção num dérbi com idade tão jovem e a nível do Sporting destronou Cristiano Ronaldo, ao defrontar o Benfica com apenas 17 anos, dez meses e dois dias, foi ainda o jogador mais novo dos verdes e brancos a jogar na Champions (aos 17 anos e quatro meses e 19 dias) e também a figurar no onze, tendo batido recorde de Chalana, que se estreou a titular na liga milionária a 15 de setembro de 1976, com 17 anos e sete meses, frente ao Dynamo Dresden.

Tem sido presença assídua na Seleção de sub-21, com bastantes minutos, e até já foi chamado por Roberto Martínez à Seleção A, mas a estreia de quinas ao peito ainda não aconteceu.

Quenda no treino da Seleção Nacional (Miguel Nunes)

Ora, Quenda, já fez praticamente tudo, menos marcar um golo em Alvalade. Objetivo que, de acordo com o que A BOLA apurou junto de fonte próxima do jogador é algo que deseja muito, assim como sagrar-se campeão de leão ao peito.

OUTROS PALCOS O ESPERAM

O percurso de Quenda no Sporting pode estar perto do fim. Tal como A BOLA já adiantou, o Manchester United, orientado por Ruben Amorim, já reservou o esquerdino para o verão, com os leões a poder fazer encaixe de €60 milhões.

A facilidade com que lida com a pressão é vista com admiração, tendo em conta que falamos de um menino de 17 anos, e desde que assumiu a titularidade, logo no primeiro jogo da época, a Supertaça, com o FC Porto, em que foi surpresa no onze, e marcou um golo, Quenda não mais perdeu o estatuto, tanto com Amorim, como depois com João Pereira, num sistema tático de 3x4x3, e agora com Rui Borges, que aposta num 4x4x2 (4x2x3x1), fazendo o jovem lesão passar de ala para ser novamente um extremo, agora à esquerda, e, diga-se, o esquerdino tem correspondido com distinção, querendo deixar o seu cunho na época de estreia na equipa principal.

Quenda atento às indicações de Rui Borges (Miguel Nunes)