SC Braga: Horta falha os próximos dois jogos e também a Seleção
Ricardo Horta (Foto: IMAGO)

SC Braga: Horta falha os próximos dois jogos e também a Seleção

NACIONAL05.03.202418:22

Avançado contraiu uma lesão muscular na coxa direita que o obriga a parar cerca de um mês; sobrecarga física já o tinha retirado de três partidas pelo SC Braga; convocatória para particulares de Portugal também em risco.

Ao minuto 29 do jogo com o Estrela da Amadora, Artur Jorge e os adeptos do SC Braga ficaram cabisbaixos com o pedido de substituição do capitão Ricardo Horta. O avançado, de 29 anos, tinha regressado na partida anterior (fora com o Boavista) e feito 60 minutos, depois de ter estado parado durante 15 dias, devido a sobrecarga física.

As más notícias continuam, pois a reavaliação concluiu que o internacional português contraiu uma lesão muscular na coxa direita e falha, certamente, os dois próximos encontros dos bracarenses - Rio Ave fora e Gil Vicente em casa. Assim como é ainda muito provável que fique de fora da convocatória de Roberto Martínez, selecionador nacional, para os compromissos particulares de Portugal no final deste mês de março - Suécia, em casa, a 21 e Eslovénia, fora, no dia 29. Ou seja, a recuperação do capitão dos arsenalistas pode mesmo rondar um mês.

Esta lesão vem na sequência da paragem anterior de duas semanas, pois a sobrecarga física que o obrigou a ficar de fora das duas mãos do playoff da Liga Europa, com o Qarabag, e da receção ao Farense, não deixou o jogador nas melhores condições, apesar da tal hora de jogo realizada frente ao Boavista, na 23.ª jornada do campeonato.

Para o seu lugar no onze, tendo em conta a substituição efetuada por Artur Jorge na última jornada, Bruma deve aparecer na equipa inicial. O avançado está, aparentemente, a atingir rapidamente a sua melhor forma física, o que ficou patente nessa receção ao Estrela da Amadora. Recorde-se que também ele foi obrigado a parar durante seis semanas, tendo sido operado a lesão meniscal no joelho direito.

Outras alternativas passam por Álvaro Djaló que vai realizar os último jogos com a camisola dos bracarenses, pois já foi vendido ao Athletic Bilbao e ainda Rony Lopes que não é titular desde 10 de janeiro, nos oitavos de final da Taça de Portugal com o Benfica fora (derrota por 2-3).

O central Sikou Niakaté segue no lote dos indisponíveis para a 25.ª jornada da Liga, estando em dúvida para a deslocação do SC Braga ao reduto do Rio Ave, este sábado, às 18 horas. O defesa internacional pelo Mali fez quatro jogos desde que regressou do CAN (três como titular), mas lesionou-se na viagem ao Azerbaijão, na 2.ª mão do play-off da Liga Europa, frente ao Qarabag.

Niakaté já falhou duas partidas - Boavista e Estrela da Amadora - e, pode mesmo, ficar de fora em mais uma, sendo a terceira consecutiva, devido ao problema muscular na coxa direita, tal como o companheiro de equipa e capitão Ricardo Horta.