SC Braga-Farense: jogo da resposta e da contra-resposta
Álvaro Djaló vai ser uma das armas de Artur Jorge (Foto: Hugo Delgado/Lusa)

Antevisão SC Braga-Farense: jogo da resposta e da contra-resposta

NACIONAL18.02.202408:10

Bracarenses têm mais um jogo em casa para darem a volta a um dos momentos mais negativos da temporada; também os homens de Faro querem voltar aos triunfos, após três partidas sem vencer.

Na 22.ª jornada da Liga, o SC Braga recebe o Farense e ambas as equipas pretendem inverter os ciclos no quais estão integrados neste momento. Do lado bracarense, a contestação ao treinador Artur Jorge e à equipa aumentou de tom, após o desaire em Alvalade - derrota por 0-5 -, na última ronda do campeonato, mas também pela pobre exibição e consequente mau resultado (2-4), frente ao Qarabag, em casa, na 1.ª mão do playoff de acesso aos oitavos de final da Liga Europa.

Os arsenalistas pretendem voltar aos bons resultados e às boas exibições o mais rapidamente possível. Mas, apesar de jogarem em casa, vão ter pela frente uma equipa lhe complicou, e bem, a vida na 1.ª volta da Liga, pois em Faro, os visitados ganharam por 3-1. Artur Jorge continua à procura da melhor forma de evitar as más prestações defensivas, porém não se adivinham grandes alterações no onze. Sendo que no ataque já tem o homem golo, Simon Banza, de volta e isso é menos um fardo para o treinador.

Do outro lado, a equipa orientada por José Mota também procura o regresso aos triunfos, após três encontros sem vencer. Depois da derrota caseira com o FC Porto (1-3), o Farense somou dois empates a uma bola - na visita a Chaves e em casa com o Famalicão -, por isso do lado dos algarvios também há direito a contra-resposta.

O treinador pode inspirar-se na partida da primeira volta, até porque o Farense também se vem afastando das exibições que levaram o clube a ser um dos mais surpreendentes na primeira metade da temporada. Os algarvios somam 26 pontos e estão no 9.º lugar da classificação, sendo qu chegar aos 29 seria uma alívio enorme para a equipa, já que a linha de água, neste momento, está a somente seis pontos (Casa Pia, 16.º, 20 pontos).

SC Braga

Sistema: 4x2x3x1

Onze Provável: Matheus; Víctor Gómez, José Fonte, Niakaté e Cristián Borja; Vítor Carvalho e João Moutinho; Álvaro Djaló, Rodrigo Zalazar e Roger Fernandes; Simon Banza.

Castigados: Nada a registar

Lesionados: Bruma, Adrián Martin e Ricardo Horta.

Figura: Simon Banza. O avançado da República Democrática do Congo está de volta, após a participação no CAN e, logo no primeiro jogo, já marcou. Agora regressa à competição, na qual está na luta pela BOLA de PRATA, sendo o segundo melhor marcador com 14 golos. O ponta de lança acrescenta muito à equipa, dando uma referência no ataque e pela sua disponibilidade física para pressionar, obrigando os adversários a errar.

O que disse Artur Jorge: «Precisamos ganhar este jogo, sabemos e projetando as dificuldades e as valências deste Farense, que temos de ganhar. Extremamente importante para nós poder ganhar, por tudo. Pela competição que é o campeonato, para aumentar os índices de confiança, no desempenho e melhorar a performance. A palavra-chave é só ganhar. Foco para irmos em busca dessa mesma vitória.»

Farense

Sistema: 4x2x3x1

Onze Provável: Ricardo Velho; Pastor, Muscat, Gonçalo Silva e Talocha; Cláudio Falcão e Fabrício Isidoro; Elves Baldé, Matheus Oliveira e Marco Matias; Bruno Duarte.

Castigados: Nada a registar.

Lesionados: Rui Costa e Zé Luís.

Figura: Bruno Duarte. O avançado brasileiro, de 27 anos, é o melhor marcador da equipa com oito golos e vem inspirado pelos quatro tentos consecutivos, um em cada um dos últimos quatro encontros. Apesar de a equipa não ter vencido três dessas partidas, o ponta de lança tem feito o seu trabalho e nos dois últimos empates a uma bola garantiu mesmo o ponto para a sua equipa, sendo que na receção ao Famalicão faturou aos 90 minutos.

O que disse José Mota: «Estamos a falar de um clube com grandes tradições no futebol português e que venceu a Taça da Liga há quinze dias, com excelentes jogadores, muitos deles internacionais A de Portugal e de outros países. Todos reconhecemos esse mesmo valor ao SC Braga.»