Eduardo Quaresma em lágrimas, de alegria, por ter feito o 2-1 com o Gil Vicente aos 90+3' (MIGUEL NUNES)

Rui Jorge: «Eduardo Quaresma? Seleção não pode ser apenas para quando dá jeito»

Selecionador nacional sub-21 comentou o pedido de dispensa do defesa-central do Sporting

Eduardo Quaresma pediu dispensa da Seleção Nacional sub-21, que prepara a participação no Campeonato da Europa, que se realiza na Eslováquia, por não se sentir em «condições de ajudar». Em declarações ao Canal 11, Rui Jorge falou sobre o caso do defesa-central do Sporting

«Tivemos uma reunião onde iríamos escolher os 23 que iriam para a estágio, ele estava num dos 26. E para uma fase final, porque eu sei o que é preciso na fase final, é preciso que todos os jogadores estejam a 100%. E eu, quando fiz a pergunta aos jogadores, o Quaresma disse que não se sentia com energia para poder ajudar a equipa a 100%», começou por explicar. 

Rui Jorge, selecionador dos sub-21 de Portugal. Foto MIGUEL A. LOPES/LUSA

«Portanto, nem sentia a motivação para ajudar a equipa. Quando assim é, haverá outro que está com essa energia e com essa motivação a 100% e que nos ajudará ou tentará ajudar. Mas isso para mim é uma questão inegociável em termos daquilo que é representar uma Seleção. É a paixão que se tem que ter. A Seleção não pode ser apenas para quando dá jeito para assinar um contrato ou para relançar a carreira nos próprios clubes. Mais uma vez, muitas vezes o que se diz não é o que se demonstra», acrescentou. 

Em 2024/2025, Eduardo Quaresma fez 31 jogos pelo Sporting

«Eu gosto de jogadores que demonstrem que efetivamente querem representar a Seleção. É muito bonito dizer que representar a Seleção é um sonho, mas esse sonho tem de ser sempre. Não é quando dá mais jeito, quando dá menos jeito. Agora, o motivo pelo qual ele sente essa falta de energia, não sente essa vontade, terão de perguntar ao Quaresma. Não foi tema para entrar e ele poderá explicar muito melhor do que eu. O que eu sei e que para mim é inegociável é que em termos da Seleção de sub-21 há valores que têm que estar presentes para se representar», completou. 

Sugestão de vídeo:

Carlos Gonçalves, empresário de Eduardo Quaresma, fala sobre a afirmação do central do Sporting
0 seconds of 1 minute, 4 secondsVolume 90%
Press shift question mark to access a list of keyboard shortcuts
00:00
01:04
01:04