Matheus complicou e Ajax foi goleado em Frankfurt, Lazio de Nuno Tavares segue em frente
Neerlandeses perderam por 1-4 e ficam pelo caminho, já italianos empataram a uma bola frente ao Viktoria Plzen
Eintracht Frankfurt e Lazio são os mais recentes apurados para os quartos de final da UEFA Europa League. A jogar em casa, os alemãos golearam o Ajax por 4-1. Já os italianos empataram a uma bola frente ao Viktoria Plzen e beneficiaram do resultado da primeira mão (2-1) para seguir em frente.
Ajax meteu água... e Matheus também
Com o ex-SC Braga Matheus na baliza do Ajax, os neerlandeses viram o Eintracht adiantar-se logo aos sete minutos de jogo. Jogada bem desenhada pelo ataque alemão, com várias triangulações, e Bahoya a atirar para o primeiro. Começava, assim, uma noite de pesadelo para o Ajax.
A turma de Frankfurt - que já tinha vencido na primeira mão, por 2-1 - não perdeu tempo e dobrou a vantagem ainda antes da meia hora. Passe soberbo de Robin Koch a encontrar Mario Gotze sozinho nas costas da defesa. O médio dominou e rematou à meia volta para o 2-0 (25').
Na segunda parte, a mesma história. Classe de Hugo Ekitike a passar o adversário direto com um túnel e a fuzilar Matheus, que nada podia fazer (67').
A resposta do Ajax chegou já na reta final da partida, com Kenneth Taylor a reduzir a desvantagem para dois golos (78').
No entanto, ainda haveria tempo para mais um golo dos alemães. Erro de Matheus, a deixar a bola nos pés dos adversários, com Mario Gotze a fazer um chapéu quase do meio-campo e a bisar na partida (82').
Susto obrigou Lazio a acordar
Depois da vitória épica por 2-1 na primeira mão, a Lazio precisava apenas de não perder quando recebesse o Viktoria Plzen no Olímpico. E assim o fez, mas não sem antes passar por um susto.
No geral, os italianos - que tiveram Nuno Tavares no onze titular - foram superiores, mas os checos deram um ar de sua graça aos 52 minutos, quando Pavel Sulc fez o primeiro da partida e empatou a eliminatória, para o choque dos adeptos laziale.
O golo sofrido obrigou a Lazio a reagir e a acelarar os processos. A estratégia resultou e, aos 77', Alessio Romagnoli voltou a colocar a formação da Cidade Eterna na frente da eliminatória.
Sem mais alterações no marcador, no final, foram os italianos a festejar.