LIGA 2: Primeira vitória em casa do Leixões em 2025
Graças aos três golos na segunda parte, a equipa de Matosinhos voltou as vitórias em casa. A última tinha sido em dezembro
O Leixões venceu o Penafiel por 3-1, em jogo a contar para a 31.ª jornada da Liga 2.
Está difícil para o Penafiel aguentar uma vantagem: pela terceira jornada consecutiva, os rubro-negros estiveram na frente no marcador, mas acabaram por permitir a reviravolta. Foi assim com Mafra (2-4), Feirense (1-2) e este sábado frente ao Leixões (1-3).
A equipa de Matosinhos entrou com o pé direito, praticando bom futebol e mostrando atitude e vontade de voltar a vencer em casa. Aos 20 minutos, Bica introduziu a bola na baliza do Penafiel, mas o avançado foi apanhado em fora de jogo.
Perto do intervalo, o Penafiel saltou para a frente: Jaiminho derrubou João Silva dentro da área e, aos 45’+5, Robinho não desperdiçou a grande penalidade, colocando os rubro-negros em vantagem.
Ninguém sabe o que José Mota disse aos seus jogadores ao intervalo, mas o certo é que deu resultados praticamente imediatos. Aos 47 minutos, Henrique Gelain bateu o pontapé de canto e Bica desviou para o empate.
Oito minutos depois, aos 55', o Leixões fez o segundo golo. Henrique Gelain descobriu José Bica nas costas da defesa do Penafiel e, na cara de Miguel Oliveira, colocou os Bebés do Mar em vantagem.
O Penafiel nunca quis ser dono da bola, entregando sempre o esférico ao Leixões e talvez por isso não tenha conseguido, mais uma vez, segurar uma vantagem. Com a bola no pé, a probabilidade de sofrer é reduzida ou quase nula; quando se entrega a bola ao adversário, o perigo fica mais próximo.
O resultado ficou fechado em definitivo aos 87 minutos: Paulité, pela direita, cruzou para a cabeça de Rafael Martins. O experiente avançado de 36 anos cabeceou ao segundo poste para o 3-1.
A última vez que o Leixões tinha vencido em casa fora na 15.ª jornada, no dia 20 de dezembro, frente ao Mafra.
Na próxima jornada, o Leixões visita o Mafra, enquanto o Penafiel recebe o Torreense.
Conseguiram vencer. Será que agora conseguem pagar o Flamengo pelo Werton?