Kobbie Mainoo: quem é o miúdo que deu a vitória ao ManUnited no Molineux
Mainoo arranca para o quarto golo do Manchester United no Molineux (Foto: Sportimage/IMAGO)

Kobbie Mainoo: quem é o miúdo que deu a vitória ao ManUnited no Molineux

INTERNACIONAL02.02.202400:52

Médio de 18 anos marcou no tempo de compensação o quarto golo dos 'Red Devils' diante do Wolverhampton

Kobbie Mainoo estreou-se a marcar na Premier League pela primeira equipa do Manchester United na frenética vitória no Molineux diante do Wolverhampton (3-4) esta quinta-feira. O jovem de 18 anos, já no tempo de compensação, ultrapassou um adversário na esquerda, fletiu para o meio e aguentou a pressão, antes de atirar rasteiro, fora do alcance de José Sá. A bola entrou junto ao poste direito e o miúdo festejou como gente grande. 

Os Red Devils têm largo historial de talento proveniente da formação, bastando lembrar os Busby Babes ou a Geração de 92, e Erik ten Hag lembrou essa herança precisamente antes do arranque desta temporada. Mainoo é talvez o maior produto a sair do viveiro do clube nos últimos anos.

Nascido a apenas 20 minutos de Old Trafford, em Stockport, no dia 19 de abril de 2005, representa o ManUnited desde os nove anos de idade, depois de ter dado os primeiros pontapés pelo Cheadle & Gatley Junior Football Club. Ao serviço da equipa sub-18, foi pedra essencial na conquista da FA Youth Cup pela primeira vez em dez anos. Em Carrington, centro de treinos do clube, descerraram-lhe uma placa com o seu nome, depois de ter ganho o Prémio Jimmy Murphy para melhor jovem jogador do ano de 2022/23.

Depois de boas prestações na Premier League, uma competição para sub-21, estreou-se a 10 de janeiro de 2023 pela equipa principal na vitória sobre o Charlton (3-0) nos quartos de final da Taça da Liga. Em fevereiro, assinou um contrato de longa duração. Aproveitou a pré-época, com a digressão aos Estados Unidos, para mostrar que poderia ter já um papel importante na equipa, porém, ao quarto jogo, no particular com o Real Madrid, Rodrygo caiu em cima do seu tornozelo, afastando-o dos relvados por três meses.

A 26 de novembro, com vários colegas de setor indisponíveis por lesão, estreou-se finalmente a titular frente ao Everton (0-3) em Goodison Park, com números bem positivos: 83% dos passes completados, 61 toques, 12 iniciativas a levar a bola para o ataque e ainda um corte decisivo, em cima da linha, com o resultado ainda em 1-0, após remate de Idrissa Gueye. Foi considerado o melhor em campo, apesar do pontapé de bicicleta de Garnacho, e provou definitivamente que estava ali para ficar.

O golo que marcou no Molineux encaixa por completo no perfil de box to box que muitas vezes fez com que o comparassem com Paul Pogba, médio internacional francês que representou o Manchester United de 2016 a 2022. Com excelente capacidade técnica de controlo de bola e de passe, tem uma excelente leitura de jogo e disponibilidade para lutar pela posse. Somou diante do Wolves o 12.º jogo na temporada.

A comparação com Pogba tem, contudo, algumas falhas. Onde o francês se sentia mais limitado, ou seja, mais recuado em campo, Mainoo consegue brilhar. É versátil o suficiente para poder desempenhar bem as posições 6, 8 e 10, que obrigam a valências diferentes. E, mesmo sendo bastante jovem, aceita com naturalidade a responsabilidade de receber a bola entre os centrais e iniciar a construção, depois de na época transata esse momento ter sido muito castigado pelos rivais. 

Resistente à pressão, excelente no controlo e no drible, assertivo e inteligente no momento da tomada de decisão, deu hoje mais um sinal de que um craque não tem idade. E até pode ser em breve uma das grandes figuras dos Red Devils.