Gil Vicente-Estrela da Amadora: Vencer para fugir ao vermelho

Antevisão Gil Vicente-Estrela da Amadora: Vencer para fugir ao vermelho

NACIONAL14.01.202408:00

Dois pontos separam as equipas na tabela classificativa; gilistas (quase) implacáveis em casa e tricolores sem (grande) sucesso como visitantes

No fecho da 1.ª volta, Gil Vicente e Estrela da Amadora medem forças, este domingo, às 15.30 horas, em Barcelos, num momento em que ambas as equipas procuram navegar em águas tranquilas, longe da aflição dos lugares de despromoção. Os gilistas estão no antepenúltimo posto com 15 pontos, a apenas dois de distância dos tricolores, 11.º classificados. O encontro terá como árbitro Hélder Carvalho (AF Santarém).

Momentos das equipas

A formação de Barcelos chega moralizada pelo triunfo (3-1) a meio da semana frente ao Amarante para a Taça de Portugal. A excelente campanha e a qualificação para os quartos de final da prova rainha do futebol nacional disfarça o percurso algo desapontante dos galos no campeonato, em ano do centenário. As espetativas eram elevadas e não têm sido cumpridas até ao momento. Nas últimas oito jornadas, registo de apenas um triunfo. Vale aos comandados de Vítor Campelos o percurso realizado no Estádio Cidade de Barcelos. A derrota caseira frente ao Benfica (2-3) é a única na presente temporada para a Liga.

Por sua vez, o Estrela da Amadora, recém-promovido esta temporada, tem 'sobrevivido', jornada após jornada, à razia de lesões que tem assolado o plantel. O empate caseiro diante do Vizela (1-1), na ronda passada, foi mais um capítulo na máxima 'se não der para ganhar, é obrigatório pontuar'. No entanto, os tricolores precisam de melhorar o seu registo fora de casa, que contempla apenas uma vitória como visitante na presente edição da Liga, ante o Casa Pia (1-0), em Rio Maior, em jogo da oitava ronda realizado a 8 de outubro.

Histórico de confrontos

No histórico de confrontos, refira-se os 20 jogos entre os dois emblemas, com 3 vitórias do Gil Vicente, 8 empates e 9 triunfos do Estrela da Amadora. O último embate remonta à temporada 2005/06 e nota para um empate a uma bola.

Dados sobre as equipas

Sistema: 4x3x3 

Onze provável: Andrew Silva; Zé Carlos, Gabi Pereira, Rúben Fernandes e Kiko Pereira; Mory Gbane, Martim Neto e Kanya Fujimoto; Félix Correia, Baturina e Murilo

Lesionados: Dépú e Thomás Luciano

Treinador: Vítor Campelos

Figura: Martim Neto. O jovem médio português, de 20 anos, cedido pelo Benfica, marcou o primeiro golo pelos gilistas no triunfo (3-1) frente ao Amarante para os oitavos da Taça de Portugal. Sentenciou a partida com um pontapé de bicicleta. Com a ausência do castigado Dominguez, Martim Neto espreita mais uma oportunidade no onze. Soma 18 partidas pelos galos. Dotado de boa qualidade técnica, sobretudo com o pé direito, o centrocampista conta com boa visão de jogo e não tem medo de progredir com a bola no terreno. Está a aproveitar o empréstimo para poder mais voltar mais maduro às fileiras encarnadas.

Martim Neto (HELENA VALENTE/ASF)

Antevisão de Vítor Campelos

«Ganhando amanhã [hoje], ultrapassamos o adversário e vamos subir algumas posições na tabela. É um jogo importante, o mais importante porque é o próximo. Queremos muito terminar a primeira volta com 18 pontos.»

Sistema: 3x4x3 

Onze provável: Bruno Brigido; Erivaldo Almeida, Pedro Mendes e Mansur; Jean Felipe, Vitó, Léo Cordeiro e João Reis; Kikas, André Luiz, Ronaldo Tavares

Lesionados: Aloísio Souza, Miguel Lopes, António Filipe, Regis Ndo, Hevertton Santos

Castigados: Dida

Ausências: Kialonda Gaspar e Keliano, ambos ao serviço de Angola no CAN

Treinador: Sérgio Vieira

Figura: Ronaldo Tavares. O possante avançado português, de 26 anos, marcou 2 golos em 13 jogos pela Liga. Os números podem não ser fantásticos, mas há que destacar a sua influência no jogo da equipa. Com ele em campo, o Estrela torna-se mais vertical e objetivo na procura da baliza adversária. Ronaldo Tavares é aguerrido, lutador e é um pesadelo para os defesas.

André Geraldes, do Casa Pia (à esquerda), disputa a posse de bola com Ronaldo Tavares, do Estrela da Amadora (à direita), em jogo pela Liga de futebol. Foto: Maciej Rogowski/Imago.

Antevisão de Sérgio Vieira

«Temos esse sentimento entre nós, de que certamente poderíamos ter mais duas, três ou quatro vitórias fora, porque nos preparámos para isso, jogámos para isso e as circunstâncias é que acabaram por ser adversas»