Geovany Quenda: o ‘Maradona’ de Alcochete que já é opção de Rúben Amorim
Foto: Sporting CP

Geovany Quenda: o ‘Maradona’ de Alcochete que já é opção de Rúben Amorim

NACIONAL01.11.202323:30

Quem é o 'diamante' da formação leonina, que promete ser uma das próximas apostas do treinador na equipa principal dos leões

Com apenas 16 anos e 6 meses, Geovany Tcherno Quenda, nascido na Guine-Bissau, é um dos produtos de Alcochete que mais entusiasma o universo leonino para o futuro. Internacional sub-17 por Portugal, o extremo dos leões promete ser uma opção para o ataque dos leões, tendo já sido chamado para o banco de suplentes por Rúben Amorim, no jogo diante do Estrela da Amadora, a contar para a Liga portuguesa.

Quenda iniciou o seu percurso de futebolista nos sub-10 do Damaiense, tendo rapidamente despertado o interesse do Benfica, que o levou para o Seixal. Após duas épocas nos encarnados, o jovem, na altura com 13 anos, decidiu trocar as águias pelo Sporting, numa altura em que a Covid-19 alastrou em Portugal, tendo provocado várias dificuldades nas competições desportivas de formação. Em 2021/2022, alinhou pelos sub-15 do Sporting, tendo sido foi campeão nacional, e pelos sub-17, tendo anotado 20 golos com a camisola dos leões nessa época.

Na presente temporada, Geovany Quenda integra a equipa sub-23 do Sporting, que disputa a Liga Revelação, com apenas 16 anos de idade.

Em entrevista exclusiva a A Bola, Edmundo Silva, Presidente do Damaiense, falou um pouco de como era o pequeno Quenda aos 9 anos de idade, acabado de chegar de outro país: «Um miúdo com 9 anos muito humilde e um pouco à descoberta de outra realidade pois tinha acabado de chegar da Guiné-Bissau. Com uma atenção a tudo o que o rodeava e muito inteligente pois absorvia tudo o que se lhe dizia, completamente focado em querer jogar futebol».

O golo à Maradona

Foi no Torneio Pinatar de sub-17, disputado em setembro em Espanha, mais propriamente Múrcia, que o diamante do Sporting começou a ganhar mais visibilidade. Numa arrancada com bola antes do meio-campo, na partida diante de Marrocos, Quenda fez lembrar Maradona, tendo pegado no esférico e percorrido metade do terreno, deixando cinco jogadores da equipa marroquina pregados ao relvado. No fim da jogada, com toda a classe, finalizou para o 6-0 final da partida. O clipe publicado pelo Canal 11 já conta com quase 200 mil visualizações.

Marcus Edwards, a referência

Já no radar de vários scouts, Geovany Quenda assinou contrato profissional com a equipa do Sporting, no dia 1 de agosto deste ano, quando, sem surpresas, revelou que a sua referência é o desequilibrador Marcus Edwards: «É muito forte tecnicamente e no um contra um, gosto muito de o ver jogar».

Marcus Edwards/IMAGO

Tal como o inglês, o ‘miúdo’ da formação leonina tem uma qualidade de drible fora do normal, destacado por um grande controlo de bola e agilidade. Tal e qual Edwards, é um jogador que gosta de receber a bola perto da linha lateral e partir para dentro do terreno, com agressividade e velocidade. 

Heatmap Geoavany Quenda Feito por: Wyscout

Coincidência ou não, o Presidente do jovem no Damaiense também destacou certas parecenças do jovem da formação leonina ao extremo inglês: « É difícil e injusto fazer comparações mas diria que o Quenda tem algumas semelhanças com o Edwards na construção, apesar de serem jogadores diferentes. Falta-lhe a experiência normal da caminhada que tem que percorrer».

«Um jogador com um pé esquerdo muito bom, com uma leitura de jogo muito acima da média. Hoje tem a vertente de jogar tanto por fora como por dentro dá sempre o que o jogo pede pois com a leitura de jogo que tem consegue ajudar sempre a equipa. Muito forte também na recuperação de bola», acrescentou.

Usado num sistema de 4x3x3 por João Pereira, antigo lateral-direito dos leões, agora no comando técnico dos sub-23 leoninos, o jogador é o terceiro melhor marcador do campeonato, com seis golos, e também o segundo melhor assistente, com dois passes para golo. Titular na equipa de sub-23, o jovem foi um dos destaques no dérbi lisboeta, tendo bisado contra o eterno rival, ajudando na goleada por 4-0.

'Viral' nas redes sociais

Os vídeos do mais jovem jogador português no último europeu sub-17, realizado na Hungria, têm viralizado nas redes sociais, mais propriamente no X, antigo Twitter. São imensas as compilações feitas ao jogador nascido em 2007, que recentemente voltou a estar no centro das atenções, depois de uma exibição exímia, diante da Albânia, quando assistiu para o primeiro golo da seleção lusa. O clipe, publicado por um olheiro estrangeiro, já conta com 52 mil visualizações.

Indiferente não ficou também Rúben Amorim, treinador dos leões, que depois da partida diante do Estrela da Amadora, que o Sporting venceu por 3-2, aproveitou para elogiar a atitude do jogador e também para o avisar, dizendo que Joelson Fernandes, agora nos turcos do Hatayspor, também se estreou com a mesma idade, e, depois da estreia, perdeu-se um pouco: «Não muda de comportamento quando está a treinar com a equipa A e volta aos sub-23, isso pesa. Tem muitas coisas do Geny, as vezes é chamado para fazer trabalho de pressão, que não tem nada a ver com ele, e é exemplar a atitude dele. Tudo vai depender dele, tivemos o Joelson que se estreou aos 16 anos e perdeu-se um bocadinho. É um miúdo que está a trabalhar e tem de ter os pés bem assentes na terra e continuar a fazer o seu trabalho.»

Geny Catamo, extremo de 22 anos. MIGUEL NUNES/ASF

Tal como o treinador do Sporting, Edmundo Silva também destacou a maturidade e atitude do jovem jogador, considerando que apesar de já ter sido chamado pelo treinador dos leões, continua focado em evoluir: «Apesar dos 16 anos, o Quenda já é um jogador muito maduro e sabe muito bem o que quer para a sua carreira. Ele joga nos sub23, tal como joga nos u-17. Com a mesma atitude e com a mesma vontade. Foi exatamente o que destacou o mister Rúben Amorim, ele mantém o rendimento seja qual for a circunstância e é por isso que está mais perto de ter sucesso. Mas, para já, acredito que o foco dele seja em continuar evoluir, independentemente de estar na Equipa A ou não.»

«O Quenda está muito agradecido a tudo o que o Sporting fez por ele. Acho que foi um casamento feliz. Ele ainda tem muito para evoluir, para crescer e decerto que vai continuar a fazê-lo no Sporting. Se lhe for dado espaço para crescer, errar e evoluir, não tenho a mínima dúvida que vai ser um dos maiores talentos a passar no clube», acrescentou.

Foto: Sporting CP

Ainda sem qualquer exibição pela equipa principal dos leões, Quenda já revelou o seu principal objetivo para um futuro próximo, em declarações à Sporting TV : «Quero chegar à equipa principal e ganhar um campeonato.»

Sobre o futuro, esse incerto, o jovem luso-guineense pediu apenas para os sportinguistas acreditarem nos jogadores da formação leonina: «Acreditem em nós, há muito talento na Academia. Vamos dar tudo para ajudar o Sporting.»