24 abril 2025, 20:39
Sporting: os números que dão razão a Frederico Varandas
Nunca os leões utilizaram tantos jogadores numa temporada: já vão em 38
Treinador não se sente fragilizado apesar da ausência de um voto de confiança público de Frederico Varandas. Pormenores do vínculo de ano e meio que escudam o técnico que para já só pensa na conquista do título. Uma certeza: título de campeão garante treinador até 2027
Rui Borges não se sente fragilizado com a (não) resposta de Frederico Varandas quanto à continuidade do treinador em Alvalade na próxima época. O líder máximo dos leões, no final do jogo com o Rio Ave, ‘fintou’ os jornalistas omitindo essa questão, mas foi algo, sabe A BOLA, encarado com total naturalidade pelo treinador leonino. Por várias razões que passamos agora a explicar. Primeiro ponto: após a declaração de Frederico Varandas não houve necessidade de uma conversa entre as partes para esclarecer o tema. Até porque o foco, por esta altura, não só da SAD como da equipa técnica, está centrado na desejada conquista do bicampeonato.
Depois, no que respeita à administração leonina, a continuidade (ou não) do treinador é um assunto que não se coloca nem sequer se encontra em cima da mesa. A época está perto do final e apenas em maio será feito um balanço do trabalho de Rui Borges nos últimos meses. A confiança é total, já foi manifestada publicamente pelo próprio presidente Frederico Varandas e, sabe A BOLA, não estão a ser avaliadas outras opções para o futuro. Mais: parte da planificação para a nova época está a ser pensada com... Rui Borges.
Esta convergência de ideias é comungada, de resto, pelo próprio treinador. Que fará, obviamente, também ele, um balanço em maio juntamente com a administração, mas só após as finais que se aproximam e que vão determinar o sucesso (ou insucesso...) da temporada. O treinador, 43 anos, já sabe que vai ser alvo amanhã, no lançamento do jogo com o Boavista, de várias perguntas sobre o tema, mas deverá escudar-se no vínculo que tem com os leões e que assinou no final de 2024 aquando da saída de João Pereira.
E quanto à questão contratual existe uma certeza: Rui Borges tem contrato com os leões (pelo menos...) mais uma temporada. O treinador mirandelense assinou um vínculo de ano e meio e está seguro em Alvalade para 2025/2026. Independentemente dos resultados desportivos. E uma saída, convém lembrar, teria obrigatoriamente de passar por uma rescisão contratual com custos para os leões.
Existe, porém, aquando do acordo estabelecido entre as partes, uma cláusula de renovação automática por mais uma temporada, ou seja, até 2026/2027, caso Rui Borges consiga sagrar-se campeão no próximo ano e meio. Seja nesta temporada, no que resta dela, ou até na próxima. Estes dados estão confirmados e dão total tranquilidade ao treinador que nestes dias só pensa no jogo com o... Boavista.
24 abril 2025, 20:39
Nunca os leões utilizaram tantos jogadores numa temporada: já vão em 38