Fernando Freire de Sousa: «Qualquer organização precisa de renovação»
Fernando Freire de Sousa (DR)

Fernando Freire de Sousa: «Qualquer organização precisa de renovação»

NACIONAL23.03.202414:33

Economista diz que «perpetuação no cargo é nefasta» e fala no papel do Conselho Superior

André Villas-Boas apresentou este sábado Fernando Freire de Sousa como n.º 1 para a lista candidata ao Conselho Superior, nas eleições do dia 17 de abril. 

O candidato explicou no final alguns aspetos da sua intervenção, nomeadamente a necessidade de mudança na Direção.

Disse que o FC Porto está impedido de avançar «de forma degradante». Quem é que está a impedir o FC Porto de avançar? «A questão principal é que, como disse no meu discurso, qualquer organização precisa de renovação – seja empresarial, na política, na cultura, nas instituições sociais, escolas, não há lugares eternos. O que quis referir foi que a minha gratidão para com quem serviu o FC Porto, e em particular o presidente Pinto da Costa, é imensa e eterna. Outra coisa é pensar que a perpetuação no cargo, o caso dele 42 anos, é provavelmente mais nefasta do que positiva para os interesses do FC Porto. Quando digo ‘degradada’ é no sentido de que, quando não há novas ideias e força e corre-se o risco de cair nas mesmas receitas, com resultados casa vez menos positivos para o interesse geral e da instituição em particular.»

O que fazer para se recuperar a confiança nesse órgão consultivo? «Confiança não foi quebrada, houve sucessão de mal entendidos mas acabou por haver bom senso de retirar aquela proposta de estatutos que levantava algumas questões. Se houver uma direção nova, seja ela qual for, que os sócios tenham escolhido, os novos nomes no Conselho Superior estão legitimados para novo impulso e mudar os estatutos é uma das referências importantes no FC Porto; naturalmente que a participação dos associados é  um elemento importante, não penso que passe por questão de confiança.»