4 abril 2025, 19:26
Fábio Vieira e Nuno Tavares de fora das opções do Arsenal para 2025/26
Portugueses não contam para Mikel Arteta, nem para o novo diretor desportivo, e não vão fazer parte do plantel dos 'gunners' na próxima temporada
Prioridade dos 'gunners' é vender passe do médio no mercado de verão. Dossiê nas mãos da SAD, que gostaria de manter o n.º 10, mas não a qualquer preço
O FC Porto quer manter Fábio Vieira e está a trabalhar nesse sentido. Contudo, não será um processo fácil de concluir, dado que o Arsenal, sabe A BOLA, não aceita um cenário de renovação do empréstimo, muito menos nas atuais condições que permitiram ao médio voltar a casa, dois anos após sair para o emblema londrino. O FC Porto investiu 890 mil euros fixos para fazer regressar Fábio Vieira no último verão, num empréstimo sem opção de compra que contempla 710 mil euros em variáveis. Os dragões ficaram responsáveis pelo pagamento do seu ordenado.
A questão é que mesmo não entrando nos planos do Arsenal na próxima temporada, Fábio Vieira continua a ser um ativo valioso e os gunners querem recuperar o investimento de 35 milhões de euros (mais 5 milhões em variáveis) feitos na sua contratação ao FC Porto, em 2023. Esse é um dos principais obstáculos a um novo empréstimo. O Arsenal vai abordar os primeiros meses de mercado com a clara finalidade de gerar receitas com os futebolistas excedentários. Comprar parte do passe de Fábio Vieira é também um quadro remoto, atendendo às exigências dos londrinos e à situação financeira do FC Porto.
4 abril 2025, 19:26
Portugueses não contam para Mikel Arteta, nem para o novo diretor desportivo, e não vão fazer parte do plantel dos 'gunners' na próxima temporada
As contas da SAD estabilizaram, e há fundos para um investimento maior, mas realista, no plantel para 2025/2026. Mesmo assim, o FC Porto terá de ser criterioso e cirúrgico, o que significa que não pode esticar a corda por um só jogador, sob pena de perder outros alvos sinalizados.
15 abril 2025, 07:30
Contratação de Rúben Neves é um sonho de verão dos dragões. Médio tem contrato com o Al Hilal até 2026, mas chamamento azul e branco pode tocar-lhe forte no coração. Operação complexa, mas não impossível
Mesmo que no limite do mercado o FC Porto consiga, de alguma maneira, convencer o Arsenal a aceitar uma partilha dos direitos económicos, Fábio Vieira terá, necessariamente, de baixar o nível salarial, atualmente dos mais elevados do grupo. Nas duas temporadas em que esteve no Arsenal, Fábio Vieira enfrentou forte concorrência, em especial do norueguês Martin Odegaard, e também teve problemas físicos que o impediram ter a sequência de desafios desejada.
Em 2023, foi mesmo operado à zona inguinal, perdendo 15 partidas dos gunners. Em 49 jogos ao serviço dos londrinos, fez três golos e nove assistências. O regresso ao FC Porto permitiu a Fábio Vieira recuperar a regularidade que lhe faltou no Arsenal. O impacto do número 10 portista não foi imediato, até porque começou a jogar mais descaído na direita do ataque. Com a entrada de Anselmi, Eustáquio passou a jogar entre os centrais e Fábio Vieira ao lado de Alan Varela no meio-campo, onde se sente, claramente, mais à vontade.
Nos últimos oito jogos oficiais em que foi utilizado, marcou três golos e fez duas assistências. Antes deste período, em 24 partidas marcou dois golos e fez duas assistências.
Terá 3 ou 4 pretendentes no EFL Championship e certamente terão muito mais retorno financeiro numa venda. Dado que no Arsenal nem categoria tem para limpar as chuteiras quer do Odegaard quer do Declan Rice.