Estoril: há um Mateus dominador e os números provam-no
Mateus Fernandes, do Estoril Praia, em ação em jogo pela Taça da Lga em futebol. Foto: Pedro Loureiro/Avant Sports.

Estoril: há um Mateus dominador e os números provam-no

NACIONAL04.04.202415:43

Médio justifica na Amoreira as expectativas que o Sporting deposita nas suas capacidades; lidera registo da Liga nos duelos ganho e está entre os melhores nos desarmes

Mateus Fernandes tem sido, indiscutivelmente, um dos nomes em destaque no Estoril, onde se assumiu como titular indiscutível a partir do momento em que chegou à Amoreira, a título de empréstimo, por parte do Sporting, que muito acredita nas suas potencialidades. Como tal, os leões garantiram, por isso, um ano fora do clube para ganhar rodagem e regressar reforçado, de forma a discutir, com outros argumentos, um lugar no plantel. A mês e meio do final da época, esse objetivo parece plenamente alcançado.

O médio impôs-se no onze dos canarinhos e coloca-se também entre os bons valores de todo o campeonato, liderando mesmo um capítulo estatístico em concreto, o que diz respeito aos duelos ganhos a cada 90 minutos de jogo, perfazendo 9,9 por partida. Um registo impressionante, que corresponde a um duelo ganho por cada dez minutos disputados e que não é acompanhado por qualquer outro atleta na presente edição da Liga e apenas aproximado por João Costinha, do Rio Ave (9,6), e João Neves, do Benfica (9,4).

Se Mateus lidera no domínio dos duelos ganhos, encontra-se também entre os líderes individuais do presente campeonato no registo dos desarmes, com um percentil de 97%, ou seja, apenas igual ou abaixo de 3% dos restantes futebolistas do nosso campeonato, com uma média de 3.38 desarmes por partida. Outro termo comparativo que ilustra bem o quanto evoluiu nos domínios físico e defensivo em campo, tendo em atenção que a sua qualidade com bola e capacidade criativa eram já conhecidas na sua passagem pelo Sporting.

Importava, por isso, aferir se Mateus daria também o necessário passo no aspeto da combatividade, de forma a mostrar ser um médio completo e com capacidades para as exigências a que o Sporting obriga. Os números parecem dissipar dúvidas e o seu rendimento, de resto, já convenceu os leões que, como é sabido, ainda contactaram o Estoril no sentido de conhecer as possibilidades de antecipar o final do empréstimo, de forma a que Rúben Amorim pudesse contar com o internacional sub-21 por Portugal.

O Estoril não se mostrou pelos ajustes…e ainda fez lucro, visto que a opção para fortalecer o meio-campo leonino também residia na Amoreira (Koba Koindredi), e asseguraram que a influência de Mateus permanecerá ao serviço do grupo pelo menos até ao final da temporada…como figura de proa, ao lado de Vinícius Zanocelo e, quando se recuperar na plenitude, Jordan Holsgrove, e eventualmente ajudando o emblema da Linha de Cascais a alcançar a manutenção no principal escalão.

Para já, Mateus Fernandes não dá mostras de abrandar, tendo sido titular nos últimos 15 jogos que disputou no presente ano civil, começando no embate pelos oitavos de final da Taça de Portugal, frente ao FC Porto, até (para já) o último triunfo alcançado pela Liga, sobre o…FC Porto. Uma série que acumula, por isso, dois embates frente aos dragões, sempre a uma bitola elevadíssima numa época que já vai longa: 37 jogos realizados (30 pelo Estoril, 7 pela Seleção Nacional sub-21), com um total de três golos e duas assistências. E não se ficará por aí…

Também lhe pode interessar: ««Apesar de ser um feito histórico, vitória ao FC Porto vale 3 pontos»