Eddie Howe e a pneumonia: «Poderia ter tido um desfecho bem diferente»

INTERNACIONAL25.04.202511:48

Treinador do Newcastle volta ao banco depois de três jogos de ausência

O treinador do Newcastle United, Eddie Howe, está de regresso ao banco depois de ter falhado três jogos devido a uma pneumonia, e na antevisão do jogo com o Ipswich falou da difícil recuperação.. 

«Estou bem. Não estou a 100% fisicamente, mas gosto de pensar que estou muito perto disso, que é o mais importante. Estou bem o suficiente para estar aqui hoje», disse Eddie Howe em conferência de imprensa, recordando os maus momentos que passou durante a hospitalização: «Foram difíceis [as últimas semanas]. Tento tirar um ponto positivo de cada experiência. Acho que isso é muito importante, mas este tem sido um verdadeiro desafio porque não se dá o devido valor à saúde. Eu não dava, certamente. Sou uma daquelas pessoas, provavelmente como a maior parte dos homens, que acha que enfrenta tudo, que ao fim de dois ou três dias passa, e que não procura os médicos. Estou muito agradecido ao médico [do clube], Paul Catterson, que agiu rapidamente, porque sem essa intervenção rápida poderia ter tido um desfecho bem diferente. Já passei por uma série de emoções. Felizmente, sinto que estou no caminho da recuperação, que é o mais importante. Estou muito feliz por estar aqui.» 

Eddie Howe não se sente a 100% fisicamente, mas garantiu que está a 100% mentalmente e por isso fez questão de agradecer publicamente à equipa do hospital onde esteve internado desde o dia 11. «Os cuidados que recebi foram absolutamente de primeira classe. Não tenho palavras para agradecer, foram absolutamente brilhantes. O cuidado e o amor que senti...  Agradeço por todos os votos de melhoras e mensagens de texto que recebi. Tentarei responder a todos, mas demora um pouco! Estou muito grato.» 

Howe falhou três jogos — contra Manchester United, Crystal Palace e Aston Villa. Liderado pelo treinador adjunto Jason Tindall, o Newcastle venceu os dois primeiros jogos, em casa, e perdeu na casa do Villa na última jornada. Neste regresso o treinador inglês agradeceu o desempenho da equipa técnica e dos jogadores: «Nos dois primeiros jogos estive a ver e a participar. Não me estava a sentir bem o suficiente para desfrutar das exibições, mas um grande obrigado aos jogadores, porque deram tudo nesses dois jogos para conseguirmos duas vitórias importantes. A equipa portou-se e agiu de forma absolutamente brilhante, o que é uma verdadeira homenagem a eles. Acho que ele [o treinador adjunto Jason Tindall] foi absolutamente brilhante e tenho muita sorte em tê-lo. Tomei uma decisão consciente, quando não me sentia bem o suficiente para me concentrar no futebol, de dar ao Jason e a todos os treinadores toda a responsabilidade, porque para mim, ou estás dentro ou fora, e eu não pude contribuir. Disse ao Jason logo no início: 'A decisão é tua', e ele esteve muito bem. Achei que ele foi brilhante com o Graeme, o Simon, o Steven, todos os treinadores e jogadores - absolutamente magnífico.» 

Eddie Howe diz que conseguiu ver todos os jogos do Newcastle, mesmo não estando nada bem mentalmente nos dois primeiros, e sublinhou que o regresso foi normal. O treinador espera agora, neste regresso o banco do St.James‘s Park no jogo frente ao Ipswich, sábado às 15 horas, estar mais próximo do que é, pois admite que na vitória do Newcastle por 3-0 sobre o Leicester, a 7 de abril não esteve nada bem: «Também preciso de pedir desculpa a todos os que me viram no jogo com o Leicester, porque não estava em mim. Estava muito retraído, por isso quero acreditar que estou numa situação muito melhor agora.» 

Howe deseja «poder acrescentar algo ao grupo à medida que se aproximam dos últimos cinco jogos». O Newcastle tem cinco jogos por disputar para garantir a vaga na Liga dos Campeões, já que os cinco primeiros classificados da Premier League garantem a qualificação para a principal competição da Europa na próxima temporada. 

«Será muito disputado e possivelmente irá até ao final da época em termos de competição pelas cinco primeiras posições. Penso que nos colocámos numa posição muito forte com o que temos feito durante um período consistente na Premier League. O nosso registo tem sido muito bom durante muito tempo, mas agora entrámos numa liga de cinco jogos, na qual teremos de ser novamente consistentes e tentar obter resultados em alguns jogos realmente difíceis. Estamos ansiosos pelos cinco jogos que temos pela frente, a começar contra o Ipswich, o que não será fácil», ressalvou o técnico inglês. 

#DAZNPremier

Vídeos

shimmer
shimmer
shimmer
shimmer