Darwin rende mais 5 milhões de euros ao Benfica

Darwin rende mais 5 milhões de euros ao Benfica

NACIONAL27.12.202310:15

Negócio com o Liverpool já vai em 85 milhões de euros

Um ano e meio depois da venda ao Liverpool, Darwin Núñez continua a gerar lucro ao Benfica. A receita proveniente da transferência acaba de atingir os 85 milhões de euros.

Esta terça-feira, na vitória do Liverpool sobre o Burnley, para a qual contribuiu com um golo – o outro foi do português Diogo Jota -, o internacional uruguaio completou o 35.º jogo como titular da equipa orientada pelo alemão Jurgen Klopp. Ao atingir esta marca, Darwin dá mais 5 milhões de euros ao Benfica.

Anunciada em junho de 2022, a venda do avançado ao Liverpool ficou fechada por um valor-base de 75 milhões de euros, mas com a possibilidade de chegar aos 100 milhões, de acordo com determinados pressupostos individuais e coletivos.

Tal como A BOLA já explicou, uma das premissas é o número de jogos a titular, mas nessa contabilidade entram apenas os jogos da Liga inglesa e da Liga dos Campeões. Ao completar 10 jogos a titular, Darwin ‘enviou’ logo mais 5 milhões de euros para os cofres da Luz. Começou aí a contar um segundo ciclo, de 25 jogos a titular nestas duas competições, agora atingido. De referir que o Liverpool não disputa a Liga dos Campeões esta época, e a Liga Europa não conta para esta soma de jogos, mas o uruguaio atingiu agora mais um objetivo estipulado no acordo entre Benfica e Liverpool, pelo que a SAD liderada por Rui Costa garante mais um encaixe de 5 milhões de euros.

A partir de agora está a contar mais um ciclo de 25 jogos a jogar de início. Quando Darwin atingir essa marca - um total de 60 jogos a titular pelo Liverpool, portanto, entre Liga inglesa e Liga dos Campeões -, o Benfica recebe mais 5 milhões de euros.

De recordar que Darwin foi a segunda venda mais cara da história do Benfica, superada apenas pela transferência de João Félix ao Atlético de Madrid, por 126 milhões de euros.