Conheça Ali Al Bulayhi: o homem que conseguiu enlouquecer Cristiano Ronaldo e Messi
Ali Al Bulayhi, central da Arábia Saudita (IMAGO / NurPhoto)

Conheça Ali Al Bulayhi: o homem que conseguiu enlouquecer Cristiano Ronaldo e Messi

INTERNACIONAL09.04.202406:15

Experiente defesa do Al Hilal conseguiu a incrível 'proeza' de tirar do sério os dois melhores jogadores do mundo

Ali Hadi Al Bulayhi, este é o nome do jogador que conseguiu deixar os dois melhores jogadores do mundo e da história do futebol completamente fora de si. Nascido em Najran, na Arábia Saudita a 21 de novembro de 1989, Al Bulayhi fez desde sempre a sua carreira na Arábia Saudita.

Bulayhi andou por divisões inferiores da Liga Saudita quando, em julho de 2014, com 25 anos, assinou contrato profissional com o Al Nahda, clube que atua na segunda divisão Saudita e tem na sua história o facto de ser a primeira equipa da segunda divisão a jogar a final da Taça da federação saudita, em 2007/8

Durante a sua passagem no Al Nahda, Bulayhi nunca escondeu quem eram os seus ídolos e ainda guarda nas suas redes sociais as fotos que partilhava de Serigo Ramos, nos tempos do Real Madrid.

O ano de 2015 acabou por ser o ponto de viragem na carreira de Bulayhi. O central saudita assinou contrato com o Al Fateh e, aos 26 anos, deu finalmente o salto para os grandes palcos do principal escalão saudita. A partir daí, foi sempre a subir para o central saudita.

Bastaram-lhe duas épocas ao serviço do Al Fateh, que se traduzem num total de 55 partidas, com um golo marcado durante esse percurso, para Al Bulayhi vestir, nada mais nada menos, que a camisola do clube mais condecorado em todo o continente asiático: o Al Hilal.

O jogador não escondeu a emoção quando, em junho de 2017, assinou pelo Al Hilal: «Louvado seja Deus! Obrigado a todos os que estiveram comigo e rezaram por mim, Que Deus escreva o melhor para mim na minha carreira na Casa Azul [Al Hilal]».

A carreira profissional de Al Bulayhi pode ter demorado a arrancar, mas a partir do momento em que assinou com o Al Hilal, esta nunca mais parou. Os números falam por si: quatro Ligas Sauditas, duas Supertaças, uma Taça do Rei e duas Ligas dos Campeões Asiáticos, tudo isto em 7 anos ao serviço do Al Hilal.

Foi enquanto jogador do conjunto azul que Bulayhi foi pela primeira vez chamado para representar a seleção do seu país, em maio de 2018. Com a camisola da Arábia Saudita já disputou dois Mundiais (2018 e 2022) e duas Taças Asiáticas (2019 e 2023).

No Mundial 2022 o defesa central chegou mesmo a dar que falar após a surpreendente vitória do conjunto saudita contra a Argentina, esta que seria a única derrota dos argentinos até à conquista da prova.

Bulayhi revelou aqui há tempos o truque infalível que usou para enlouquecer Lionel Messi nessa partida: «Quando jogo contra Messi, digo-lhe que o Cristiano Ronaldo é melhor do que ele».

Segundo o próprio, a estratégia funciona tanto para Messi como para Cristiano Ronaldo e isso verificou-se esta segunda-feira, na partida entre Al Hilal e Al Nassr nas meias-finais da Supertaça Saudita. Bulayhi voltou a fazer das suas e conseguiu enlouquecer CR7, levando mesmo a que o internacional português fosse expulso.

A carreira profissional pode ter começado tarde, mas a trajetória de Ali Al Bulayhi não deixa de ser curiosa. Aos 34 anos, o central saudita já conquistou tudo a nível interno, é presença assídua na seleção do seu país e promete continuar a enlouquecer os maiores craques do futebol.