Benfica em concentração máxima
Temas de mercado e tudo o resto fica à porta do balneário
Depois de ter superado o desafio de Guimarães para o campeonato (3-0), jogo fundamental para manter a equipa ligada na conquista do título após empate com o Arouca (2-2), e de ter carimbado presença na final da Taça da Portugal (frente ao Tirsense, vitórias por 5-0 e 4-0), o Benfica fecha-se nele mesmo e vai encarar e preparar os últimos cinco jogos de 2024/25 com foco acrescido e concentração máxima. Um plano que não se aplica somente ao balneário mas se estende igualmente a toda a estrutura, diretiva e que trabalha de perto com o plantel.
O QUE FALTA
Até final da temporada, os encarnados jogam na Liga com Aves SAD (c), Estoril (f), Sporting (c) e SC Braga (f); e para o dia 25 de maio está marcada a final da Taça de Portugal no Estádio Nacional, frente ao Sporting. Claro que os jogos com o Sporting, sobretudo o primeiro dérbi, já no dia 10 de maio, assumem um caráter especial e decisivo, mas o treinador do Benfica não se cansa de alertar para todos os perigos e vai insistir para que a equipa não arrisque nada nesta reta final.
«Temos de continuar a trabalhar. Só vencemos a Taça da Liga. Estamos a disputar o campeonato e vamos à final da Taça. Precisamos desse foco de ganhar títulos. Não é o treinador que vai em busca de um objetivo, são clube e equipa. Estamos nesse caminho. São quatro finais no campeonato e uma final da Taça. Não sabemos qual será o jogo mais difícil ou o resultado mais apertado», disse Bruno Lage, no final do jogo com o Tirsense de anteontem.
Para que não haja distrações, Bruno Lage e a SAD do clube atiram todas as questões relacionadas com o mercado, contratações, saídas ou resolução de empréstimos, para o final da época. Naturalmente que há vários processos a correr, algumas decisões tomadas para a nova temporada, mas nada disso vai entrar no balneário nas próximas semanas.
Os jogadores também estão sintonizados nesta mensagem, que de forma frequente e especial tem sido amplificada em vários momentos pelos jogadores com mais peso, especialmente pelo central e capitão de equipa Nicolás Otamendi. Ele próprio ainda não sabe o futuro. Está em final de contrato com o Benfica e ainda não conversou sobre o tema com a SAD.
O argentino de 37 anos dá tudo para finalizar esta época de forma gloriosa, sendo acompanhado nesta vontade pelo compatriota Ángel Di María e por todos os jogadores, que têm respondido de forma forte à exigência do treinador para que coloquem o sucesso da equipa à frente de tudo o resto. Essa ideia vai ser intensificada.
O grande objetivo do Benfica é a conquista do campeonato, mas em cima da mesa está também a Taça de Portugal. «Falta um mês para terminar o campeonato. Desde o primeiro dia que cheguei, digo que vim com um objetivo muito claro na minha cabeça e até agora só ganhei a Taça da Liga», disse Bruno Lage antes do jogo em casa do Vitória de Guimarães de 19 de abril.
O Benfica não consegue a dobradinha — ganhar campeonato e Taça de Portugal — desde 2016/17, nessa altura com Rui Vitória na liderança da equipa. O atual conjunto de jogadores e treinadores não querem deixar fugir a oportunidade de vencer algo que escapa há oito anos.
É, então, neste sentido que o Benfica, além do plantel, vai concentrar esforços para que a equipa possa ter em campo a atitude certa. Estrutura diretiva e técnica estão concentradas nas cinco finais de que fala Bruno Lage e naturalmente que aos jogadores também será exigido comprometimento absoluto para o que falta jogar.
Também lhe pode interessar:
A máxima concentração já vem um pouco tarde mas acredito que a tempo, o Benfica já teve duas vezes na frente do campeonato, logo nesse momento a concentração devia ser máxima .