Lamine Yamal festeja diante do Betis
Lamine Yamal festeja diante do Betis
Foto: IMAGO

Barcelona: o email que mudou o destino de Lamine Yamal aos 7 anos

INTERNACIONAL14.02.202510:52

Jogador ia fazer exames no Espanhol, mas Barça adiantou-se e pediu teste

E se Lamine Yamal tivesse ido para o Espanhol em vez do Barcelona

Em janeiro de 2015, Yamal esteve a um passo de se juntar ao Espanhol, mas um mail acabou por mudar o rumo da sua carreira. 

O Jijantes FC publicou um email enviado por Óscar Hernández, coordenador dos infantis do Barcelona, a Marc Serra, antigo coordenador do futebol de 7, para pedir que um rapaz, que se destacava no modesto La Torreta de La Roca del Vallès, fosse fazer uma prova no Barcelona antes de o seu clube estabelecer um protocolo com o Espanhol: era Lamine Yamal. 

Convidado no programa Jijantes FC pelo jornalista Gerard Romero, um ex-treinador do Barcelona revelou como foi 'recrutado' o jovem prodígio com apenas 7 anos de idade.

«Apercebemo-nos de que tínhamos de nos despachar, porque o La Torreta estava prestes a chegar a um acordo com o Espanhol. Tivemos de acelerar as coisas», explica Óscar Hernández no canal Twitch do Jijantes, que recordou o primeiro treino: «Chegou para o teste no campo 7 da Ciudad Deportiva e eu fui ver. Após cinco minutos, já se via que era um jogador que tinha de assinar pelo Barça. Vemos muitos miúdos que são muito bons e depois deixam o futebol. Digo sempre uma frase: ‘Aqui ninguém descobre ninguém. Descobrem-se a si próprios. Nós apenas lhes abrimos as portas.» 

Vencedor do prémio Golden Boy e campeão europeu aos 17 anos, o jovem extremo já é a nova estrela do clube catalão.

Eis o email:  

Boa tarde Marc. De acordo com o que falámos no fim de semana passado, queremos que o rapaz nascido em 2007 venha fazer a prova, como confirmou o seu coordenador a mim e a Isidro Gil. 

 Lamine Yamal Nasraqui Ebana (Prebenjamín A). 

 A criança está atualmente no país de origem dos seus pais, uma vez que nasceu na Catalunha. Dentro de duas semanas estará aqui. Combinámos com o coordenador e com o presidente do La Torreta que ele viesse fazer uma prova assim que chegasse, e depois de receber a convocatória por carta do FC Barcelona, como estabelecemos nestes casos, que será respondida por eles. Temos de o fazer durante esta semana, uma vez que este clube vai assinar um contrato de colaboração com o Espanhol 

 Nesta carta, temos de especificar duas coisas:
- Fazer referência ao facto de a criança ter nascido em 2007. 

 - Pedir-lhe que venha fazer uma prova quando regressar do país dos pais.»