Arouca-Casa Pia: serão os gansos a dar a primeira 'trinca' na (saborosa) posta arouquesa?
Rafa Mújica e Cristo González têm sido os protagonistas do golo no conjunto arouquense. Foto: Facebook Arouca

Antevisão Arouca-Casa Pia: serão os gansos a dar a primeira 'trinca' na (saborosa) posta arouquesa?

NACIONAL17.09.202308:00

Emblema da Serra da Freita ainda não perdeu neste arranque de Liga; Casapianos só venceram uma vez e... fora de casa

O Estádio Municipal de Arouca será palco, este domingo, de um dos jogos que, em teoria, pode vir a ser um dos mais interessantes da jornada. Não só pela qualidade das duas equipas, naturalmente, mas também pelos dados estatísticos que têm marcado o arranque de temporada de Arouca e Casa Pia.

Olhemos, desde logo, para o Arouca. Porque o mérito assim o dita. Afinal, o emblema da Serra da Freita é um dos poucos que ainda não sofreu qualquer derrota nesta edição da Liga. Do mesmo feito apenas podem gabar-se, para já, FC Porto, Boavista e Sporting, três equipas que seguem nos lugares da frente da tabela classificativa. 

Arouca

O único desaire dos comandados de Daniel Ramos em 2023/2024 foi para as competições europeias e custou... uma eliminação: 1-3, diante do Brann (Noruega), na segunda mão da terceira pré-eliminatória da Liga Conferência (isto depois de um triunfo por 2-1 na primeira mão).

Pelo meio, acrescente-se, os arouquenses já tinham garantido a presença na fase de grupos da Taça da Liga, após a a vitória (2-0) sobre o Rio Ave, bem como um arranque um arranque feliz (e frenético...) no Campeonato: 4-3 ao Estoril, na ronda inaugural.

A verdade é que, depois da já referida eliminação europeia, o Arouca entrou numa espiral de... empates. Três consecutivos. Vizela (2-2), Portimonense (1-1) e FC Porto (1-1). Olhando a este último jogo, no Estádio do Dragão, dir-se-ia, no plano meramente teórico e avaliando pelo poderio dos azuis e brancos, que tinha sido um ponto saboroso. Mas não foi. De todo. Porque, afinal, aquela que seria uma histórica vitória, fugiu aos... 90+18 minutos! Foi nessa altura, que Evanílson marcou o golo dos portistas, anulando a vantagem que tinha sido conseguida através de um (grande) golo de Cristo González (83').

Contas feitas, os arouquenses somam 6 pontos na Liga e estão num confortável 8.º lugar da tabela classificativa. Mas, em caso de sucesso na receção aos casapianos e dependendo do que façam as equipas que estão imediatamente acima, os lugares europeus podem passar a ser uma realidade...

Sistema: 4x4x2

Onze provável: Arruabarrena; Tiago Esgaio, Javi Montero, Galovic e Mateus Quaresma; Jason Remeseiro, Eboué Kouassi, David Simão e Morlaye Sylla; Rafa Mújica e Cristo González

Lesionados: Vtinho e Benji Michel

Figura: Rafa Mújica. O ponta de lança espanhol, de 24 anos, continua a encantar os adeptos arouquenses. Depois dos 14 golos apontados na época, Rafa continua a dar... música na Serra da Freita. Esta temporada já faturou quatro ocasiões e promete continuar a ser um verdadeiro perigo à solta para as defensivas contrárias. Menção honrosa para Cristo González, o outro avançado espanhol do plantel e que também já leva quatro tentos apontados.

Casa Pia

A temporada começou a todo o gás para o conjunto orientado por Filipe Martins. Aos triunfos sobre Lank Vilaverdense e Torreense (ambos por 2-0), que valeram a qualificação para a fase de grupos da Taça da Liga, somou-se nova vitória, já para a Liga, diante do Farense, e por números ainda mais esclarecedores: 3-0.

A receção ao Sporting (1-2), na 2ª jornada do campeonato, ofereceu aos casapianos a primeira (e única) derrota oficial na época em curso, sendo que, depois, disso, seguiu-se uma nova realidade: os empates. Dois consecutivos, frente a Boavista e Rio Ave (ambos 1-1).

Significa, pois, que a única vitória do Casa Pia nesta edição da Liga foi conseguida fora de casa. Os ares algarvios fizeram bem aos lisboetas e na bagagem da viagem a Faro regressaram três saborosos pontos.

A deslocação à Serra da Freita oferece outra dor de cabeça a Filipe Martins. Tudo porque será o primeiro jogo dos casapianos sem Saviour Godwin. O extremo nigeriano, de 25 anos, foi figura de cartaz na formação lisboeta desde 2020/2021 (contabilizou, no total das épocas em que vestiu de preto e branco, 102 jogos, 24 golos e 13 assistências), mas a realidade do africano é, agora, na Arábia Saudita, mais concretamente ao serviço do Al Okhdood. A transferência, recorde-se, rendeu aos cofres do Casa Pia uma verba a rondar os 2,5 milhões de euros, naquela que foi a venda mais elevada de sempre da história dos gansos.

Com o Arouca sem qualquer derrota no campeonato e com o Casa Pia a ter ganho apenas fora de casa, a questão que se coloca é: serão os gansos os primeiros a dar uma 'trinca' na (saborosa) posta arouquesa?...

Sistema: 3x4x3

Onze provável: Ricardo Batista; Fernando Varela, Vasco Fernandes e Zolotic; Larrazabal, Ângelo Neto, Pablo Roberto e Leonardo Lelo; Yuki Soma, Clayton e Jajá

Lesionados: Rafael Brito e Kiki Silva

Figura: Pablo Roberto. É um facto que o Casa Pia tem vários jogadores no seu plantel que, ora pela experiência, ora pela irreverência, têm sido grandes destaques do coletivo num passado recente - casos de Ricardo Batista, Vasco Fernandes, Leonardo Lelo, mas também não é menos que o jovem brasileiro, de apenas 23 anos, tem sido uma bela surpresa neste início de época (quatro jogos, dois golos e uma assistência). A estes números, Pablo Roberto junta ainda uma imponente presença física no meio-campo, com tudo o que isso significa nos duelos individuais, mas também uma qualidade de passe acima da média, caraterística que lhe permite ser, muitas vezes, o elemento responsável pelo início do processo ofensivo.