Plantel dos 'reds' e Anfield a rebentar pelas costuras cantaram a "You'll never walk alone" em uníssono
0 seconds of 2 minutes, 58 secondsVolume 90%
Press shift question mark to access a list of keyboard shortcuts
A Seguir
WhatsApp Video 2025-05-04 At 00.21.10
03:27
00:00
02:58
02:58
 

Arne Slot iguala façanha de Mourinho e sublinha legado de Klopp

INTERNACIONAL27.04.202520:03

Treinador neerlandês admitiu que objetivo inicial da temporada era conquistar um lugar na UEFA Champions League

No verão de 2024, Arne Slot foi o escolhido pela direção do Liverpool para substituir Jurgen Klopp, que abandonou os reds após nove emocionantes e bem-sucedidas temporadas. A responsabilidade era grande, mas o treinador neerlandês não se intimidou e fez história.

Após a conquista do segundo campeonato da carreira - venceu a Eridivisie pelo Feyenoord em 2022/23 -, Slot fez questão de realçar legado deixado por Klopp: «O trabalho que deixaram, a cultura e a ética de trabalho foi extraordinária. Começámos a época muito bem e talvez tenha ajudado que o City teve uma má fase que eles não tiveram nos últimos cinco anos. Sabemos o quão difícil é a Premier League, mas tivemos sempre o sentimento que podíamos ganhar.»

Minutos depois do final da receção ao Tottenham, o treinador neerlandês convidou os adeptos do Liverpool a cantarem o nome de Jurgen Klopp. Em maio de 2024, no jogo de despedida do comando técnico dos reds o técnico alemão pediu que se cantasse em Anfield o nome do sucessor.

«Quando a época começou ficaríamos satisfeitos com o top 4. Mas não acho que seja justo para os jogadores porque eles são muito melhores que isso» frisou Slot, visivelmente orgulho de se ter tornado no primeiro treinador neerlandês a vencer a Premier League.

Questionado sobre a vitória frente ao Tottenham (5-1) que garantiu o vigésimo título da história do Liverpool, Arne Slot admitiu que comandados tiveram dificuldade em impor-se: «Sofrer primeiro não foi ideal, mas confio nos meus jogadores. Encontram sempre uma forma de vencer. Toda a gente dizia que já tínhamos ganho, mas sentimos a pressão de conquistar o ponto.»

Slot ao nível de Mourinho

Ao vencer o Tottenham por 5-1, Arne Slot tornou-se ainda no quinto treinador na história da Premier League a conquistar o troféu na época de estreia. José Mourinho foi o primeiro, em 2004/05, quando liderou uma campanha praticamente irrepreensível do Chelsea, um ano depois de ter sido campeão europeu de clubes pelo FC Porto.

Nos vinte anos seguintes, mais dois treinadores do Chelsea repetiram a façanha ao serviço dos blues: Carlo Ancelotti, em 2009/10, e Antonio Conte, em 2016/17. Pelo meio, Manuel Pellegrini fê-lo no comando do Manchester City, em 2013/14.

Aos 46 anos, Arne Slot tornou-se ainda no terceiro treinador mais novo de sempre a conquistar o troféu, sendo apenas superado pela lenda do Liverpool Kenny Dalglish, campeão pelo Blackburn em 1994/95 com 44 anos e... José Mourinho, líder desta lista. O treinador luso levou o Chelsea à glória com apenas 42 anos.