Acredite se quiser: árbitro não validou golo (vídeo)

Chile Acredite se quiser: árbitro não validou golo (vídeo)

INTERNACIONAL07.07.202316:56

Uma bola atrasada por Alan Saldívia, defesa do Colo Colo, para o guarda-redes da formação, Fernando De Paul, logo aos dez segundos do jogo da Fase Regional da Taça do Chile, diante do Unión La Calera, em encontro disputado na quarta-feira (madrugada de quinta-feira em Portugal continental), e que, como o ‘frame’ do momento documento, a poucos deixará dúvidas de ter ultrapassado por completo a linha de golo menos ao árbitro, Víctor Abarzua, que não validou o tento, degenerou numa enorme polémica no país sobre a necessidade de introdução do VAR logo nas primeiras fases da competição.

O Colo Colo goleou, depois, o opositor, por 6-1 – quando o grave lapso foi detetado, aos 3’, já vencia por 1-0, aliás -  e seguir na prova, mas é do erro da equipa de arbitragem que todos falam, até por o duelo ter sido jogado no Estádio Monumental, em Santiago do Chile, um dos poucos do país que, como reforça o diário La Tercera, está preparado para vídeo-árbitro em todas as partidas. Mas no Chile, o VAR não é utilizado nas fases iniciais da Taça.

«Acontece, em todo o lado, mesmo sem intenção. Só depois vi as imagens do lance e me apercebi que a bola ultrapassou mesmo, na totalidade, o risco de golo, pois na altura não acreditava. Fui falar com o árbitro assistente [‘fiscal de linha’] mais próximo, poucos minutos depois, ainda durante o jogo, disse-me que foi tudo muito rápido e que estava onde devia estar para avaliar da legalidade do lance… mas assumiu o erro», afirmou ao TNT Sport Estádio Chile o guardião do Colo Colo, De Paul, após o jogo, assumindo que a bola… entrou mesmo.

Uma polémica que, de resto, levou já o presidente da Comissão de Arbitragem da federação chilena, Roberto Tobar, a ter de vir a terreiro defender a classe… e que o erro fará sempre parte do ofício, por muito que não queiram ou desejem… e o temam.

«Houve uma falta de concentração do árbitro e seus assistentes. Mas é preciso ter em conta que o lance foi logo aos dez segundos de jogo, árbitro algum está com 100 por cento de concentração logo nessa altura, ainda é uma fase precoce da partida para se tomarem logo as melhores decisões, ou acertadas», foi o ‘mea culpa’ deixado, em defesa de Víctor Abarzua, por Roberto Tobar, sobre um caso em que «erro grotesco» e «escândalo» são os epítetos mais eufemísticos utilizados pela imprensa chilena para apelidar, e que não deixa de surpreender todo e qualquer um amante do desporto-rei.

Veja, no ‘tweets’ em anexo, o vídeo do lance polémico:

Tags: