)
A (curta) história do FC Porto nos Estados Unidos
NOVA JÉRSIA - Está aí à porta o arranque oficial do FC Porto na nova edição do Mundial de Clubes, estando os dragões em solo norte-americano desde terça-feira para preparar a prova, em Nova Jérsia.
Será o primeiro torneio de cariz oficial em que o emblema azul e branco participa nos Estados Unidos e até ao nível de encontros de caráter particular, o histórico dos dragões é (bem) reduzido.
Já lá vão quase 21 anos desde a última (e única de acordo com os dados recolhidos pelo nosso jornal) partida dos portistas em terras do Tio Sam. Em agosto de 2004, após uma temporada histórica que culminou na conquista da UEFA Champions League, o FC Porto orientado por Luigi Del Neri, sucessor de José Mourinho que esteve apenas dois meses no cargo, mediu forças com o Galatasaray no Estádio dos Giants, num amigável que integrou um estágio na América do Norte.
Os dragões acabaram por sair derrotados do desafio frente aos turcos (1-2), depois de Hakan Sukur e Arif Erdem terem faturado para o Galatasaray e Maniche ter reduzido para os portistas nos instantes finais.
Além do embate com o gigante de Istambul, na viagem ao outro lado do Atlântico, os azuis e brancos enfrentaram também o Liverpool, dois dias antes (30 de julho), mas no país vizinho: o Canadá. Diante dos reds, que viriam a conquistar a liga milionária no final dessa temporada (2004/05), o FC Porto saiu a sorrir (1-0), graças a um golo solitário de Carlos Alberto, na reta final do encontro, disputado no Skydome, em Toronto.
De resto, o FC Porto nunca disputou qualquer jogo nos Estados Unidos, pelos menos na era moderna. Há, porém, um dado relevante a apontar no que toca ao histórico dos portistas em solo norte-americano. Em 2015, na pré-temporada antes do início da época 2015/16, com Julen Lopetegui ao leme dos dragões, o FC Porto integrava a lista de clubes convidados para a Internacional Champions Cup, mas acabou por declinar a participação no torneio.
Na altura, o emblema portista explicou que na base da decisão esteve «um desacordo com a organização» e uma deslocação à Cidade do México, uma viagem que o clube não queria realizar por «considerar prejudicial à preparação da equipa». O FC Porto já tinha duelos marcados com PSG, Fiorentina, New York Red Bulls e Club América.
O Benfica acabou por participar no torneio no lugar dos dragões. As águias não venceram nenhum dos quatro jogos na América, tendo registado dois desaires (PSG e NY Red Bulls) e dois empates (Fiorentina e Club América, o primeiro perdido e o segundo ganho no desempate por grandes penalidades).
Parceria: todos os jogos em direto do FIFA Mundial de Clubes são na app DAZN. Regista-te Grátis em dazn.com/fifa