Miami Freedom Park deve inaugurar em 2026 (Foto: Inter Miami CF)
Miami Freedom Park deve inaugurar em 2026 (Foto: Inter Miami CF)

A ascensão meteórica do clube 'cool' de Miami: conheça o próximo adversário do FC Porto

NACIONAL18.06.202523:40

Emblema da MLS nasceu em 2018 pelas mãos de Beckham; Messi foi impulso importante

ATLANTA - Tem apenas sete anos de vida, mas o Inter Miami já tem uma história vasta para contar. Querendo afirmar-se como clube jovem e cool da cidade, o emblema que milita na MLS desde 2020 e cuja criação se deveu, em parte, a David Beckham, tem conseguido cativar grandes estrelas do futebol mundial e aos dias de hoje é conhecido globalmente por ter Messi nas suas fileiras, mas o plano não fica por aqui.

Com a presença de várias celebridades, do desporto ao entretenimento, nas partidas em casa, casos de Lebron James, Kim Kardashian, Serena Williams, Tom Brady ou Will Smith, o projeto do Inter Miami passa por atrair um público mais jovem, ser uma porta de entrada a uma nova era no futebol nos Estados Unidos e um íman de craques mundiais, não descurando também o lado estético e da identidade visual bastante vincada, aproximando o mundo da moda ao futebol: a camisola rosa é já icónica.

A bombástica contratação de Leo Messi, em 2023, colocou o clube nas bocas do mundo e teve um impacto significativo no crescimento da MLS: o Inter Miami valorizou 103% desde a chegada do astro argentino, estando agora avaliado em 1.190 milhões de dólares (cerca de 1.036 milhões de euros), e o campeonato norte-americano cresceu bastante em números de assistências (15% a mais em relação a 2021/22).

Mas o efeito Messi não fica por aqui: a camisola do número 10 do Inter Miami foi a mais vendida da MLS, contribuindo para um aumento de 41% nas vendas do bolo total de merchandising. Também os adversários ficaram a sorrir: geraram mais 84 milhões de dólares em vendas de bilhetes só por receber a equipa onde joga o argentino.

Quanto à receita anual do clube, o crescimento é (ainda) mais arrebatador: mais do que triplicou, passando de 55 milhões de dólares, em 2022, para 200 milhões em 2024 (incremento de 263%.) As redes sociais do emblema de Miami tiveram uma subida também exponencial, após o anúncio da contratação de Messi - Instagram (953 mil seguidores para 17.3 milhões), X ( (207 mil seguidores para 1,2 milhões) e TikTok (1 milhão de seguidores para 11,7 milhões).

Além das aquisições sonantes, o clube aposta também numa expansão com iniciativas orientadas a longo prazo e estratégias ativas para recrutar e desenvolver jovens emergentes, organizando por exemplo da Dreams Cup, uma plataforma para jogadores mais novos.

Agora, o próximo passo será mudar de casa. Já para o ano, o clube prevê inaugurar o Miami Freedom Park, projeto megalómano que custará mais de mil milhões de dólares. O estádio terá capacidade para 25 mil espectadores e será também palco de concertos e outros eventos.

Além do novo estádio, o Inter Miami está a investir na inovação digital para melhorar a experiência dos adeptos com plataformas interativas, aplicações e realidade aumentada.

As conquistas até agora

A vinda de Messi trouxe também sucesso desportivo ao clube, além da tremenda exposição mediática. O craque argentino levou o Inter Miami ao primeiro título da sua história, a Leagues Cup de 2023, e no ano seguinte ajudou o emblema fundado em 2018 a erguer o Supporters' Shield, atribuído à melhor equipa da época regular da MLS.

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