A análise de Duarte Gomes à arbitragem do Benfica-Aves SAD
Exibição menos conseguida na etapa inicial, melhor na segunda metade
CARLOS MACEDO - nota 5
Carlos Macedo, árbitro da AF Braga, deslocou-se até Lisboa para dirigir o SL Benfica-AFS, que se disputou este domingo no Estádio da Luz. A liderar a equipa de vídeoarbitragem esteve o também bracarense Pedro Ferreira (que é VAR Especialista). Segue análise técnica aos lances mais relevantes do encontro:
4' - Golo bem anulado ao Benfica, após análise correta do árbitro assistente: no momento do passe de Álvaro Carreras, Dahl estava em posição irregular. A decisão foi depois confirmada pelo vídeo tecnologia.
8' - Foi bem validado o primeiro golo dos encarnados: António Silva, que cabeceou, estava em posição regular. Depois Tomás Araújo, que fez a recarga, concluiu lance atacante legal da equipa visitada. Tudo certo.
21' - Amdouni foi tocado na área do Aves por Roux, mas caiu ao solo por ter escorregado (e não por ação irregular do adversário). O jogador suíço teve a dignidade de manter-se em pé e na jogada, sem tentar ludibriar o árbitro. Muito bem.
23' - Segundo golo do Benfica, sem fora de jogo em dois momentos: quando Kokçu passou a bola, Dahl (que fez a assistência) estava em posição legal; depois Pavlidis, que marcou, também estava em jogo no momento do passe. Excelente análise do árbitro assistente.
26' - Nova excelente avaliação do árbitro assistente que acompanhou o ataque encarnado na etapa inicial: no momento da assistência de Dahl, Amdouni estava em posição regular. Foi bem validado o terceiro golo da equipa lisboeta.
29' - Lance com alguns ressaltos na área dos visitados, mas sem braço ilegal de nenhum dos envolvidos (António Silva, Otamendi ou Tomás Araújo). Bem o árbitro.
32' - Fernando Fonseca perdeu momentaneamente o controlo, cometendo duas infrações consecutivas. A segunda, sobre Akturkoglu, foi em tesoura e no limite máximo da negligência. Esteve bem o bracarense ao advertir o jogador do Aves.
34' - Zé Luís derrubou Kokçu de forma antidesportiva e devia ter sido advertido. O médio turco protestou depois de forma excessiva e demasiado notória. Devia ter visto o amarelo.
36' - Gustavo Assunção derrubou Dahl de forma negligente. O árbitro não teve essa perceção, mas a infração justificava advertência.
42' - Gustavo Mendonça derrubou Kokçu, travando a sua progressão de forma antidesportiva. Viu com justiça o cartão amarelo.
44' - A bola foi desviada pelo peito (e não braço) de Roux. O contacto, fora da área da equipa forasteira, foi bem analisado por Carlos Macedo.
57' - Foi Zé Luís quem, na sua movimentação, tocou inadvertidamente no pé de António Silva, fazendo com que ambos caíssem. O central encarnado não cometeu qualquer infração (o lance ocorreu ainda fora da área encarnada).
61' - Álvaro Carreras atingiu Akinsola nas costas, em contacto efetuado com o joelho. Entrada dura, no limite para a advertência.
65' - Álvaro Carreras voltou a cometer infração dura (e neste caso, negligente) novamente sobre Akinsola. Carlos Macedo esteve bem ao sancioná-lo com o respetivo amarelo.
72' - Quinto golo da partida bem validado pela equipa de arbitragem: no momento do passe de Akturkoglu, Belotti estava em posição regular.
80' Devenish esticou o pé direito e tocou apenas na bola, não comentendo infração sobre Belotti. O lance, fora da área do Aves, foi bem analisado pela equipa de arbitragem.
82' Otamendi marcou o sexto golo dos encarnados, após passe de António Silva. Tudo certo.
81' Gustavo Assunção derrubou com clara negligência Belotti e foi corretamente advertido pela sua infração. Observação - Numa fase do campeonato em que algumas decisões ainda podem ser efetuadas via goal average, é fundamental que os árbitros sejam rigorosos na atribuição dos tempos de compensação na primeira e segunda partes. Neste jogo isso não aconteceu.
Também lhe pode interessar:
Como é possível dar 2 min, havendo 10 substituições e 2 golos e duas entradas médicas!! fica a pergunta no ar: terá sido uma encomenda?! porque a atitude que teve durante o jogo foi notória