75 golos do Sporting no jogo 100 de Schmidt no Benfica
D. R.

75 golos do Sporting no jogo 100 de Schmidt no Benfica

NACIONAL18.03.202400:14

Xeque-mate de Viktor ‘hat-trick’ Gyokeres ao Boavista em goleada que dá média de 3 golos/jornada; Leão cem por cento vitorioso em Alvalade costuma festejar o título; Schmidt melhor que JJ no clube dos centenários, com a quinta melhor performance da história

O Sporting não deixou o Benfica ficar muito tempo na liderança à condição da Liga depois da vitória com serviços mínimos da equipa de Roger Schmidt em Rio Maior, frente ao Casa Pia, num jogo cujo nó no resultado foi desatado por Arthur Cabral, que depois de valer os três pontos aos encarnados vindo do banco ouviu de Roger Schmidt um moralizador «fez aquilo que tinha de fazer»...

Foi jogo marcante para o agora pouco unânime treinador alemão do Benfica, que entrou no clube dos centenários e tornou-se no 12.º técnico da história do clube da Luz a atingir tal marca, cotando-se como o quinto desse lote restrito com melhor performance, destronando Jorge Jesus da posição.

Logrou 72 vitórias, 17 empates e 11 derrotas nos primeiros cem jogos, com JJ a ter as mesmas 72 vitórias, mas a sofrer 18 derrotas, a que se juntaram 10 empates. Esteve perto de ultrapassar Sven-Goran Eriksson, que obteve as mesmas 72 vitórias, mas sofreu apenas 10 derrotas, averbando 18 empates - o pódio é ocupado por Jimmy Hagan (78 vitórias), Béla Guttmann (75 vitórias) e Rui Vitória (74 vitórias).

Schmidt, com o triunfo deste domingo, voltou ao trono da Liga, mas nem teve tempo para lá dormir, porque o Sporting deu resposta avassaladora em Alvalade, na receção ao Boavista. Começou a perder, mas respondeu com um estonteante 6-1, com Gyokeres a destacar-se com aquele que foi o primeiro hat-trick na Liga e também em divisões principais, e a distanciar-se na liderança d’A BOLA de Prata, agora com 22 golos, mais três que Banza (SC Braga).

«Foi começo de jogo difícil mas não nos afetou muito, tínhamos muito tempo para lutar. Jogámos bem, criámos chances e foi importante marcar antes de terminar a 1.ª parte. Precisávamos de ganhar, foi muito importante, fizemos muito bem o nosso trabalho», disse Gyokeres na aos microfones da Sport TV.

Melhor registo leonino desde 1979/80

O triunfo deste domingo foi o 21.º em 25 jornadas, registo que os leões não apresentavam há mais de 40 anos, desde 1979/80. Notável, também, o facto de ter atingido os 75 golos na Liga, média de 3 golos/jornada, que se explica com o facto de ter vencido 38 por cento dos jogos a golear. Há 50 anos que os leões não marcavam pelo menos 75 golos à 26.ª jornada (e têm um jogo a menos!).

A estatística que costuma valer títulos...

Outro dado a ter em conta: o Sporting continua 100 por cento vitorioso em Alvalade, são agora 13 triunfos, e sempre que isso aconteceu... sagrou-se campeão. Foi assim em 1946/47, 1953/54, 1973/74 e em 1979/80.