Siga o Viktoria Plzen vs FC Porto em direto

Viktoria Plzen-FC Porto: Farioli muda quatro peças no onze!
Eventual triunfo na Chéquia deixa a equipa de Farioli com o apuramento direto para os 'oitavos' da Liga Europa muito bem encaminhado. Plzen ainda não perdeu na prova...

Francesco Farioli fala à Sport TV:

Frio na Chéquia: «Está frio para as duas equipas, mas quando o árbitro apitar para o início do jogo, a bola a rolar vai exigir atenção máxima. Isso é o mais importante.»

Onze inicial: «Vamos jogar como sempre. Tentar escolher o melhor onze para o jogo. Há uma pequena gestão em relação ao jogo de há uns dias [em Guimarães] mas nada mais.»

Bolas divididas: «Para mim, as 'bolas sujas' são os duelos e o resultado desses duelos. São duas equipas muito agressivas e o número de duelos vai ser alto, a eficácia de passe não será tão grande. Quem ler melhor a trajetória da bola e tiver posse é quem vai ficar por cima.»

Indumentária e preparação para o jogo no Olival: «Vou mudar, sim. [risos] Se viermos para cá, perdemos um pouco de privacidade, é difícil de controlar a informação. Preferimos sempre treinar no Olival, para manter as nossas rotinas. Temos as infraestruturas e tudo o resto... Temos estes momentos de aquecimento para nos ambientarmos à situação em que estamos. Depois, claro, há as complicações normais dos jogos fora. Estás sempre com uma ligeira desvantagem. Vamos fazer o possível para superar este desafio.»

Timidez de Kiwior: «Nem toda a gente pode ser igual em todas as circunstâncias... Quando comecei, não estava tão habituado a isto. Agora estamos aqui a falar! [risos] Quando o Kiwior entra no relvado muda. Não sei onde está o botão de ligar e desligar dele. Mas tem uma capacidade de liderança, guia os colegas, tem uma voz audível. O Thiago e o Jan ajudam-se muito, mas também é importante para eles terem o Kiwior como parceiro.»

Os guarda-redes dos dragões já aquecem no relvado do estádio do Plzen.

Farioli opta por manter Martim Fernandes à esquerda, tal como aconteceu em Guimarães, e fica com dois laterais esquerdos no banco: Moura e Zaidu.

A comitiva do FC Porto chegou agora ao estádio.

Martin Hysky, treinador do Plzen, deixou elogios ao staff do Viktoria Plzen, por conseguirem manter o relvado em «excelentes condições» perante o frio que se faz sentir na Chéquia.

Suplentes do Viktoria Plzen: Tvrdon, Silhavy; Chalupa, Suchy, Panos, Havel, Novak, Kubin, Prince Adu e Zeljkovic

Onze do Viktoria Plzen: Wiegele; Doski, Spacil e Souaré; Memic, Valenta, Cerv e Visinsky; Ladra; Kabongo e Vydra

Suplentes do FC Porto: Cláudio Ramos, João Costa; Prpic, Gabriel Brás, Zaidu, Francisco Moura, Alan Varela, Eustáquio, Gabri Veiga, André Miranda, Pepê e Deniz Gul

Onze do FC Porto: Diogo Costa; Alberto Costa, Bednarek, Kiwior e Martim Fernandes; Pablo Rosario, Froholdt e Rodrigo Mora; William Gomes, Samu e Borja Sainz

Vamos aos onzes iniciais!

Os termómetros marcam, nesta altura, sete graus negativos em Plzen.

Já não deve faltar muito para conhecermos os onzes iniciais. A UEFA costuma anunciar com uma antecedência generosa.

Nota, ainda, para as chamadas de Gabriel Brás e André Miranda, central e extremo do FC Porto B, à comitiva que viajou ontem para a Plzen.

Em termos de opções, é de esperar que Farioli promova algumas alterações no onze em relação ao duelo do último domingo com o Vitória de Guimarães. Jogadores como Rodrigo Mora e William Gomes são candidatos ao onze, sendo que Bednarek deve voltar a formar dupla com Kiwior no eixo defensivo, uma vez que Thiago Silva (tal como Oskar Pietuszewski) ainda não pôde ser inscrito na Liga Europa.

Já Martin Hysky, treinador do Viktoria Plzen, vê o FC Porto como uma equipa «difícil de desmontar» e destacou Samu como peça-chave no jogo dos dragões.

Na antevisão da partida, Francesco Farioli rejeitou dar passos maiores do que a perna no que diz respeito às ambições portistas na Liga Europa e mostrou-se imune a opiniões alheias sobre o futebol praticado pela sua equipa.

Além dos checos, o FC Porto vai encontrar um adversário extra, esta tarde, em Plzen: o frio gélido que se faz sentir na Europa Central. É de prever que as temperaturas variem entre os cinco e os oito graus negativos à hora do jogo.

Mas os dragões estão precavidos...

Na Liga Europa, a turma de Farioli ocupa o oitavo lugar, o último que dá acesso direto aos oitavos de final, com 13 pontos, tantos como os que o... SC Braga soma. Já o Viktoria Plzen é 14.º, com 10 pontos, mas ainda não perdeu qualquer encontro na prova.

A equipa azul e branca chega a este encontro numa grande dinâmica de vitória: os portistas nove vitórias consecutivas em todas as provas, são líderes destacados do campeonato — com sete pontos de vantagem sobre o Sporting e 10 sobre o Benfica — e estão nas meias-finais da Taça de Portugal, após terem eliminado o rival encarnado.

Boa tarde! O FC Porto joga esta quinta-feira em Plzen, na Chéquia, frente ao Viktoria local. Em caso de triunfo, os dragões deixam muito bem encaminhado o apuramento direto para os oitavos de final da UEFA Europa League, ficando a faltar apenas um jogo na fase de liga, frente ao Rangers, no dia 29.