Muito obrigado pela atenção que nos quis dispensar, caro leitor. Continue na companhia de A BOLA. Dentro de instantes iremos trazer-lhe toda a reportagem, bem como a crónica deste jogo entre St. Gallen e Vitória de Guimarães, que terminou com uma goleada minhota em solo helvético. Continuação de uma ótima semana, sempre na companhia de A BOLA.
St. Gallen-Vitória de Guimarães: chocolate... minhoto dá goleada e apuramento direto será mera formalidade
João Mendes, Gustavo Silva, Alberto e José Bica faturaram para os minhotos. Kevin Csoboth apontou o tento de honra dos helvéticos. Os conquistadores têm presença praticamente garantida nos oitavos de final da Liga Conferência!
Final da partida! St. Gallen 1 Vitória de Guimarães 4. Foi um menu completo de delicioso chocolate ao som do vira minhoto. Que exibição monumental dos conquistadores em solo helvético. João Mendes, Gustavo Silva, Alberto e Samu apontaram os tentos da goleada vimaranense, com Kevin Csoboth a marcar o tento de honra dos suíços. O Vitória está praticamente apurado para os oitavos de final da Liga Conferência - o play-off está garantido e só uma hecatombe impedirá os vitorianos de garantirem a qualificação de forma direta -, desiderato mais do que justo para tão digna campanha europeia que tem sido feita pela formação orientada por Rui Borges. Chapeau!
Golo do Vitória de Guimarães!! Assistência de Kaio César, remate de José Bica para excelente defesa de Lawrence Ati-Zigi, mas, na recarga, Samu atira para o fundo das redes. Está consumada a goleada! 1-4.
Cartão amarelo a João M. Mendes (Vitória de Guimarães).
Tempo adicional mínimo: 5 minutos
Dupla substituição no Vitória de Guimarães, com as saídas de Tiago Silva e Nuno Santos para as entradas de Zé Carlos e Telmo Arcanjo.
Cartão amarelo a Manu Silva (Vitória de Guimarães).
Cartão amarelo a Nuno Santos (Vitória de Guimarães).
Golo do Vitória!! Transição perfeita dos conquistadores, Kaio César conduziu o esférico durante alguns metros e, já perto da área, solicitou a entrada de Alberto, pela direita, com o lateral a disparar fortíssimo, de primeira para o 1-3.
Ameaça o Vitória! Assistência de Kaio César e José Bica, recém-entrado, rematou de primeira, de pé direito, para uma defesa atenta de Lawrence Ati-Zig, junto ao seu poste esquerdo.
Substituição no St. Gallen, com a saída de Christian Witzig para a entrada de Felix Mambimbi.
Substituição no Vitória de Guimarães, com a saída de Nélson Oliveira para a entrada de José Bica.
Dupla substituição no Vitória, com as saídas de João Mendes e Gustavo Silva, para as entradas de Samu e Kaio César.
Reduz o St. Gallen! Cruzamento da direita e Kevin Csoboth, ao segundo poste, a desviar de primeira, de pé esquerdo, para o fundo das redes da baliza de Bruno Varela. 1-2.
Dupla substituição no St. Gallen, com as saídas de Mihailo Stevanovic e Chadrac Akolo, para as entradas de Víctor Ruiz e Moustapha Cissé.
Cartão amarelo a Mihailo Stevanovic (St. Gallen).
Golo do Vitória!! Cruzamento teleguiado de Nuno Santos da esquerda e Gustavo Silva, ao segundo poste, remate de primeira para o fundo das redes. 0-2.
Cartão amarelo a Abdoulaye Diaby (St. Gallen).
Quase se isolava Nélson Oliveira!! Erro da defensiva suíça e quando o ponta de lança se preparava para ficar com o esférico, a meio do meio-campo ofensivo, viu Lawrence Ati-Zigi sair de forma supersónica da baliza e tirar-lhe o pão da boca.
Cartão amarelo a Alberto (Vitória de Guimarães).
Outra vez os conquistadores a tentarem o golo! Se há pouco foi João M. Mendes a chegar-se à frente, agora foi a vez do lateral-direito, Alberto. O remate do camisola 22 saiu ao lado do poste esquerdo da baliza da formação suíça.
Começa bem o Vitória! João M. Mendes integrou-se na manobra ofensiva e, ainda de fora da área, rematou forte, de pé esquerdo, para uma defesa a dois tempos de Lawrence Ati-Zigi.
Dupla substituição no St. Gallen, com as saídas de Corsin Konietzke e Lukas Gortler, para as entradas de Jordi Quintillà e Bastien Toma.
Início da segunda parte!
Foi desta forma que o Vitória chegou à vantagem no reduto do St. Gallen. João Mendes, ao minuto 33, apontou o tento que colocou os conquistadores na frente do marcador:
Intervalo! St. Gallen 0 Vitória de Guimarães 1. Vantagem mais que justa dos conquistadores. A formação orientada por Rui Borges dominou grande parte do desafio, teve mais bola, mais remates e mais oportunidades de golo, e apenas num curto período de cinco minutos a formação suíça incomodou Bruno Varela. Nessas alturas, porém, o capitão dos vimaranenses respondeu presente e negou os intentos ao adversário. Os minhotos voltaram à mó de cima e numa das várias chegadas à baliza contrária marcaram mesmo: cruzamento da esquerda de Nuno Santos (na sequência de uma excelente jogada coletiva) e João Mendes, à entrada da pequena área, desviou para o fundo das redes da baliza contrária. E há instantes, mesmo em cima do intervalo, Gustavo Silva viu a barra devolver-lhe o segundo dos vimaranenses... Ainda faltam 45 minutos, é certo, mas o Vitória está com um pé e meio nos oitavos de final da Liga Conferência!
Na barra!! Gustavo Silva, de cabeça, na sequência de um canto da esquerda (e já depois de um cabeceamento de Óscar Rivas para boa defesa do guarda-redes contrário), ficou muito perto de aumentar a vantagem dos conquistadores...
Cartão amarelo a Chadrac Akolo (St. Gallen).
Mais Vitória! Bom trabalho de Gustavo Silva e Tiago Silva, à entrada da área, rematou de pronto, mas a bola saiu ao lado do poste esquerdo da baliza contrária.
Se a festa dos adeptos do Vitória foi feita durante todo o dia em solo helvético, imagine já dentro da Arena de St. Gallen... Ora espreite:
Golo do Vitória!! Cruzamento da esquerda de Nuno Santos, a bola é desviada por Lukas Gortler e João Mendes, com alguma felicidade à mistura, desvia para o fundo das redes. Estão na frente os conquistadores! 0-1.
Ligeiramente por cima! Nélson Oliveira recebe a bola ainda fora da área, domina com o peito e, de primeira, remata de pé direito com a bola a passar a milímetros da barra da baliza defendida por Lawrence Ati-Zigi.
Outra vez o St. Gallen e outra vez... Bruno Varela! Que enorme defesa do guarda-redes do Vitória a remate de Corsin Konietzke!
Que sorte para o Vitória! Perda de bola de Tiago Silva em zona proibida, Chadrac Akolo, já na área, rematou para grande defesa de Bruno Varela e, na recarga, depois de alguma confusão na área, Corsin Konietzke remata por cima.
Que oportunidade!! João Mendes, no coração da área e com tudo para marcar, cabeceia com pouca força para as mãos de Lawrence Ati-Zigi. Mas destaca para o excelente desenho ofensivo do Vitória...
Reage o St. Gallen! Chadrac Akolo, à entrada da área, remata de pé esquerdo para defesa atenta de Bruno Varela.
Outra vez o Vitória! Alberto integrou-se na manobra ofensiva e, já dentro da área, rematou forte e cruzado para excelente intervenção de Lawrence Ati-Zigi, que cedeu canto.
Primeiro sinal de perigo do Vitória! Manu Silva recuperou a bola em zona alta e, de meia distância, tentou a sua sorte, mas Lawrence Ati-Zigi, atento, amarrou com segurança.
Início da partida!
As três equipas já subiram ao relvado da Arena de St. Gallen, que está praticamente repleta. Dentro de instantes, será dado o pontapé de saída nesta partida.
O Vitória vai contar com o apoio de cerca de 2 mil adeptos, sendo que os aficionados vimaranenses têm passado o dia em festa na cidade suíça. E à chegada à Arena de St. Gallen, o ambiente era este:
Rui Borges, técnico dos vimaranenses, procede a quatro alterações no onze tendo como termo de comparação o encontro da 13.ª jornada da Liga, no terreno do Benfica (0-1), realizado, ao final da tarde do passado sábado: saem Jorge Fernandes, Tomás Handel, Samu e Kaio César, entram Mikel Villanueva, Tiago Silva, João Mendes e Gustavo Silva.
Vitória de Guimarães (treinador): Rui Borges
Vitória de Guimarães (suplentes): Charles (27), José Ribeiro (91), Miguel Maga (2), Tomás Ribeiro (4), Kaio César (11), Telmo Arcanjo (18), Samu (20), Zé Carlos (28), Jorge Fernandes (44), José Bica (79) e Dieu Merci (86)
Vitória de Guimarães (titulares): Bruno Varela (14) C; Alberto (22), Óscar Rivas (15), Mikel Villanueva (3) e João M. Mendes (13); Tiago Silva (10), Manu Silva (6) e João Mendes (17); Gustavo Silva (71), Nélson Oliveira (7) e Nuno Santos (77)
St. Gallen (treinador): Enrico Maassen
St. Gallen (suplentes): Lukas Watkowiak (25), Bela Dumrath (35), Jozo Stanic (4), Stephan Ambrosius (5), Jordi Quintillà (8), Moustapha Cissé (11), Noah Yannick (14), Felix Mambimbi (18), Konrad Faber (22), Betim Fazliji (23), Bastien Toma (24) e Víctor Ruiz (30)
St. Gallen (titulares): Lawrence Ati-Zigi (1); Hugo Vandermersch (28), Abdoulaye Diaby (15), Albert Vallci (20) e Chima Okoroji (36); Lukas Gortler (16) C, Mihailo Stevanovic (64) e Corsin Konietzke (63); Christian Witzig (7), Chadrac Akolo (10) e Kevin Csoboth (77)
Árbitro: Nicholas Walsh (Escócia); Assistentes: David MgGeachie e Calum Spence (Escócia); 4.º Árbitro: Christopher Graham (Escócia); VAR/AVAR: Donald Robertson e Alan Muir (Escócia)
Já há equipas oficiais!
Já o St. Gallen, depois das três vitórias, dois empates e uma derrota nas rondas de qualificação, leva uma vitória, um empate e duas derrotas nesta fase liga: Cercle Brugge (2-6), Fiorentina (2-4), Larne (2-1) e Backa Topola (2-2).
Recorde-se que o percurso europeu do Vitória de Guimarães na presente temporada tem sido de excelência. Os conquistadores venceram todos os seis jogos que disputaram nas pré-eliminatórias, sendo que nesta agora designada fase liga têm três vitórias e apenas um empate: Celje (3-1), Djurgarden (2-1), Mladá Boleslav (2-1) e Astana (1-1).
Já o St. Gallen conquistou 4 pontos nas primeiras quatro jornadas e está numa luta acérrima pelo apuramento. A formação helvética joga muito do seu futuro europeu na partida de hoje e, como tal, irá receber a formação lusa com uma tremenda vontade de conquistar os três pontos em disputa.
Os vimaranenses chegam a esta ronda já com 10 pontos somados - três vitórias e um empate - e têm já garantido um lugar no play-off da Liga Conferência. Contudo, e apesar de uma caminhada de grande sucesso que tem sido feita pelos comandados de Rui Borges, ainda há margem para fazer melhor: conseguir a qualificação direta para a fase a eliminar. E uma vitória esta noite pode selar já esse objetivo...
O Vitória de Guimarães está na Suiça, onde, esta noite (20 horas), defronta o St. Gallen, em partida referente à 5.ª jornada da Liga Conferência. A BOLA vai contar-lhe tudo sobre este desafio europeu dos minhotos e, tal como sempre acontece, contamos consigo, caro leitor. Venha daí connosco. Está convocado e vai ser titular!
Boa tarde!