Siga o Sporting vs Vitória de Guimarães em direto
FINAL DA PARTIDA! SPORTING 1 VITÓRIA DE GUIMARÃES 2. Foi à boleia de uma (tremenda) cambalhota que os conquistadores carimbaram o passaporte para a final da Taça da Liga. Luis Suárez deu vantagem aos leões, logo aos 13 minutos, mas um bis Ndoye já em tempo de compensação (92' e 102') virou o cenário a favor dos vitorianos e, como tal, o conjunto orientado por Luís Pinto tem presença garantida no jogo decisivo da competição, agendado para as 20 horas do próximo sábado, também no Estádio Dr. Magalhães Pessoa, em Leiria. Esta quarta-feira (20 horas), Benfica e SC Braga medem forças na outra meia-final.
GOLO DO VITÓRIA DE GUIMARÃES VALIDADO! O VAR deu a indicação a Luís Godinho de que o tento de Ndoye era legal e, dessa forma, os conquistadores completam a reviravolta no marcador. 1-2.
O lance está em análise no VAR. Partida, naturalmente, interrompida.
Golo anulado ao Vitória de Guimarãres! Ndoye desviu certeiro no coração da área, após boa jogada de Saviolo pela esquerda, mas o assistente levantou a bandeirola a dar conta de posição irregular do ponta de lança dos minhotos.
A rasar o poste! Livre direto batido por Mitrovic, com a bola a sair a milímetros do ferro direito da baliza à guarda de Rui Silva.
Cartão amarelo a Kochorashvili (Sporting).
GOOOOOLOOOOOO DO VITÓRIA DE GUIMARÃES!! Cruzamento de Tony Strata, da direita, e desvio de Ndoye, ao segundo poste, para o 1-1.
Dupla substituição no Sporting, com as saídas de João Simões e Francisco Trincão, para as entradas de Kochorashvili e Luís Guilherme.
Charles. Charles. Charles! Incrível o que está a fazer o guarda-redes do Vitória. Agora, o brasileiro impediu os festejos de Morita, que rematou à queima-roupa depois de um trabalho sensacional de Francisco Trincão.
É ver para crer! Charles volta a brilhar e desta feita nega o golo a Matheus Reis, que, de cabeça, tinha correspondido ao livre de Trincão.
Outra vez Charles! Remate forte de Alisson Santos, de pé esquerdo, para mais uma excelente intervenção do guarda-redes dos vitorianos.
Segura Rui Silva! Cabecemanto de Noah Saviolo para a defesa atenta do guarda-redes do Sporting.
Dupla substituição no Vitória de Guimarães, com as saídas de Beni Mukendi e Nélson Oliveira, para as entradas de Mitrovic e Ndoye.
Substituição no Vitória de Guimarães, com a saída de Oumar Camara para a entrada de Telmo Arcanjo.
Dupla substituição no Sporting, com as saídas de Eduardo Quaresma (lesionado) e Flávio Gonçalves, para as entradas de Rômulo e Morita.
NÚMERO OFICIAL DE ESPECTADORES: 14.268
Samu já saiu do relvado pelo próprio pé, Eduardo Quaresma vai ter de deixar o terreno de jogo de maca. Preocupação leonina!
Partida novamente interrompida em Leiria. Eduardo Quaresma e Samu estão no relvado na sequência de um choque entre ambos, ocorrido no interior da grande área do Sporting.
Dupla substituição no Vitória de Guimarães, com as saídas de Miguel Nóbrega e Diogo Sousa para as entradas de Thiago Balieiro e Samu Silva.
Rodrigo Abascal, já em período de compensação da primeira parte, tentou surpreender Rui Silva, do meio da rua, mas o guarda-redes do Sporting recuperou posição a tempo e impediu o empate para o emblema minhoto:
Alisson Santos também quis ser feliz, ao minuto 37, mas o guarda-redes do Vitória de Guimarães voltou a ser gigante:
Luis Suárez tentou o bis, aos 36 minutos, mas Charles não deixou:
Cartão amarelo a Noah Saviolo (Vitória de Guimarães).
Grande intervenção de Charles! Mais uma parada incrível do (hoje) dono da baliza do Vitória. Luis Suárez rematou forte e cruzado, mas o brasileiro voltou a impedir a festa do colombiano.
Defende Charles! Remate forte de João Simões, já no interior da área, mas o guarda-redes dos vitorianos opôs-se com muita qualidade.
Por cima! Remate de Nélson Oliveira, ainda de fora da área, em zona frontal, com a bola a ganhar demasiada altura e a não levar perigo para a baliza à guarda de Rui Silva. Podia ter feito melhor o experiente ponta de lança do Vitória...
O que desperdiça Francisco Trincão! Cruzamento açucarado de Alisson Santos, da direita, e esquerdino, com tudo para marcar, à entrada da pequena área, não conseguiu o desvio certeiro.
INÍCIO DA SEGUNDA PARTE!
Diogo Sousa tentou a sua sorte aos 26 minutos:
Logo de seguida, Luis Suárez não perdoou e colocou os leões em vantagem:
Francisco Trincão deu o primeiro aviso do Sporting, aos 13 minutos:
INTERVALO! SPORTING 1 VITÓRIA DE GUIMARÃES 0. Primeira parte intensa e bastante equilibrado, com domínio repartido. Os conquistadores até entraram mais pressionantes, mas foram os leões a chegar à vantagem. Luis Suárez, logo aos 13 minutos, agradeceu a gentileza de Francisco Trincão e atirou a contar. Os minhotos tentaram a reação, mas Matheus Reis travou a investida de Gonçalo Nogueira (19') e Diogo Sousa não deu a melhor direção ao remate (26'). Os verdes e brancos voltaram à carga e só não dobraram a vantagem porque Charles foi gigante em dois lances praticamente seguidos, na sequência dos tiros de Luis Suárez (36') e de Alisson Santos (37'). Rodrigo Abascal, já em tempo de compensação, tentou ser feliz do meio da rua, mas Rui Silva recuperou a tempo e impediu o empate. Nota negativa, do lado dos leões, para a lesão de Fotis Ioannidis, que foi obrigado a deixar o terreno de jogo devido a lesão (24').
Defende Rui Silva! Rodrigo Abascal tentou a sua sorte do meio da rua, a bola ia na direção da baliza, valendo ao Sporting a pronta intervenção do seu guarda-redes, que foi resto a recuar para evitar o empate.
TEMPO ADICIONAL MÍNIMO: 5 MINUTOS
Cartão amarelo a Iván Fresneda (Sporting).
Outra vez Charles! Alisson Santos teve tudo para marcar, mas o remate cruzado do extremo brasileiro dos leões foi travado com mestria pelo guarda-redes brasileiros do vimaranenses.
Grande defesa de Charles! Remate de Luis Suárez, ainda de fora da área, em zona frontal, para uma excelente intervenção do guarda-redes brasileiro do Vitória de Guimarães, a negar autenticamente o bis ao ponta de lança colombiano do Sporting.
Com a saída de Ioannidis (lesionado), Francisco Trincão passou da direita para o meio, onde estava a atuar o avançado grego. Alisson Santos, que entrou para o lugar do helénico, foi para o corredor, jogando à frente de Iván Fresneda.
Luis Suárez marcou assim o golo que vai dando vantagem aos leões neste embate diante dos conquistadores:
Ao lado! Remate de Diogo Sousa com a bola a sair perto do poste esquerdo da baliza defendida por Rui Silva.
Fotis Ioannidis não recuperou e foi mesmo obrigado a deixar o terreno de jogo. Alisson Santos entrou para o lugar do grego.
Jogo interrompido para que seja prestada assistência médica a Fotis Ioannidis. O avançado grego do Sporting não parece estar nada bem e Rui Borges pode ser obrigado a mexer na equipa.
Que corte de Matheus Reis! Gonçalo Nogueira rematou à entrada da área, a bola saiu forte e, à partida, bem direcionada, valendo ao Sporting a excelente reação do defesa-central brasileiro, que ofereceu o corpo às balas e negou os intentos do médio do Vitória de Guimarães.
GOOOOOOLOOOOOO DO SPORTING! Passe longo de Francisco Trincão e remate de pé esquerdo de Luis Suárez, no interior da área, para o primeiro da partida em Leiria. 1-0.
Agarra Charles! Francisco Trincão tentou a sua sorte de fora da área, mas o remate do camisola 17 dos verdes e brancos saiu na direção do guarda-redes dos vimaranenses.
Grande corte de João Simões! Noah Saviolo cruzou da direita, Oumar Camara, no coração da área, preparava-se para visar a baliza do Sporting, valendo aos leões a rápida ação do camisola 52, a evitar males maiores.
INÍCIO DA PARTIDA!
O pontapé de saída vai ser dado por Miguel Barbosa, antigo jogador do Famalicão que sofreu um acidente, ficando amputado de uma perna. O ex-atleta criou uma equipa de futebol amputado. Trata-se de uma mensagem de superação e esperança.
A noite está fria em Leiria e as bancadas ainda apresentam algumas clareiras. O tapete verde do anfiteatro da cidade do Lis parece estar em ótimas condições para a prática do futebol.
As três equipas já recolheram aos balneários e dentro de instantes voltarão ao relvado do Estádio Dr. Magalhães Pessoa para que possa ser dado o pontapé de saída neste Sporting-Vitória de Guimarãres, a primeira meia-final da presente edição da Taça da Liga.
Os jogadores do Sporting já realizam os habituais exercícios de aquecimento antes do início da partida:
O certificado internacional de Luís Guilherme, sabe A BOLA, chegou já durante a tarde, altura em que também foi resolvido outro problema burocrático para validar a inscrição do extremo brasileiro.
Suplentes do V. Guimarães: Juan Castillo, Miguel Maga, Thiago Balieiro, Matija Mitrovic, Samu, Telmo Arcanjo, Fabio Blanco, Rodrigo Duarte e Alioune Ndoye.
O reforço Luís Guilherme está no banco dos leões!
Suplentes do Sporting: João Virgínia, Vagiannidis, Rômulo Júnior, Morita, Daniel Bragança, Kochorashvili, Luís Guilherme, Alisson Santos e Rodrigo Ribeiro.
Onze do V. Guimarães: Charles (27); Tony Strata (66), Miguel Nóbrega (3), Rodrigo Abascal (26) e João Mendes (13); Diogo Sousa (23) e Beni Mukendi (16); Oumar Camara (19), Gonçalo Nogueira (30) e Noah Saviolo (48); Nélson Oliveira (7) C
Vamos ao onze do V. Guimarães!
Rui Borges à Sport TV:
Importância de chegar à final: «É uma importância grande. Este grupo quer sempre estar nas decisões finais e este jogo leva-nos a isso. Tentar acrescentar algo à história do clube. Hoje é mesmo isso. Vai ser difícil, vai ser contra um Vitória super motivado. Jogo de dificuldade grande, para poder estar na final.»
Mudanças em relação à vitória (4-1) em Guimarães, na Liga: «Acredito que serão duas equipas com a sua identidade. Não vão mudar isso. Mas são jogos diferentes em termos estratégicos, é um jogo a eliminar. É um jogo de caraterísticas diferente, mas acredito que alguém fuja à sua identidade.»
Possibilidade de levar o Sporting a mais uma final: «Para mim, engrandece o nosso trajeto e o nosso trabalho, assim como a competência que temos tido até aqui. Quero muito jogar a final, mas também pelo trabalho diário deles. Pelo que têm demonstrado, merecem estar na final. Para já, ainda temos o Vitória pela frente e vai ser difícil.»
O treinador do Sporting justifica a titularidade de Flávio Gonçalves na ala esquerda.
«É um miúdo com enorme potencial, em fase de crescimento. Tem trabalhado muito bem com o grupo, um miúdo em quem acreditamos muito. Tem feito por merecer a oportunidade, trabalha muito.»
Onze do Sporting: Rui Silva (1); Iván Fresneda (22), Eduardo Quaresma (72), Matheus Reis (2) e Maxi Araújo (20); João Simões (52) e Morten Hjulmand (42) C; Francisco Trincão (17), Fotis Ioannidis (89) e Flávio Gonçalves (58); Luis Suárez (97)
Rui Borges anuncia em direto o onze do Sporting!
Fotis Ioannidis, avançado do Sporting, fez o lançamento do jogo desta noite.
«Olhamos para a vitória, viemos para jogar a final. Foi para isso que nos preparámos.»
«Todos os troféus são importantes, o clube é assim e os jogadores também. Estamos focados neste jogo e sabemos o que fazer para sair com a vitória?»
«Será mais difícil do que há semanas. É a eliminar, com uma final em disputa. O adversário estará melhor preparado, mas treinámos para isto.»
«O que pode fazer a diferença? Qualidade e o que fizemos durante a semana. Vamos ver o que acontece em campo.»
«A cada jogo sinto-me melhor. Estou a ter mais minutos, é o que quero. Estou a crescer, a marcar mais e jogar mais.»
Chega, agora, o autocarro do Sporting.
Luís Pinto, treinador do V. Guimarães, fala à Sport TV antes de ir para os balneários.
Novo jogo com o Sporting pouco tempo depois do duelo na Liga: «Igualmente desafiante. São jogos com datas próximas, acaba por dar para tirar algumas notas, mas pode haver uma intenção de melhorar o que foi menos bem feito dos dois lados. Igualmente desafiante, mas diferente.»
Surpresa para apanhar o Sporting? «Trazemos, acima de tudo, bem estuado o que pretendemos fazer. Capacidade competitiva para querer vencer este jogo e sermos fiéis a nós mesmos.»
Onze inicial: «Ainda tenho que decidir… [risos]»
Duelo com FC Porto nos 'quartos', agora com o Sporting: «Esta taça tem essa particularidade, mas traz bons desafios e isso é importante para o crescimento da equipa. Sabemos qual foi o nosso percurso para estar aqui. Mas já passou, temos de tentar fazer o mesmo contra um adversário de grande valia. Traz-nos crescimento garantido.»
Sonho de vencer o troféu: «Hoje, o foco é única e exclusivamente ir à final. É isso que interessa, é a única coisa que podemos atingir hoje.»
O autocarro do V. Guimarães já chegou ao estádio.
Os autocarros das duas equipas já se encontram a caminho do Estádio Dr. Magalhães Pessoa!
Luís Godinho, da AF Évora será o árbitro desta primeira meia-final da Allianz Cup, sendo coadjuvado por Rui Teixeira e Pedro Mota. Hélder Carvalho desempenhará as funções de 4.º árbitro. Pedro Ferreira será o VAR e Nuno Eiras o AVAR.
Luís Pinto, técnico do Vitória de Guimarães, garantiu uma equipa preparada para o desafio e a sonhar com a presença no jogo decisivo da competição:
Na antevisão ao embate desta noite, Rui Borges, treinador do Sporting falou de tudo um pouco e até... do despedimento de Ruben Amorim do Manchester United:
Do lado vimaranense, foi João Mendes o porta-voz da ambição vitoriana:
Matheus Reis projetou o duelo frente ao Vitória:
O Sporting, recorde-se, chega a esta partida com 10 (!) ausências. Zeno Debast, Ricardo Mangas, Pedro Gonçalves, Geovany Quenda e Salvador Blopa estão lesionados, Nuno Santos e Daniel Bragança ainda procuram o ritmo competitivo adequado depois de vários meses ausentes dos relvados por motivos físicos, Ousmane Diomande e Geny Catamo estão na Taça das Nações Africanas, e Gonçalo Inácio vai ter de cumprir castigo em virtude do cartão vermelho com que foi admoestado no último jogo dos leões, em Barcelos, diante do Gil Vicente (1-1), para a 17.ª jornada da Liga.
Esta noite há, porém, um dado absolutamente diferente: o jogo é a eliminar e, como tal, as abordagens estratégicas das duas equipas podem ter algumas nuances. Rui Borges e Luís Pinto terão, naturalmente, o mesmo objetivo em mente, entenda-se, vencer, mas apenas um poderá sair a sorrir e com um lugar garantido na final do próximo sábado - Benfica e SC Braga defrontam-se amanhã, também às 20 horas, e desse clássico sairá o outro finalista desta edição da Taça da Liga.
Olhando aos resultados recentes das duas equipas em todas as competições, está melhor o Sporting. Os verdes e brancos somam um empate e quatro triunfos nos últimos cinco jogos, pelo que já não perdem desde o passado dia 9 de dezembro. Nessa data, o leão foi impotente para travar o Bayern, em Munique, em encontro da Liga dos Campeões. Já os vimaranenses vêm de uma vitória (2-1 ao Nacional) e de um empate (0-0 com o Casa Pia), pelo que o derradeiro desaire até ao momento foi com o... Sporting: há cerca de duas semanas, a 23 de dezembro, o emblema leonino foi ao reduto minhoto golear por 4-1, em partida referente à 15.ª jornada da Liga. Nessa noite, na Cidade Berço, Francisco Trincão, Fotis Ioannidis, Juan Castillo (na própria baliza) e Maxi Araújo pintaram o sucesso do atual bicampeão nacional em título, cabendo a Telmo Arcanjo minimizar estragos para os vitorianos.
Já o Vitória de Guimarães marca presença nesta fase da competição depois de ter ido ao Estádio do Dragão derrotar o FC Porto por 3-1. Sensivelmente há um mês, a 4 de dezembro, Gabri Veiga ainda colocou os dragões em vantagem, mas Nélson Oliveira, Samu Silva e Oumar Camara consumaram a reviravolta no anfiteatro portista e carimbaram o passaporte minhoto para as meias-finais.
Para chegar a esta fase da prova, o Sporting deixou pelo caminho o Alverca, nos quartos de final. No dia 28 de outubro de 2025, a formação orientada por Rui Borges vergou os ribatejanos a uma goleada (5-1), com golos da autoria de Geovany Quenda (2), Salvador Blopa (2) e Fotis Ioannidis. O tento de honra do conjunto liderado por Custódio Castro foi apontado por Sandro Lima.
Começa hoje mais uma edição da final four da Taça da Liga. Leiria volta a ser o palco de todas as decisões e a primeira meia-final, que irá colocar frente a frente Sporting e Vitória de Guimarães, tem o pontapé de saída marcado para as 20 horas desta terça-feira. A BOLA já está no Estádio Dr. Magalhães Pessoa, na cidade do Lis, e vai contar-lhe tudo sobre este duelo entre leões e conquistadores. Quem vai conseguir tirar o primeiro bilhete para a grande final da competição? Venha daí connosco, caro leitor. Está convocado e vai ser titular!
Boa tarde!