Sporting
3 - 0
Casa Pia

Siga o Sporting vs Casa Pia em direto

Primeira vitória do Sporting em 2026 e com muitos motivos para sorrir
Depois de Gil Vicente (1-1) e Vitória de Guimarães (1-2), o Sporting volta a ganhar, num jogo marcado pelos regressos de Daniel Bragança (que ainda marcou) e de Zeno Debast, assim como pela grande exibição de Geny Catamo, que bisou após regressar da CAN
Galeria de imagens 39 Fotos

Fica por aqui o nosso acompanhamento em direto da partida, daqui a pouco publicaremos todas as reações e a crónica da mesma. Obrigado pela preferência!

Numa vitória convincente, o regresso de Daniel Bragança acaba por ser um momento tão marcante quanto os golos. O médio, muito acarinhado pelos adeptos, conseguiu ainda fazer o gosto ao pé e sentenciar o triunfo leonino.

O médio também é considerado o homem do jogo.

90 +7

Está feito! O árbitro apita para o final do jogo

90 +6

David Silva explica que Daniel Bragança sofreu falta para penálti, mas também estava em fora de jogo, assinalando então essa infração do jogador leonino.

90 +5

Alguma confusão em campo, após jogadores das duas equipas caírem no chão, mas depois se levantarem. O árbitro demora muito a decidir onde tem lugar a reposição da bola em jogo.

90 +1

O quarto árbitro mostra 4 minutos de descontos

89
Cartão Vermelho

EXPULSO! O árbitro mostra cartão vermelho a Clau Mendes, após se desentender com Kochorashvili. David Silva não hesitou na amostragem do cartão.

88

Boa iniciativa de Alisson Santos, a disparar com muito perigo, mas à malha lateral da baliza.

86
Cartão Amarelo

Cartão amarelo para David Sousa.

84

Clau Mendes introduz a bola na baliza, mas é logo assinalado fora de jogo ao avançado do Casa Pia.

84
Substituição

Renato Nhaga sai do campo e é substituído por Rafael Brito.

82
Substituição

Matheus Reis sai do campo e é substituído por Debast.

82
Substituição

Geny Catamo sai do campo e é substituído por Alisson Santos.

82
Substituição

João Simões sai do campo e é substituído por Kochorashvili.

E agora Zeno Debast, que não jogava desde 22 de outubro devido a uma lesão no joelho esquerda, também regressa hoje à competição pela equipa do Sporting.

79
Golo

G O O O O O L O - Daniel Bragança coloca no fundo das redes de pé direito! É o regresso perfeito do médio à competição pela equipa principal! Remate na passada no coração da área a bater Patrick Sequeira, que não ficou bem na fotografia. A assistência foi de Luis Suárez.

Tarja na bancada da Juve Leo, incentivando os sportinguistas a lutarem pelo tricampeonato (Foto: A BOLA)

Estão em Alvalade 34.975 espectadores.

75

O Sporting troca a bola como bem lhe apraz, com Daniel Bragança já bem envolvido no jogo da equipa. Apesar da velha máxima ditar que «o 2-0 é o resultado mais perigoso no futebol», os leões parecem controlar bem a partida.

73

Luis Suárez caiu na área e pediu penálti, mas após o VAR analisar o lance, nada foi assinalado.

69

Seria o hat trick de Geny Catamo, mas o árbitro assistente assinalou logo fora de jogo.

68
Substituição

Cassiano sai do campo e é substituído por Clau Mendes.

68
Substituição

Jérémy Livolant sai do campo e é substituído por Xander Severina.

65
Substituição

Luis Guilherme sai do campo e é substituído por Daniel Bragança.

65
Substituição

Georgios Vagiannidis sai do campo e é substituído por Ricardo Mangas.

65

Alvalade está de pé a aplaudir o regresso de Daniel Bragança aos relvados pela equipa A, após 11 longos meses (ou 335 dias) de ausência - foi operado em fevereiro de 2025 ao joelho esquerdo, após uma rotura total do ligamento cruzado anterior. Adeptos celebram como se o Sporting tivesse marcado um golo.

Quenda atento ao jogo do Sporting, que diz ser «a melhor equipa» - Foto: Instagram
61

Periiigo de Tiago Morais. Boa jogada do Casa Pia, a nascer numa recuperação de bola a meio-campo de Cassiano. O brasileiro combinou bem com Tiago Morais que com espaço no corredor central, atirou para defesa apertada de Rui Silva.

58

O Casa Pia tenta atacar plas alas, com Nhaga a aparecer em quase todo o lado, mas o Sporting controla bem o jogo, com muitos passes seguros e que, aos poucos, remetem os gansos ao seu terço defensivo.

A festa em Alvalade com o bis de Geny.

Moçambicano regressou da CAN 2025 e marcou dois golos aos gansos na primeira parte
48

Trincão tinha tudo para sentenciar a partida! Luís Guilherme faz um cruzamento venenoso da esquerda, Patrick Sequeira defende a bola para a frente da sua baliza e Trincão, que estava em cima do lance, errou o remate e atirou ao lado do poste.

47

Livolant perto de reduzir! Nhaga recupera a bola após um erro de Gonçalo Inácio, o esférico encontra o francês, que falha o alvo por pouco.

46
Substituição

Álvaro Pacheco fez uma substituição ao intervalo: Kelian Nsona sai do campo e é substituído por Tiago Morais.

46

Início da segunda parte.

Geny também chega assim aos 10 golos na época, entre clube e seleção, igualando o seu melhor registo de remates certeiros numa temporada (2024/25).

Com o bis nesta primeira parte, o Casa Pia tornou-se na maior vítima da carreira do moçambicano, a par do Benfica: o jogador já marcou três golos a gansos e águias.

A reação dos adeptos ao primeiro golo de Geny Catamo.

Moçambicano abriu o marcador frente ao Casa Pia aos 38 minutos e os adeptos leoninos fizeram a festa nas bancadas

Intervalo

O Casa Pia começou melhor, com ameaças iniciais de Kelian Nsona (5’) e de Livolant (10’). Luis Suárez pecou em dois livres mal batidos (14’ e 19’), mas ajudou a levar a equipa para o meio-campo adversário.

Depois de Luís Guilherme não ter inaugurado (34’) o marcador com a baliza à sua mercê, foi o outro reforço que brihou: Geny Catamo, após regressar da CAN onde se destacou ao serviço de Moçambique, bisou (38’ e 43’) com dois remates de pé esquerdo - bela assistência de Gonçalo Inácio no segundo tento. O Casa Pia tem agora uma montanha para escalar.

45 +1

O quarto árbitro mostra 4 minutos de descontos

43
Golo

G O O O O O L O - Que saudades já tinha o Sporting de Geny Catamo! Nova jogada rápida, com o moçambicano a ganhar a bola nas costas da defesa após um passe longo de Gonçalo Inácio, a vir para o corredor central e a apanhar Patrick Sequeira em contrapé com um remate colocado.

38
Golo

G O O O O O L O - Geny Catamo marca numa jogada rápida depois do seu remate de pé esquerdo ter sido desviado para a baliza, enganando Patrick Sequeira - a assistência pertenceu a Trincão. Quarto golo do moçambicano esta época pelos leões.

38

O jogo é reiniciado.

37
Substituição

José Fonte está lesionado e é substituído por Kaly.

36

O jogo está parado porque Patrick Sequeira está deitado no chão, motivando enorme coro de assobios das bancadas de Alvalade.

34

Sporting fica a centímetros do 1-0!!! Jogada rápida de Luis Suárez pela direita, o colombiano liberta-se do defesa que o marcava e cruza rasteiro, com Luís Guilherme a surgir ao segundo poste, mas a chegar ligeiramente atrasado à bola, acabando por rematar ao lado do poste da baliza, que estava descoberta.

31

Muito perigo do Casa Pia! Numa transição de ataque rápida, Livolant galgou metros na direita e fez um cruzamento atrasado que apanhou a defensiva leonina em contrapé. Renato Nhaga recebeu a bola com muito espaço, mas demorou uns segundos a mais a rematar e acabou por, apenas, ganhar um canto, após o qual Seba Paérez ameaçou o golo de fora da área, mas atirou ao lado.

28

Seba Pérez quase que recua para a linha defensiva, que passa a ser composta mmentaneamente por seis jogadores, à medida que o Sporting aumenta a pressão em torno da grande área do Casa Pia.

25

O jogo é reiniciado após o médio leonino se levantar rapidamente.

25

O jogo está parado porque João Simões está deitado no chão, bastante queixoso, após falta de David Sousa.

21

Luis Suárez volta a bater o livre, mas não tem a pontaria calibrada até ao momento - o remate voltou a ir ter com os adeptos atrás da baliza casapiana.

20

Livre muito perigoso para o Sporting, ganho por Geny à entrada da área.

19

Luis Suárez volta a ameaçar, desta vez dentro da área, mas o remate acaba na bancada.

17

Pela segunda vez Patrick Sequeira demora algum tempo a bater o pontapé de baliza e os adeptos leoninos fazem-se ouvir com apupos.

16

O Sporting já assentou posicionamentos e, com isso, o seu jogo ofensivo, montado no meio-campo do Casa Pia, que defende com uma linha de cinco jogadores atrás.

Os adeptos leoninos a entoarem o hino no apito inicial.

Bom ambiente em casa dos leões, apesar da muita chuva em Lisboa
14

Livre direto de Luis Suárez, por cima da baliza de Patrick Sequeira. Foi a primeira ameça do Sporting no jogo.

A entrada dos jogadores em campo.

Leões jogam pela primeira vez em casa em 2026 e Álvaro Pacheco estreia-se nos gansos
12
Cartão Amarelo

Cartão amarelo para José Fonte, o primeiro da partida.

11

João Sequeira ganha a bola na área casapiana, mas hesita demasiado na hora da decisão e o lance perde-se.

10

Livolant dispara com perigo e a bola é desviada para canto. O Casa Pia mostra que não joga para o empate.

A entrada positiva do Casa Pia obriga os jogadores do Sporting a cometerem algumas faltas, enquanto se ouvem algumas reações frustrada e de desaprovavção a partir das bancadas.

5

Primeiro remate da partida é de Kelian Nsona, a partir da esquerda do ataque, mas muito desviado da baliza.

À mesma hora do Sporting joga o PSG, próximo adversário do leão na Champions. Pode seguir o jogo AQUI.

3

Três minutos de jogo e o Sporting ainda... mal tocou na bola. Entrada com personalidade do Casa Pia, a tentar instalar-se no meio-campo adversário.

1

Casa Pia sai com a bola, a partida começou!

1

O árbitro dá início à partida.

As equipas já entraram em campo!

É homenageada no relvado a equipa Sporting Legends que venceu a Taça da Liga Legends na semana passada, ao vencer o Vitória de Guimarães na meia-final e o SC Braga na final.

No Sporting, será interesse ver a integração de Luís Guilherme na equipa e a reintegração de Geny, depois de regressar da CAN. Devido às ausências, Vagiannidis deverá jogar a lateral-esquerdo e Fresneda no lado direito. Matheus Reis também regressa à posição de central, ele que tem sido muito mais utilizado a partir do flanco.

Olhando para os onzes, o Casa Pia poderá jogar em 3x4x3, com Livolant e Nsona no apoio ao experiente avançado Cassiano. Seba Pérez e o jovem Renato Nhaga têm a responsabilidade de segurar o meio-campo.

A pouco mais de meia hora do início do jogo, os jogadores do Sporting entram para o aquecimento, enquanto os adeptos vão preenchendo as bancadas aos poucos. De seguida entram os do Casa Pia.

Encontro com os gansos marcado para as 20.15 horas

19.29 horas: Entram agora os guarda-redes do Sporting em campo.

O ambiente no exterior do estádio a sensivelmente uma hora do apito incial:

Jogo que inicia a segunda volta do campeonato começa às 20.15 horas

Os jogadores já pisaram o relvado, o aquecimento estará para breve.

Os guarda-redes do Casa Pia são os primeiros jogadores que sobem ao relvado, perante umas bandas ainda muito despidas, a menos de uma hora do apito inicial.

Este também é um jogo especial para José Fonte. O capitão do Caa Pia cumpriu a maior parte da formação no Sporting, jogou duas épocas na equipa B, mas nunca se chegou a estrear pela principal.

A chegada dos jogadores do Sporting a Alvalade:

Luís Guilherme, reforço de inverno proveniente do West Ham a troco de €14 milhões, é titular pela primeira vez, depois de ter realizado a estreia pelos leões na derrota com o Vitória de Guimarães na Taça da Liga. Geny Catamo, que recenetemente voltou da CAN, também entra diretamente para o onze.

O onze do Casa Pia: Patrick Sequeira; João Goulart, José Fonte (C), David Sousa; Gaizka Larrazabal, Renato Nhaga, Seba Pérez, Abdou Conté; Kelian Nsona, Cassiano, Jérémy Livolant.

Suplentes: Ricardo Batista; Domingos Bandeira, Rafael Brito, Dailon Livramento, Xander, Kevin Machado, Tiago Morais, Iyad Mohamed e Clau Mendes.

Já há onzes! Eis o do Sporting; Rui Silva; Fresneda, Gonçalo Inácio (C), Matheus Reis e Vagiannidis; Morita e João Simões; Geny Catamo, Trincão e Luís Guilherme; Luis Suárez.

Foto: Sporting/X

Suplentes: João Virgínia, Zeno Debast, Girogi Kochorashvili, Daniel Bragança, Alisson, David Moreira, Flávio Gonçalves, Rafael Nel e Ricardo Mangas.

Muitos aplausos na chegada da comitiva leonina a Alvalade

A comitiva do Casa Pia já chegou ao palco de jogo desta noite.

O Sporting fechou a primeira volta a sete pontos do FC Porto e Rui Borges comentou desta forma a luta pelo campeonato:

Rui Borges elogia adversário, que se segue na liderança da Liga

Álvaro Pacheco faz hoje a estreia no banco do Casa Pia, sendo o terceiro treinador da equipa esta época depois de João Pereira e de Gonçalo Brandão. O técnico da boina sabe o que é ganhar ao Sporting. Fê-lo ao serviço do Vitória em Guimarães, batendo a equipa então de Ruben Amorim por 3-2 a 9 de dezembro de 2023. De resto, soma três derrotas com os leões.

Sete lesionados mais dois castigados do lado do Sporting

Este jogo é marcado pela extensa lista de lesões no Sporting: Ousmane Diomande (lesão muscular), Eduardo Quaresma (lesão traumática), Nuno Santos (lesão traumática), Salvador Blopa (lesão muscular), Quenda (lesão traumática), Pedro Gonçalves (lesão muscular) e Ioannidis (lesão traumática). A estes, ainda se juntam dois titulares à lista de ausentes: o capitão Hjulmand e Maxi Araújo, ambos a cumprirem castigo.

Mesmo não contando com Diomande e Eduardo Quaresma, Rui Borges reafirmou que St. Juste não conta para as opções.

Rui Borges falou da situação do central neerlandês

Foi assim que Rui Borges reagiu à onda de lesões da equipa:

Treinador do Sporting anunciou mais uma baixa de peso

As duas equipas vêm de derrotas. O Sporting perdeu (1-2) na meia-final da Taça da Liga com o Vitória de Guimarães. Já o Casa Pia foi a Vila do Conde (1-3) perder com o Rio Ave, jogo que ditou a saída de Gonçalo Brandão do comando técnico.

Desde o regresso do Casa Pia à ribalta do futebol nacional, a equipa só soma derrotas com o Sporting, num total de oito encontros. para se encontrar a última derrota sportinguista contra esta adversário é preciso recuar até 1930. Na 1.ª jornada da atual edição da Liga, o Sporting iniciou a defesa do bicampeonato com uma vitória (2-0) com golos de Trincão e de Hjulmand.

13 lugares na classificação e 28 pontos: é isto que separa o Sporting, a perseguir um FC Porto praticamente perfeito, do Casa Pia, que quer fugir dos lugares perigosos da tabela, mas que pode acabar esta jornada onde menos deseja.

Boa tarde! Vamos seguir aqui ao minuto todos os acontecimentos em torno do encontro entre Sporting e Casa Pia, que abre a segunda volta do campeonato! O apito inicial está marcado para as 20.15 horas.