Siga o Palmeiras vs Flamengo em direto
Jorginho também faz história e entra num lote de luxe de jogadores que venceram a Libertadores e a Champions - de recordar que o internacional italiano venceu a prova milionária pelo Chelsea, em 2021.
FLAMENGO LEVANTA A TAÇA! A AMÉRICA DO SUL É RUBRO-NEGRA!
Filipe Luís passou de vencer a Libertadores como jogador (2022) a conquistá-la como treinador (2025) em apenas 3 anos e 31 dias — um feito sem precedentes na história do futebol sul-americano. Além disso, tornou-se apenas no nono a vencer a competição como jogador e treinador.
Flamengo provocou Palmeiras depois da vitória.
NO BRASIL, NÃO TEM OUTRO IGUAL! 🏆🏆🏆🏆#arteespecial pic.twitter.com/l3VUFfPCyI
— Flamengo (@Flamengo) November 29, 2025
Abel beijou a medalha de segundo lugar.
Vencedor da Libertadores 2025, escrito na história ✍️#sporttvportugal #LIBERTADORESnaSPORTTV #Libertadores #GloriaEterna #Palmeiras #Flamengo pic.twitter.com/xR4ZrxuqLF
— sport tv (@sporttvportugal) November 29, 2025
Realiza-se a entrega das medalhas nesta altura.
Veja o falhanço de Vítor Roque, mesmo no final da partida.
O que desperdiçou Vitor Roque 😱#sporttvportugal #LIBERTADORESnaSPORTTV #Libertadores #GloriaEterna #Palmeiras #Flamengo pic.twitter.com/3ebemvJ43B
— sport tv (@sporttvportugal) November 29, 2025
Festa rubro-negra entre adeptos e jogadores.
Festa rubro-negra entre adeptos e jogadores 🔴⚫️#sporttvportugal #LIBERTADORESnaSPORTTV #Libertadores #GloriaEterna #Palmeiras #Flamengo pic.twitter.com/dul1J1FypO
— sport tv (@sporttvportugal) November 29, 2025
Um dado curioso: este é o 66.º título da história do Flamengo... na 66.ª edição da Libertadores.
Depois de vencer a Libertadores por duas vezes, enquanto jogador, Filipe Luís vence pela primeira vez como técnico.
Apesar da derrota de Abel, há um português campeão sul-americano. José Boto é o diretor de futebol do mengão e uma peça importante na construção desta equipa.
🏆🏆🏆🏆 É TEEEEEEETRA!
— CONMEBOL Libertadores (@LibertadoresBR) November 29, 2025
🇧🇷❤️🖤 Clube de Regatas do @Flamengo, o maior campeão brasileiro da CONMEBOL #Libertadores! Dono da #GloriaEterna! pic.twitter.com/c99kvnr9FB
Três anos depois, o Flamengo é o rei da América do Sul. Muitas lágrimas de alegria nos rubro-negros. Do lado do Palmeiras, tristeza na mancha verde.
Acabou! O Flamengo volta a subir ao trono do futebol sul-americano! Danilo foi o grande herói do mengão ao marcar o único golo da final, aos 67'. Num jogo que esteve longe de ser um espetáculo, houve intensidade, emoção e uma turma carioca que foi melhor, principalmente, na segunda parte. Quarta Libertadores da história do Flamengo, que passa a ser o clube brasileiro com mais títulos. Do outro lado, desilusão para Abel Ferreira, que perde pela primeira vez na final.
Flamengo a escassos segundos de conquistar a quarta Libertadores da sua história.
90+2' - Ao poste! Flamengo esteve perto de fechar a final, mas Carlos Miguel defendeu o remate de Everton para o poste. Na recarga, Carrascal atirou para fora.
90' - Cinco minutos de compensação.
É o tudo por tudo do Palmeiras. Chovem bolas na área flamenguista.
89' - Que oportunidade! A melhor para o Palmeiras na partida. Vítor Roque com tudo para fazer o golo, atirou por cima. Pedia-se muito mais ao avançado.
88' - Canto do Palmeiras cortado por Juninho.
Palmeiras pressiona, mas não consegue criar oportunidades.
Felipe Anderson sai lesionado e entra Maurício.
Palmeiras assume a posse de bola na busca pelo empate. Flamengo baixa as linhas e defende.
Sai De Arrascaeta e entra Luiz Araújo.
76' - Grande jogada de Felipe Anderson pela esquerda. Atacante ultrapassou os defesas, mas valeu o corte de Pulgar a impedir males maiores para o Flamengo.
Veja o golo que decide a final.
Danilo desbloqueia o marcador na final!
— sport tv (@sporttvportugal) November 29, 2025
1-0 para o Flamengo 🔴⚫️#sporttvportugal #LIBERTADORESnaSPORTTV #Libertadores #GloriaEterna #Palmeiras #Flamengo pic.twitter.com/TkppfSzo8x
Tempo está a esgotar-se para o Palmeiras. Adeptos a ficarem impacientes.
Um facto curioso: é o segundo golo de Danilo numa final da Libertadores. Em 2011, na altura no Santos, o internacional brasileiro também havia marcado.
71' - Responde o Palmeiras! Remate de Murilo à meia volta passou perto da baliza de Rossi.
Sai Raphael Veiga e entra Felipe Anderson.
Que salto do ex-jogador do FC Porto, que apareceu isolado no coração da área. Vantagem merecida do Flamengo, que entrou melhor no segundo tempo.
Sai Samuel Lino e entra o ex-Benfica Everton Cebolinha.
Está inaugurado o marcador! Danilo subiu ao segundo andar para cabecear para o golo depois de um canto!
62' - Carrascal cabeceia sem perigo, mas o Flamengo continua a insistir.
57' - Perigo! Má saída de Carlos Miguel causou o pânico na área do Palmeiras. A sorte para Abel Ferreira foi que o remate de Jorginho esbarrou em Fuchs, que estava a guardar a baliza.
Flamengo por cima do Palmeiras nesta fase.
O Monumental tem capacidade para 80 mil pessoas. Mas houve quem preferisse outro sítio para ver a grande final...
Um bilhete mais barato que sai caro, achamos que vão ser precisos uns binóculos 🔭😂#sporttvportugal #LIBERTADORESnaSPORTTV #Libertadores #GloriaEterna #Palmeiras #Flamengo pic.twitter.com/E7JkO5O93Q
— sport tv (@sporttvportugal) November 29, 2025
52' - Cheirou a golo! Perda de bola inacreditável de Murilo, com Bruno Henrique a servir Arrascaeta. O uruguaio atirou, mas Gustavo Gómez conseguiu cortar no último momento.
50' - Ataque rápido do Palmeiras termina com Flaco López a rematar contra Danilo. Pedia-se mais.
Foto: LUSA
46' - Segunda parte começa com um cruzamento do Flamengo, corta Khellven.
Começa a segunda parte!
Na saída para os balneários, houve mais um momento quentinho. Abel Ferreira protestou junto do árbitro do jogo, pelo lance de Pulgar e tabém por não ter deixado bater o pontapé de canto. No túnel, ambas as comitivas envolveram-se em trocas de empurrões e insultos.
Fique com as estatísticas da primeira parte.
Intervalo! O 0-0 ajusta-se. O Flamengo teve mais bola, chegou mais vezes perto da baliza de Carlos Miguel, mas sem uma grande ocasião de perigo flagrante. O Palmeiras está com dificuldades para sair a jogar, perante a pressão do mengão, e apenas chegou perto do objetivo num cabeceamento de Vítor Roque, que saiu por cima. Muitos duelos, intensidade e até ânimos quentes, mas faltam oportunidades e o mais importante: o golo.
43' - Flamengo perigoso! Bruno Henrique surgiu na cara de Carlos Miguel, picou a bola sobre o guardião, mas Piquerez apareceu para cortar!
Flamengo tem tido mais posse de bola, mas sem grande objetividade.
Veja o momento em que o jogo aqueceu.
Estão 21º em Lima, mas o ambiente dentro do campo está a aquecer 🔥#sporttvportugal #LIBERTADORESnaSPORTTV #Libertadores #GloriaEterna #Palmeiras #Flamengo pic.twitter.com/TwhRpRBmdh
— sport tv (@sporttvportugal) November 29, 2025
Partida continua sem remates às balizas.
Palmeiras pede o vermelho para Pulgar, mas o árbitro manda seguir.
Ânimos aquecem em Lima. Confusão no meio-campo, com Fuchs muito queixoso no chão. Tudo originou quando Fuchs tentou tirar a bola a Arrascaeta, que já estava no chão. Pulgar não gostou e foi pedir explicações, atingindo o defesa brasileiro.
Continua a ser um jogo muito aguerrido, com duelos intensos, mas voltamos a passar por uma fase onde não se atacam as balizas.
Abel tenta puxar pela equipa.
Flamengo ataca com muita gente. Alex Sandro dá profundidade na ala esquerda.
21' - Palmeiras ameaça! Vítor Roque aparece na grande área, cabeceia de cima para baixo, mas a bola bate no chão e sobe muito, saindo por cima da barra.
20' - Flaco López tentou encontrar Roque, mas Danilo atento.
18' - Palmeiras chega-se à frente, mas o cruzamento de Veiga saiu muito próximo de Rossi.
16' - Samuel Lino bailou em frente ao adversário, puxou para dentro e atirou em arco. A bola passou ao lado da baliza do verdão.
15' - Aí está a primeira grande oportunidade da partida! Varela libertou Bruno Henrique, que atirou por cima, na cara de Carlos Miguel. Passou o perigo para o Palmeiras.
12' - Remate de De Arrascaeta bloqueado pela defesa palmeirense.
Jogo intenso, mas sem balizas até ao momento.
Flamengo subido no terreno, a pressionar a primeira fase de construção do Palmeiras.
6' - Canto para o Flamengo sem perigo.
Flamengo num 4x3x3 com De Arrascaeta a ser o vértice mais adiantado do meio-campo, atrás de Bruno Henrique. Palmeiras num 3x1x4x2, com Andreas Pereira à frente da defesa, Raphael Veiga e Allan nas costas da duplta Flaco López/Vítor Roque. Piquerez e Khellven são os alas do verdão.
2' - Flamengo começa bem, valeu a atenção da defesa do Palmeiras a cortar o ataque perigoso.
Começa a partida!
Os capitães Bruno Henrique e Gustavo Gómez dirigem-se para o árbitro para realizar a tradicional escolha de campo/bola.
Festa brasileira em Lima.
💚🎉 Torcida que canta e vibra pelo @Palmeiras em Lima. Vem, Final!
— CONMEBOL Libertadores (@LibertadoresBR) November 29, 2025
🏆 CONMEBOL #Libertadores | #GloriaEterna pic.twitter.com/tKohDNrlei
O Estádio Monumental em Lima tem capacidade para 80.093 pessoas e estará lotado para o jogo decisivo! Que ambiente na capital peruana!
Vencedor será o primeiro tetra brasileiro. Joga-se a história em Lima!
Cerimónia de abertura em andamento!
Equipas aquecem no relvado do Monumental.
«O Abel é o melhor treinador do Brasil»
Filipe Luís lembrou a final de 2019 e deixou elogios a Abel: «Muitas recordações deste lugar mágico onde vivemos uma tarde maravilhosa. Esperamos voltar a ter outra alegria hoje. O Palmeiras é uma grande equipa, com princípios consolidados, com o melhor do nosso país e vai ser um grande jogo.»
«Espero um jogo intenso equilibrado»
Abel Ferreira falou antes da final e fez uma antevisão ao jogo: «Uma final entre duas grandes equipas. Espero um jogo intenso equilibrado, mas que o Palmeiras tenha coragem de impôr o seu jogo, de bloquear os pontos fortes do nosso adversário e estar criativos para fazer os golos necessários. É a terceira vez que estou na final e o meu sentimento é de gratidão.»
Num jogo em que se esperam golos, Flaco López e De Arrascaeta procuram voltar a fazer o gosto ao pé. Ambos com 23 tentos, chegam a esta final como os melhores marcadores de Palmeiras e Flamengo, respetivamente. O argentino é, de resto, o maior goleador da competição, com sete golos.
A chegada do Flamengo ao Monumental.
🔴⚫️ O @Flamengo já está chegando em busca da #GloriaEterna!
— CONMEBOL Libertadores (@LibertadoresBR) November 29, 2025
🏆 CONMEBOL #Libertadores pic.twitter.com/gfQPcPuDHJ
Pedro é o grande ausente desta final. O avançado do Flamengo, segundo melhor marcador da equipa, está lesionado e não irá jogar. No Palmeiras, Weverton, Paulinho e Lucas Evangelista também estão a contas com lesões.
Ambas as equipas contam com jogadores com passado no futebol português. No Palmeiras, para além de Abel, Felipe Anderson (FC Porto), Lucas Evangelista (Estoril e V. Guimarães) e Bruno Rodrigues (Famalicão) passaram por cá. Do lado do Flamengo, Danilo e Alex Sandro brilharam no FC Porto, enquanto Samuel Lino destacou-se no Gil Vicente e Juninho Vieira no Chaves - com passagens por Estoril e Portimonense também. Everton Cebolinha esteve duas épocas no Benfica e Gonzalo Plata (castigado) passou pelo Sporting.
O ambiente no Monumental de Lima, a uma hora da final!
Adeptos do Palmeiras em força na capital peruana.
🇧🇷🤝🇵🇪 Festa em Lima, festa em São Paulo! É a torcida do @Palmeiras em toda parte pela #GloriaEterna. pic.twitter.com/7ikKq7MBmq
— CONMEBOL Libertadores (@LibertadoresBR) November 29, 2025
A festa rubro-negra em Lima.
❤️🖤 Paixão pelo @Flamengo em Lima!
— CONMEBOL Libertadores (@LibertadoresBR) November 29, 2025
🏆 CONMEBOL #Libertadores pic.twitter.com/K4eYJIpMuf
Início do jogo atrasado para as 16h15 (21h15 de Lisboa), devido ao tráfego de Lima.
A chegada do Palmeiras ao Monumental.
⚪️🟢 @Palmeiras chegando em busca de mais uma #GloriaEterna!
— CONMEBOL Libertadores (@LibertadoresBR) November 29, 2025
🏆 CONMEBOL #Libertadores pic.twitter.com/kdp07bvOCA
Suplentes Flamengo: Matheus Cunha, E. Royal, L. Ortiz, Ayrton Lucas, Everton Araujo, Saúl, De La Cruz, L. Araújo, Michael, Éverton, Juninho, Wallace Yan.
Suplentes Palmeiras: Marcelo Lomba, Giay, Aníbal Moreno, Jefté, Felipe Anderson, Bruno Rodrigues, Micael, Facundo Torres, Mauricio, Sosa, Emiliano Martínez e Benedetti.
Palmeiras: Carlos Miguel; Khellven, Murilo, Gomez, Piquerez; Allan, Bruno Fuchs, Andreas Pereira, Veiga; López, Vítor Roque.
Flamengo: Rossi; G. Varela, Danilo, Léo Pereira, Alex Sandro; Erick, Jorginho, De Arrascaeta, Carrascal; S. Lino, Bruno Henrique.
Já temos onzes!
Para além da glória de conquistar a Libertadores, Palmeiras e Flamengo procuram também os benefícios financeiros deste feito...
Desde o início, em 1960, a Libertadores já foi conquistada por 27 equipas.
O Flamengo terminou em segundo no Grupo C, atrás da LDU Quito e à frente de Central Córdoba e Deportivo Táchira. No mata-mata, eliminou Internacional (oitavos), Estudiantes (quartos) e Racing Club (meias).
Para chegar à grande final, o Palmeiras começou por liderar o Grupo G, com Cerro Porteño, Bolívar e Sporting Cristal, ultrapassando Universitario (oitavos), River Plate (quartos) e LDU Quito (meias) nas eliminatórias.
O Monumental de Lima é sinónimo de glória para o Flamengo... e para Jorge Jesus. Em 2019, o mengão venceu, neste estádio, o River Plate, no jogo decisivo da Libertadores, e conquistou o troféu pela segunda vez na sua história.
Balneário do Palmeiras pronto para a grande final.
🇳🇬✅ Vestiário pintado em verde e branco pela #GloriaEterna do @Palmeiras em Lima!
— CONMEBOL Libertadores (@LibertadoresBR) November 29, 2025
🏆 CONMEBOL #Libertadores | #GloriaEterna pic.twitter.com/0WkVPUtJZq
Para além da Libertadores, ad duas formações disputam também o título do Brasileirão. Nesta altura, quando faltam dois jogos para o final, a turma do Rio leva cinco pontos de vantagem sobre o verdão.
Dois grandes do futebol brasileiro, Palmeiras e Flamengo já se enfrentaram 113 vezes. Apesar do histórico apertado, o verdão leva ligeira vantagem, com 40 vitórias, contra 39 triunfos dos cariocas, além dos empates que completam o confronto. No cenário continental, as duas equipas cruzaram-se apenas uma vez na Libertadores, e o Palmeiras levou a melhor, conquistando a vitória no único encontro entre ambos na competição, precisamente, na final de 2021.
Balneário do mengão preparado para receber os comandados de Filipe Luís.
💪🔴⚫️ A preparação do vestiário do @Flamengo para um dia especial! Vem aí a Final da CONMEBOL #Libertadores. pic.twitter.com/qZ0ggRH2iC
— CONMEBOL Libertadores (@LibertadoresBR) November 29, 2025
Na véspera deste encontro, uma notícia de lamentar. Um adepto do Palmeiras morreu durante passeio turístico antes da final.
A taça da Libertadores. Quem a levantará esta noite?
🏆🏟️ Chegou o grande dia!
— CONMEBOL Libertadores (@LibertadoresBR) November 29, 2025
🎉 Lima está em clima de #GloriaEterna. É Final da CONMEBOL #Libertadores entre @Palmeiras e @Flamengo! pic.twitter.com/tsJ563Um9l
Em antevisão à partida, Abel Ferreira deixou no ar a possibilidade de uma surpresa, seja no onze titular, seja no sistema tático a utilizar.
Encontro decisivo disputa-se no Estádio Monumental de Lima, uma das arenas míticas do futebol sul-americano.
Abel Ferreira volta a um palco que bem conhece. O treinador português tem dois títulos da Libertadores e, caso conquiste o terceiro, entrará na história do Palmeiras, isolando-se como o treinador mais titulado da história do emblema de São Paulo. Além disso, tornar-se-á, somente, o terceiro treinador na história a erguer o troféu três vezes, entrando num lote restrito, composto apenas por dois argentinos: Carlos Bianchi e Osvaldo Zubeldía.
Palmeiras ou Flamengo vão suceder ao Botafogo, que venceu a competição na época passada. Artur Jorge era o treinador do fogão, que derrotou o Atlético Mineiro na final.
Rui Almeida, enviado-especial de A BOLA a Lima, conta mais sobre este jogo.
A 66.ª edição da maior prova de clubes na América do Sul tem início às 21h (horas de Lisboa) e será arbitrada pelo argentino Darío Humberto Herrera.
Chegou o dia D. Palmeiras ou Flamengo, um deles será o novo Rei da América do Sul. De um lado, o verdão de Abel Ferreira, que já conquistou duas Libertadores (2020 e 2021). Do outro, o mengão, que quer voltar a repetir os feitos de 1981, 2019 (com Jorge Jesus) e 2022, para juntar à provável conquista do Brasileirão. Espera-se um jogo emotivo em Lima, com muita coisa para contar. E você, caro leitor, poderá seguir todas as incidências desta partida aqui!