Siga o Nigéria vs Moçambique em direto
FULL-TIME! 🇳🇬🇲🇿
— TotalEnergies AFCON 2025 (@CAF_Online) January 5, 2026
Nigeria deliver a dominant 4-0 win over Mozambique. #TotalEnergiesAFCON2025 | @tecnomobile pic.twitter.com/ASJ0I0PKDK
O incidente entre Osimhen e Lookman.
O ambiente aqueceu entre Osimhen e Lookman 😬#sporttvportugal #CANnaSPORTTV #TaçadasNaçõesAfricanas #Nigeria #Moçambique pic.twitter.com/HQaL7qy6RY
— sport tv (@sporttvportugal) January 5, 2026
Termina assim o sonho moçambicano, que chegou pela primeira vez aos oitavos de final da CAN (2025).
No final, saiu imediatamente para os balneários.
Lookman abriu o marcador, Adams fechou e Osimhen bisou, mas o avançado do Galatasaray ainda esteve no centro de uma polémica, ao pegar-se com o jogador da Atalanta no relvado.
Vitória sem contestação da Nigéria. Depois de cinco jogos dos oitavos de final em que os favoritos ganharam todos, mas com dificuldades, os nigerianos não deixaram dúvida de quem merecia vencer o jogo desta segunda-feira e eliminaram Moçambique da CAN 2025 com direito a goleada (4-0).
Termina a partida!
Ernan evita o 5-0 da Nigéria!
Três minutos de compensação.
Chukwueze e Onuachu entram por Lookman e Adams.
Todos os jogadores em campo estão à espera do apito final. Moçambique procura não sofrer mais golos e Nigéria ainda tenta o 5-0, mas sem muita intensidade.
Dele-Bashiru e Onyedika entram por Onyeka e Ndidi na Nigéria.
Urrubal rende Siluane na baliza de Moçambique, estreando-se também nesta despedida da CAN 2025.
Lookman perto do 5-0.
Se havia dúvidas antes... agora não há. Nigéria vai apurar-se para os quartos de final da CAN 2025 e Moçambique está fora, na sua primeira partipação nos oitavos.
Mais uma assistência para Lookman, a quinta no torneio, mas o mérito vai para o remate potente de Adams.
GOLO DA NIGÉRIA! Adams faz também o seu golo e chega a contornos de goleada!
Moçambique ainda não tem qualquer remate à baliza, enquanto a Nigéria tenta gerir o jogo, mas tentando também aumentar a vantagem.
Pedido concretizado: Osimhen sai de campo, entra Simon.
Sai Bangal por Ratifo, avançado por avançado, na equipa de Moçambique.
Osimhen já nem corre e continua a pedir para sair.
Adams perto de um golaço, mas Ernan faz uma enorme defesa!
Osimhen e Lookman pegados em campo, mas os colegas acalmaram-nos. O avançado do Galatasaray até pediu... para sair de campo, depois de cabecear para mais uma defesa de Ernan.
Chiquinho Conde faz mais uma alteração: tira Witi por Chamito.
Apesar do 3-0 no marcador, Nigéria continua a dar tudo no ataque e estão mais perto do 4-0 do que de sofrer um golo.
They click. Together. 🇳🇬🫂#TotalEnergiesAFCON2025 | #WeCelebrateDifferent pic.twitter.com/dmHIVIjxBi
— TotalEnergies AFCON 2025 (@CAF_Online) January 5, 2026
Nigéria muito perto do 4-0, mas falta de eficácia, em vários momentos consecutivos, na área de Moçambique, com Ernan a defender num primeiro momento e a defesa a tratar do resto.
As celebrações de Osimhen e Lookman, a dupla matadora da Nigéria.
Just Naija boys, enjoying the rain. 🇳🇬😉#TotalEnergiesAFCON2025 | #WeCelebrateDifferent pic.twitter.com/bwvCVqEvjb
— TotalEnergies AFCON 2025 (@CAF_Online) January 5, 2026
Os dois golos da Nigéria na primeira parte:
Lookman e Osimhen a marcarem dois golos em cinco minutos contra Moçambique 🇲🇿#sporttvportugal #CANnaSPORTTV #TaçadasNaçõesAfricanas #Nigeria #Moçambique pic.twitter.com/cGGi7IOF7s
— sport tv (@sporttvportugal) January 5, 2026
Golpe duro para Moçambique, que esperava dar a volta à situação nesta segunda parte, mas a Nigéria voltou a entrar com tudo e na primeira oportunidade não desperdiçou.
Guarda-redes moçambicano volta a precisar de assistência médica.
Bangal lançado na profundidade, mas o ponta de lança não consegue aproveitar e nem remate conseguiu efetuar.
Osayi procura fazer levar o resultado para contornos de goleada, mas atira para fora.
Osimhen chega também aos 3 golos no torneio, igualando Lookman e ficando a um do líder da lista de melhores marcadores, Brahim Díaz.
O jogador da Atalanta teve um pouco de sorte à chegada à area, mas voltou a aproveitar a descoordenação defensiva dos Mambas para assistir o colega para o 3-0. Bruno Langa ainda tentou impedir o remate, mas sem sucesso.
GOLO DA NIGÉRIA! É o bis de Victor Osimhen e novamente com assistência de Lookman!
Chiquindo Conde opera uma dupla substituição ao intervalo: saem Diogo Calila e Domingués, entram Kambala e Nanani.
Começa a segunda parte!
Bastantes dificuldades para Moçambique nesta primeira parte, dominada pela Nigéria, a ceder dois golos em cinco minutos, com os suspeitos do costume a faturarem: Lookman e Osimhen.
Quem vencer este jogo defronta a Argélia ou a República Democrática do Congo, possível adversário de Portugal no Mundial 2026. Jogam amanhã.
Straight into it. Osimhen and Lookman. 🇳🇬🤍#TotalEnergiesAFCON2025 | #WeCelebrateDifferent pic.twitter.com/c2RkhSrDoG
— TotalEnergies AFCON 2025 (@CAF_Online) January 5, 2026
Termina a primeira parte. O árbitro apita para o intervalo.
Cartão amarelo para Onyeka, devido a uma falta a Guima, sem bola.
Muita confusão na área da Nigéria, com o cruzamento de Geny de facto a ser perigoso, mas sem ninguém para finalizar. Contra-ataque da Nigéria sem sucesso, mas também perigoso.
Mais uma bola parada perigosa para Moçambique e Geny Catamo, a poucos segundos do intervalo.
Três minutos de compensação na primeira parte.
Adams passa por Reinildo com muita classe e tenta fazer o 3-0, mas a bola passa ligeiramente ao lado da baliza.
Bom momento de Ernan com os pés, a manter Moçambique com bola, provavelmente o mais tempo seguido nesta primeira parte. Mesmo assim, sem passar o seu meio-campo.
Geny Catamo faz tudo para chegar à área adversária, mas depois não consegue passar por Bassey, que recuperou a bola graças ao seu físico.
Primeiro cartão amarelo do jogo é para o capitão Ndidi, por uma cotovelada a Pelembe.
Reinildo salva Moçambique do 0-3! Erro na saída de bola, embora se tenha pedido falta, mas a Nigéria não consegue aproveitar para aumentar a vantagem.
Bola parada perigosa para Moçambique, com Geny Catamo a bater para o cabeceamento de Bangal, que tira a bola do colega Mexer e atira para fora! Melhor oportunidade do jogo para os moçambicanos, até agora.
Mesmo com o resultado 2-0, a Nigéria parece estar mais próxima do 3-0 do que Moçambique do 2-1.
Muitas dificuldades para Moçambique nestes primeiros 30 minutos, com a Nigéria a dominar por completo o jogo e, sempre que tem bola, a atacar com perigo.
Recomeça a partida.
Lookman fica a apenas um golo do topo da lista dos melhores marcadores da CAN 2025, onde está Brahim Díaz, de forma isolada, com 4. O nigeriano é ainda o melhor assistente, com 3, enquanto Osimhen tem dois golos.
Ernan, o guarda-redes de Moçambique, em dificuldades e é chamada a equipa médica. Jogo interrompido.
Osimhen volta a atirar à baliza, agora de cabeça. Nigéria procura o 3-0 e ficar tranquila no resultado.
Depois de marcar, Lookman cruza para o avançado do Galatasaray, que finaliza de primeira para o fundo das redes. Defesa moçambicana apanhada a dormir.
GOLO DA NIGÉRIA! Osimhen aumenta a vantagem no resultado e faz o segundo dos nigerianos em dois minutos.
Oportunidade desperdiçada para Moçambique, com Bangal a aparecer quase na cara do guarda-redes, mas com o defesa a tirar-lhe a bola dos pés. No entanto, o moçambicano estava em posição irregular.
Mais um ataque da Nigéria e Adams faz um passe atrasado para o centro da grande área, onde aparece o melhor jogador africano em 2025 para finalizar de primeira e sem hipóteses para o guarda-redes.
Moçambique ataca pela primeira vez com a bola nos pés e Geny Catamo deixa a bola no capitão, mas a combinação não teve sucesso.
Nigéria continua ao ataque com a dupla Lookman-Osimhen a tentar a sua sorte em remates consecutivas, mas esbarraram na defesa moçambicana.
Bruno Langa corta quase em cima da linha! Novo canto para a Nigéria e Ajayi ia abrindo o marcador de cabeça, mas estava lá o ex-Chaves ao pé do poste.
Geny Catamo toca pela primeira vez na bola, mas perde-a rapidamente: a Nigéria não está a deixar Moçambique respirar neste arranque de jogo.
Remate muito perigoso de Iwobi para uma enorme defesa de Ernan!
Grande entrada da Nigéria, com duas oportunidades de golo consecutivas, mas não se traduziu em golo, para já. Moçambique tenta responder com bola.
Golo anulado à Nigéria! Novo cruzamento do lado direito, agora de Onyeka, para Osimhen, que atira para o fundo das redes, mas o avançado do Galatasaray estava fora de jogo.
Nigéria entra ao ataque e Osimhen perto de chegar a um cruzamento de Osayi, mas não chega à bola.
Já rola a bola!
Agora sim, vai começar.
Início do jogo parece ter sido adiado alguns minutos, devido a uma problema numa das balizas. Está a ser colocada fita-cola para ficar toda coberta pelas redes.
Vai começar a partida!
Chove em Fez, Marrocos.
Ouvem-se os hinos nacionais.
Os jogadores já estão a entrar em campo.
Falta um quarto de hora para o início da partida!
No outro jogo, Egito bateu Benin no prolongamento, por 3-1.
A festa dos Mambas na chegada ao palco do jogo.
Suplentes de Moçambique: Zavala, Urrubal, Rastifo, Nene, Nanani, Melque, Kambala, Gildo, Dove, Cherene, Chamito, Chamboco, Bonde e Abdala.
Suplentes da Nigéria: Uzoho, Obasogie, Zaidu, Simon, Onyedika, Onuachu, Ogbu, Nnadi, Lawal, Ejuke, Dele-Bashiru, Cukwueze, Awaziem e Akinsanmiro.
Equipa de Moçambique: Ernani; Diogo Calila, Mexer, Reinildo e Bruno Langa; Alfons Amade e Ricardo Guima; Geny Catamo, Dominguês e Witi; Faisal Bangal.
Equipa da Nigéria: Nwabali; Osayi-Samuel, Ajayi, Bassey e Bruno Onyemaechi; Ogochukwu, Ndidi e Iwobi; Adams, Lookman e Osimhen.
Já há onzes!
Antes desta partida, Egito e Benin também decidem o seu destino nesta CAN 2025.
A partida joga-se no Complexo Desportivo de Fès, em Marrocos, e começa a partir das 19 horas, sendo que terá a arbitragem do camaronês Mefire.
Geny Catamo, jogador do Sporting, tem sido uma das figuras de destaque e soma dois golos e uma assistência em três jogos, tendo sido eleito o MVP na vitória histórica ao Gabão.
Já Moçambique perdeu com a Costa do Marfim (0-1) e Camarões (1-2), mas bateu o Gabão (3-2) e assegurou o terceiro lugar.
Na fase de grupos, a Nigéria venceu os três jogos e foi a seleção mais goleadora: Uganda (3-1), Tunísia (3-2) e Tanzânia (2-1), mas sofreu sempre golos.
Em caso de apuramento, uma destas equipas vai defrontar a Argélia ou a República Democrática do Congo, possível adversário de Portugal no Mundial 2026.
Mali, Senegal, Camarões e Marrocos já se apuraram para os quartos de final e os moçambicanos querem se juntar a essa lista, mas têm de ultrapassar os favoritos (e finalistas da última edição).
Boa tarde, acompanhe aqui em direto o duelo entre a Nigéria e Moçambique, a contar para os oitavos de final da CAN 2025.