Lookman e Osimhen são os melhores marcadores da Nigéria - Foto: CAF_Online
Lookman e Osimhen são os melhores marcadores da Nigéria - Foto: CAF_Online

CAN: Osimhen e Lookman pegam-se, mas Nigéria arrasa e sonho moçambicano fica pelos oitavos

Avançados marcaram na goleada nigeriana diante de Moçambique, que não conseguiu rumar pela primeira vez aos quartos de final, mas houve drama entre as duas estrelas no relvado

Vitória sem contestação da Nigéria. Depois de cinco jogos dos oitavos de final em que os favoritos ganharam todos, mas com dificuldades, os nigerianos não deixaram dúvida de quem merecia vencer o jogo desta segunda-feira e eliminaram Moçambique da CAN 2025 com direito a goleada (4-0).

Bastaram apenas alguns segundos para a seleção nigeriana deixar um pequeno aviso e Osimhen viu um golo a ser anulado por fora de jogo claro (2'), isto no momento do cruzamento de Onyeka. Porém, era apenas uma questão de tempo até chegar o golo e com toda a justiça, porque a Nigéria entrou com tudo e não deixou o adversário respirar nos primeiros minutos... e até ao fim do jogo.

Foi aos 20' que Ademola Lookman abriu o marcador: em mais um ataque, Adams recebeu a bola na frente e fez um passe atrasado para o centro da grande área, onde o melhor jogador africano em 2025 apareceu para finalizar de primeira e sem hipóteses para o guarda-redes. Nem cinco minutos depois, foi a vez da estrela da Atalanta dar o golo e assistiu o colega de ataque Victor Osimhen, com um cruzamento a apanhar a defesa moçambicana a dormir.

Por outro lado, Moçambique não conseguiu sequer fazer um remate enquadrado, apesar de ter alguns momentos perigosos, principalmente de bola parada. Geny Catamo, brilhante em todo o torneio, também não conseguiu levantar a sua equipa e o terceiro golo podia ter surgido ainda na primeira parte, mas ficou guardado para os primeiros segundos do segundo tempo. Chiquinho Conde pretendia uma reação da equipara para os outros 45 minutos, trocando duas peças - Diogo Calila e Domingues saíram por Kambala e Nanani -, mas a verdade é que foi mais do mesmo e um golo a abrir a segunda parte deixou tudo a perder.

Novamente a passe de Lookman, Osimhen fez o 3-0 e chegou aos três golos no torneio. Seria de esperar que o avançado do Galatasaray estivesse agradecido ao compatriota, e no momento até esteve, mas poucos minutos depois as duas estrelas do país pegaram-se no relvado. Num ataque da Nigéria, Osimhen não gostou da decisão de Lookman e pediu satisfações. Os seus colegas tentaram-no acalmar, sem sucesso, e o próprio virou-se para o banco de suplentes para... pedir a substituição.

O ex-Nápoles deixou de correr em campo e no final da partida foi diretamente para o balneário. O pedido foi cumprido pouco depois e Lookman ainda ficou em campo para somar a terceira assistência do jogo, a quinta na competição: o avançado deixou a bola em Adams, que disparou com toda a força para o 4-0, levando este resultado para contornos de goleada. Ademola é o melhor assistente e também está a apenas um golo de Brahim Díaz, líder isolado da melhor lista de marcadores (com 4), assim como Osimhen (3).

Moçambique fica pelo caminho na sua primeira presença na fase a eliminar de uma CAN, enquanto para a Nigéria segue-se a Argélia ou a República Democrática do Congo, possível advesário de Portugal no Mundial 2026, que se defrontam esta terça-feira.