Sem espinhas! Liverpool é campeão inglês

Diogo Nunes • 23:30 - 26.04.2025/ Atualizado: 18:24 - 27.04.2025

Hoje poder ser dia de festa na cidade dos Beatles. A turma de Arne Slot está a um ponto de conquistar a Premier League pela primeira vez desde 2019/20. Pela frente terá os Spurs, mais focados nas meias-finais da UEFA Europa League.

Jogadores do Liverpool festejam título em apoteose no relvado, mas a figura é mesmo Arne Slot.

O Liverpool é campeão inglês, depois de vencer o Tottenham por 5-1. Domínio inegável dos comandados de Arne Slot que até começaram a perder graças a um golo de Solanke (12'), mas consumaram a reviravolta ainda na primeira parte. Os segundos 45 minutos ficaram marcados pelo primeiro golo de Salah em sete jogos e pelo crescimento do vulcão de Anfield pronto para explodir no final da partida. Os reds conquistaram o vigésimo campeonato da história, o segundo sob a denominação de Premier League e igualaram o número de títulos do Manchester United. Arne Slot repete a façanha de José Mourinho e torna-se no quinto treinador a vencer o campeonato inglês na estreia.

90+5'

Termina a partida!

90+4'
Amarelo

O árbitro mostra a Harvey Elliott o cartão amarelo por conduta antidesportiva.

90+4'
Amarelo

O árbitro mostra a Richarlison o cartão amarelo por conduta antidesportiva.

90+1'

Vão jogar-se mais quatro minutos.

90'

Darwin Nunez teve nos pés uma oportunidade de ouro para calar os críticos e tomar uma boa decisão após uma bela transição rápida... mas falhou redondamente a assistência para Salah.

Começa a juntar-se uma multidão nas imediações de Anfield Road.

83'
Substituição

Alexis Mac Allister sai do campo e é substituído por Darwin Núñez.

79'

O jogo é finalmente retomado.

Jogo interrompido depois de adeptos do Liverpool atirarem balões para dentro de campo.

76'
Substituição

Trent Alexander-Arnold sai do campo e é substituído por Wataru Endo.

76'
Substituição

Luis Díaz sai do campo e é substituído por Harvey Elliott. Grande ovação para o colombiano.

71'

Após intervenção do VAR, o árbitro confirma legalidade do golo.

70'

Goloooo do Liverpool. Autogolo de Udogie. Na primeira intervenção em campo, Diogo Jota rematou contra Ben Davies, a bola sobrou para Arnold que queria assistir Salah. O lateral italiano evitou o bis do egípicio, mas não o quinto dos reds.

68'
Substituição

Cody Gakpo sai do campo e é substituído por Diogo Jota.

68'
Substituição

Dominik Szoboszlai sai do campo e é substituído por Curtis Jones.

68'
Substituição

Mathys Tel sai do campo e é substituído por Wilson Odobert.

68'
Substituição

Dominic Solanke sai do campo e é substituído por Richarlison.

67'

Van Dijk tentou a sorte do meio da rua. Remate passou perto.

63'

Goloooo do Liverpool, é de Salah. Transição rápida comandada por Mac Allister foi finalizada de forma exímia pelo egípicio que marcou pela primeira vez em sete jogos.

61'

Defende Vicario. Gravenberch tentou a sorte de longe, mas o guardião italiano controlou o lance.

Péssima saída de Vicario não foi aprovitada pelo Liverpool. Na sequência do lance, Salah caiu na área.

58'

Salah correu pela direita, cortou para o meio, mas ainda não foi desta que faturou esta tarde.

53'

Mac Allister ficou em boa posição para bisar, mas rematou ao lado. Tottenham continua a deixar imenso espaço nas costas da linha defensiva quando inicia manobra ofensiva.

49'

Que perigo. Jogada rendilhada entre Gakpo e Mac Allister teve tudo para dar golo, mas passe do neerlandês para Salah não foi correspondido.

Ange Postecoglu refrescou a equipa, já com a receção de quinta-feira ao Bodo/Glimt em mente.

46'
Substituição

Substituições no Tottenham: saíram Archie Gray e James Maddison; entraram Sarr e Kulusevski

46'

Começa a segunda parte.

Os jogadores das duas equipas regressam ao relvado.

Os jogadores encaminham-se para os balneários.

Termina a primeira parte. Liverpool e Tottenham protagonizaram 30 minutos de enorme qualidade. Solanke ainda assustou os comandados de Arne Slot com o primeiro golo da partida, mas os 'reds' consumaram a reviravolta em cinco minutos. O 3-1 não justificou o equilíbrio de forças entre os dois conjuntos. Destaque negativo para a postura defensiva dos Spurs, muito permissivos e negligentes no controlo da profundidade.

45+1'

Vão jogar-se mais quatro minutos na primeira parte.

43'

Retoma a partida.

43'

Corte determinante de Konaté evita desvio vitorioso de Mathys Tel. Avançado fica caído no relvado.

O terceiro golo do Liverpool acalmou os ânimos em Anfield. Displicência defensiva do Tottenham traiu bom rendimento ofensivo.

34'
Amarelo

Depois de ter tirado a camisola, o árbitro é forçado a mostrar a Cody Gakpo o cartão amarelo.

34'

Golooo do Liverpoo. É de Gakpo. Na sequência de um pontapé de canto, o avançado neerlandês ganhou espaço e rematou cruzado para o 3-1. O festejo lembra Kaká.

Meia-hora do melhor futebol do mundo em Anfield. O Tottenham transformou o ligeiro ascendente inicial no golo inaugural, mas o Liverpool não tremeu e demonstrou porque é que será um justo campeão. Se no golo de Luis Díaz precisou de confirmação do VAR, dois minutos depois marcoi à lei da bomba.

28'

Responde o Tottenham. Solanke obrigou Alisson a defesa apertada para canto. Decisão inteligente do guarda-redes que não conseguiria agarrar a bola.

24'

QUE GOLAÇO, MAC ALLISTER. Pressão alta do Liverpool dá frutos, Gravenberch recuperou em zona subida e assistiu o médio argentino para uma bomba à entrada da área.

20'

Novo golo anulado ao Liverpool. Salah e Alexander-Arnold cozinharam pela direita e assistiram Cody Gakpo, mas foi assinalado fora-de-jogo do egípcio.

18'
Golo

Após revisão do VAR, o golo de Luís Diaz foi VALIDADO. Mérito para o passe delicioso de Salah que deixou Szoboszlai livre de marcação para abrir a porta do golo ao extremo colombiano.

16'

Golo anulado ao Liverpool. Grande jogada de Salah finalizada por Luis Díaz levantou adeptos dos reds da cadeira, mas o árbitro da partida assinalou fora-de-jogo.

12'

Golooooo do Tottenham. É de Solanke. Maddison bateu um pontapé de canto de forma imperial e o avançado inglês respondeu ao segundo poste com um cabeceamento vitorioso. Com este resultado, o Liverpool adia o título.

11'

Que oportunidade para o Liverpool. Gakpo inventou uma bicicleta que quase pedalou para a baliza do Tottenham. Seria um golaço.

10'

Grande passe de Van Dijk encontra Gakpo que em esforço obriga Vicario a defender para campo.

Minutos iniciais marcados pela pressão alta dos dois conjuntos que condiciona a construção de jogadadas rendilhadas de parte a parte. Ainda assim, o Tottenham está mais confortável na partida.

4'

O Tottenham canalizou o jogo ofensivo pelo lado esquerdo e Mathys Tel cruzou com perigo para a área do Liverpool. Robertson evitou males maiores.

3'

Salah por cima. Grande toque de calcanhar de Mac Allister deixa a bola á mercê de um remate em arco do extremo egípcio. Está dado o primeiro sinal de perigo.

Liverpool começa por cima da partida.

1'

O árbitro dá início à partida.

Rola a bola em Anfield.

Canta-se o clássico You'll never walk alone em Anfield. Arrepiante.

Thomas Bramall é o árbitro da partida.

As três equipas entram no relvado de Anfield. O jogo do título vai começar.

O Liverpool já aquece rodeado ao ritmo da lotação esgotada de Anfield.

Em declarações à Sky Sports antes da partida decisiva, Arne Slot não escondeu a surpresa pela receção apoteótica: «Sentimos o apoio a época toda, mas hoje foi mais alto que o normal. Temos trabalho para fazer. É bom para os jogadores sentirem apoio, mas temos de nos focar no Tottenham.»

Tudo pronto para jogo que pode dar título.

A equipa do Liverpool foi recebida em apoteose à chegada a Anfield.

Onzes e suplentes das duas equipas:

Liverpool: Alisson; Alexander-Arnold, Van Dijk, Konaté e Robertson; Gravenberch, Mac Allister e Szoboszlai; Salah, Cody Gakpo e Luis Díaz

Suplentes: Kelleher, Endo, Darwin Nunez, Chiesa, Curtis Jones, Harvey Elliot, Diogo Jota, Tsimikas e Quansah

Tottenham: Vicario; Spence, Danso, Davies e Udogie; Bergvall e Gray; Brennan Johnson, Maddison e Mathys Tel; Solanke

Suplentes: Kinsky, Pedro Porro, Romero, Van de Ven, Bissouma, Sarr, Kulusevski, Odobert e Richarlison

Já Ange Postecoglu opera uma autêntica revolução no onze em relação à derrota caseira frente ao Nottingham Forest (1-2): apenas Vicario, Spence e Mathys Tel mantêm-se nas opções iniciais do treinador australiano.

Arne Slot opera apenas mudanças nas laterais defensivas em relação à vitória da última jornada em Leicester (1-0) : saem Conor Bradley e Tsimikas; entram Alexander-Arnold e Andrew Robertson.

Onze do Tottenham: Vicario; Spence, Danso, Davies e Udogie; Bergvall e Gray; Brennan Johnson, Maddison e Mathys Tel; Solanke

Onze do Liverpool: Alisson; Alexander-Arnold, Van Dijk, Konaté e Robertson; Gravenberch, Mac Allister e Szoboszlai; Salah, Cody Gakpo e Luis Díaz

Já são conhecidos os onzes!

Dado o objetivo de conquistar a UEFA Europa League e festejar um troféu pela primeira desde 2008, é esperado que Postecoglu rode a equipa tendo em vista a receção ao Bodo/Glimt.

Ainda assim, os Spurs são, surpreendentemente, o quinto melhor ataque da Premier League com 61 golos marcados, menos dois do que o Arsenal, atual segundo classificado.

Apesar da campanha relativamente positiva que está a rubricar na Europa, o Tottenham ocupa atualmente a 16.ª posição da Premier League e não conhece o sabor da vitória como visitante desde a visita a Ipswich (4-1) a 22 de fevereiro.

Na conferência de imprensa de antevisão à visita a Liverpool, Ange Postecoglou frisou que duelo da Premier League é a prioridade, mesmo que comece a disputar as meias-finais da UEFA Europa League frente ao Bodo/Glimt na quinta-feira. O técnico australiano frisou ainda que Heung-min Son está em dúvida para a partida de hoje.

O Tottenham não vence em Anfield em jogos a contar para a Premier League há praticamente 14 anos. Na temporada 2010/2011, os Spurs venceram por 2-0, cortesia de Van der Vaart e Luka Modric. Entre 2011 e 2025, a estatística revela quatro empates e nove derrotas em treze visitas.

Na primeira volta, o Liverpool venceu em Londres por 6-3 num jogo caótico com seis golos na segunda parte. As duas equipas voltaram a defrontar-se nas meias-finais da Taça da Liga, que sorriram aos reds, graças a agregado de 4-1.

Líder desde a jornada 11, o percurso do Liverpool na Premier League tem sido marcado pelo domínio a todos os níveis. Os reds são o melhor ataque (75 golos marcados) e a segunda melhor defesa (31 sofridos).

Esta poderá ser uma tarde especial para Arne Slot. O neerlandês pode tornar-se no quinto treinador da história da Premier League a vencer a competição na época de estreia, depois de José Mourinho (2005), Carlo Ancelotti (2010) e Antonio Conte (2017) pelo Chelsea e Manuel Pellegrini (2014) pelo Manchester City. Missão quase cumprida pelo técnico que chegou a Liverpool com a responsabilidade de substituir Jurgen Klopp.

Na conferência de antevisão ao primeiro jogo do título, Arne Slot salientou que ainda falta um ponto para o Liverpool ser feliz e realçou qualidades do Tottenham: «Estão a jogar por algo especial na UEFA Europa League e quererão preparar-se da melhor maneira.»

Na última jornada, Trent Alexander-Arnold deu uma vitória difícil ao Liverpool na visita ao Leicester, aos 76'. Será o título a prenda de despedida do lateral inglês?

Vídeo: bem-vindo de volta, Alexander-Arnold!

Cinco minutos depois do regresso de lesão, lateral-direito fez o golo da vitória do Liverpool frente ao Leicester. #DAZNPremier



0 seconds of 1 minute, 33 secondsVolume 90%
Press shift question mark to access a list of keyboard shortcuts
A Seguir
Lamine Yamal Quando Tinha 12 Anos
01:27
00:00
01:33
01:33
 

#DAZNPremier

De regresso a 2025, o empate entre Arsenal e Crystal Palace na passada quarta-feira (2-2) deixou o Liverpool a um empate de garantir o título inglês a quatro jornadas do final da Premier League.

Ao contrário da única conquista da Premier League sob o comando técnico de Jurgen Klopp, os jogadores do Liverpool vão poder festejar junto aos adeptos. Em 2019/20, a partir de março de 2020, já com o título bem assegurado, os 'reds' jogaram as últimas jornadas sem público devido à pandemia covid-19.

Nove jogadores podem repetir a conquista de 2019/20: Kelleher, Alisson, Trent Alexander-Arnold, Van Dijk, Joe Gomez, Robertson, Curtis Jones, Salah e Harvey Elliot.

Os 'reds' podem ainda igualar os 20 campeonatos ingleses conquistados pelo Manchester United, atual líder isolado desta contagem.

As contas são fáceis de fazer: o Liverpool apenas precisa de somar um ponto para conquistar a segunda Premier League (denominação da primeira divisão inglesa desde 1992/93) da história do clube.

Sejam muito bem-vindos ao acompanhamento em direito do duelo da jornada 34 da Premier League entre Liverpool e Tottenham, que pode dar título da Premier League aos reds.