Famalicão-SC Braga: dérbi terminou empatado e arsenalistas ficam à mercê do FC Porto

Eduardo Pedrosa Marques • 09:57 - 25.04.2025/ Atualizado: 22:34 - 25.04.2025

Justin de Haas abriu o ativo para os famalicenses, de penálti, Rodrigo Pinheiro fez autogolo, já na etapa complementar. Azuis e brancos vão manter-se no 7.º posto, bracarenses podem ser ultrapassados pelos dragões no 3.º lugar

FINAL DA PARTIDA!! FAMALICÃO 1 SC BRAGA 1. Foram melhores os azuis e brancos na primeira metade, superiorizaram-se os arsenalistas na etapa complementar. Justin de Haas, de penálti, apontou o tento que levou os famalicenses em vantagem para o intervalo, um autogolo de Rodrigo Pinheiro selou o empate para os bracarenses. O dérbi cresceu bastante nos instantes finais, com as duas equipas a criarem situações para chegarem ao triunfo, mas Lazar Carevic e Lukas Hornicek responderam presente e não mais viram as suas redes violadas. O Famalicão mantém o 7.º posto na tabela classificativa, o SC Braga pode ser ultrapassado pelo FC Porto (caso os dragões vençam, amanhã, no reduto do Estrela da Amadora) no pódio da Liga.

90+5'

Está feito! O árbitro apita para o final do jogo

92'

Que grande chance para o Famalicão! Remate cruzado de Václav Sejk e enorme defesa de Lukas Hornicek para canto. O Famalicão esteve muito, muito perto de voltar à vantagem...

90+1'

O quarto árbitro mostra 4 minuto(s) de descontos

89'
Substituição

Sorriso sai do campo e é substituído por Pedro Bondo.

87'

Que grande oportunidade para o SC Braga! Cruzamento da direita de Rodrigo Zalazar e quando Ricardo Horta se preparava para rematar para golo, apareceu um corte providencial de Rodrigo Pinheiro a negar os intentos ao capitão dos arsenalistas.

83'

Por pouco! Foi por centímetros que El Ouazzani não conseguiu desviar o cruzamento de Rodrigo Zalazar. O SC Braga está intenso na procura da reviravolta...

82'
Amarelo

O árbitro não aceita as queixas de Robson Bambu e mostra-lhe o cartão amarelo

81'
Substituição

Gustavo Sá sai do campo e é substituído por Otar Mamageishvili.

81'
Substituição

Simon Elisor sai do campo e é substituído por Václav Sejk.

74'

GOLO DO SC BRAGA!! Incursão de Roger Fernandes pelo flanco direito, após passe de João Moutinho, e o cruzamento do jovem extremo luso-guineense foi desviado inadvertidamente por Rodrigo Pinheiro para a própria baliza. Está feito o empate no dérbi! 1-1.

74'

AUTOGOLO - Rodrigo Pinheiro atira a bola para a própria baliza!

72'

Golo anulado ao SC Braga! Livre de Víctor Gómez, cabeceamento certeiro de Robson Bambu, mas o defesa-central brasileiro estava em posição irregular e, dessa forma, o tento não valeu.

71'

O jogo é reiniciado.

71'

O jogo está parado porque um jogador está deitado no chão

68'
Substituição

Mathias de Amorim sai do campo e é substituído por Mirko Topic.

63'

Seguro Carevic! Cruzamento da direita de Víctor Gómez e cabeceamento do recém-entrado El Ouazzani para defesa atenta do guarda-redes dos famalicenses.

60'
Substituição

Fran Navarro sai do campo e é substituído por El Ouazzani.

58'

Por cima! Livre batido por Rodrigo Pinheiro com Léo Realpe a ganhar o duelo aéreo, mas a não conseguir dar a melhor direção ao cabeceamento.

53'

Voa Lazar Carevic! Remate de longe de Roger Fernandes, mas o internacional montenegrino que defende a baliza do Famalicão negou o golo ao jovem extremo do SC Braga.

Além de estar, naturalmente, descontente com a prestação da sua equipa - a primeira parte do SC Braga ficou muito aquém do que tem vindo a ser habitual... -, Carlos Carvalhal também se precaveu no momento das substituições. Isto porque Paulo Oliveira, Uros Racic e Ismael Gharbi, os três jogadores que não regressaram para a etapa complementar, já tinham cartão amarelo. Veremos o que fazem os arsenalistas, agora com os contributos de Robson Bambu, Gorby e Roger Fernandes.

46'
Substituição

Ismael Gharbi sai do campo e é substituído por Roger Fernandes.

46'
Substituição

Uros Racic sai do campo e é substituído por Jean-Baptiste Gorby.

46'
Substituição

Paulo Oliveira sai do campo e é substituído por Robson Bambu.

46'

Início da segunda parte.

Justin de Haas, logo aos 8 minutos, converteu com êxito um pontapé de penálti e deu vantagem ao Famalicão sobre o SC Braga neste dérbi minhoto que abre a 31.ª jornada da Liga:

INTERVALO! FAMALICÃO 1 SC BRAGA 0. Dérbi intenso, sim, mas muito pouco espetacular. As oportunidades claras de golo foram uma raridade, e isto num jogo em que o marcador até funcionou muito cedo. Logo aos 8 minutos, Justin de Haas converteu com êxito um penálti (falta de Paulo Oliveira sobre Simon Elisor que obrigou a uma intervenção do VAR) e deu vantagem aos azuis e brancos. Os arsenalistas esboçaram uma reação, mas a verdade é que pouco ou nada conseguiram incomodar Lazar Carevic. Já ao cair do pano, os comandados de Hugo Oliveira poderiam ter aumentado a contenda, mas Simon Elisor viu Lukas Hornicek negar-lhe o golo com uma excelente intervenção. O Famalicão está de forma justa na frente e vai controlando as operações, o SC Braga terá de surgir transfigurado na etapa complementar caso queira dar a volta ao texto.

45+5'

O árbitro apita para o intervalo

46'

Grande defesa de Lukas Hornicek! Passe sensacional de Mathias Amorim a isolar Simon Elisor, o ponta de lança francês rematou para uma excelente intervenção do guarda-redes do SC Braga e, na recarga, Sorriso atirou por cima.

45+1'

O quarto árbitro mostra 4 minuto(s) de descontos

Justin de Haas, aos 8 minutos, converteu com êxito o penálti que vai dando vantagem ao Famalicão na receção ao SC Braga:

42'
Amarelo

Ismael Gharbi vê o cartão amarelo por empurrar o adversário.

41'
Amarelo

O árbitro não aceita as queixas de Carlos Carvalhal e mostra-lhe o cartão amarelo

36'

O jogo é reiniciado.

35'

O jogo está parado porque um jogador está deitado no chão

34'
Amarelo

Uros Racic comete falta e é admoestado.

30'

Muita força! Cruzamento da esquerda de Rodrigo Zalazar, mas quando Víctor Gómez tentou chegar à bola, ao segundo poste, já não conseguiu desviar o esférico como pretenderia, uma vez que o passe do uruguaio saiu demasiado longo.

22'

Grande corte de Tom van de Looi! Ismael Gharbi procurou espaço à entrada da área, mas viu o seu tiro de pé esquerdo ser intercetado pelo médio neerlandês do Famalicão.

22'

O jogo é reiniciado.

22'

O jogo está parado, enquanto o árbitro fala com alguns jogadores.

O SC Braga tenta reagir ao golo sofrido, mas até ao momento ainda não conseguiu criar perigo junto da baliza à guarda de Lazar Carevic.

12'
Amarelo

Mathias de Amorim comete falta e é admoestado.

Vai ser mesmo penálti! Após ouvir as indicações do VAR, o árbitro da partida assinala castigo máximo a favor do Famalicão.

8'

GOLO DO FAMALICÃO!! Justin de Haas, chamado à conversão do pontapé de penálti, não perdoou e colocou os azuis e brancos do Minho em vantagem no dérbi. 1-0.

8'
Golo (P)

G O O O O O L O - Justin de Haas do Famalicão de pé esquerdo marca o penalti. Lukas Hornicek escolheu mal o lado.

7'

Depois de validado pelo VAR, o árbitro alterou a sua decisão e marcou penalti para o Famalicão!

5'

Penálti... ou não. João Gonçalves, árbitro da partida, apontou para a marca dos 11 metros depois de uma falta cometida por Paulo Oliveira sobre Simon Elisor, mas de imediato voltou atrás e mandou marcar livre. Veremos o que diz o VAR...

5'
Amarelo

Paulo Oliveira vê cartão amarelo por falta

1'

O jogo é reiniciado.

1'

O jogo está parado porque um jogador está deitado no chão

1'

O árbitro dá início à partida.

1'

Famalicão sai com a bola, a partida começou!

Início da partida!

Cumpre-se um minuto de silêncio em memória do Papa Francisco.

Entram os artistas no tapete verde do Estádio Municipal de Famalicão. Depois da saudação ao (muito) público presente e da escolha de campo e bola por parte dos capitães de equipa (Gustavo Sá e Ricardo Horta), ficará tudo a postos para que role a bola no dérbi minhoto que abre a 31.ª jornada da Liga.

As três equipas já realizam os habituais exercícios de aquecimento no (excelente) relvado do anfiteatro de Vila Nova. As bancadas estão a ficar (muito) bem compostas e o dérbi deve mesmo contar com casa cheia.

Carlos Carvalhal, técnico do SC Braga, mexe apenas numa peça tendo como termo de comparação a equipa inicial que havia apresentado na partida frente ao Estoril, na ronda anterior (2-0): sai Afonso Patrão, entra Fran Navarro.

Hugo Oliveira, treinador do Famalicão, procede a cinco mudanças no onze relativamente ao jogo com o FC Porto, da última jornada (1-2): saem Lucas Calegari, Enea Mihaj, Mirko Topic, Óscar Aranda e Václav Sejk, entram Rodrigo Pinheiro, Léo Realpe, Mathias de Amorim, Gil Dias e Simon Elisor.

SC Braga (treinador): Carlos Carvalhal

SC Braga (suplentes): Tiago Sá (12), Robson Bambu (3), Vítor Carvalho (6), Amine El Ouazzani (9), Roger Fernandes (11), João Ferreira (13), Adrián Marín (19), Gorby (29) e Gabri Martínez (77)

SC Braga (titulares): Lukas Hornicek (91); Víctor Gómez (2), Paulo Oliveira (15), Sikou Niakaté (4) e Francisco Chissumba (55); João Moutinho (8) e Uros Racic (10); Rodrigo Zalazar (16), Ricardo Horta (21) C e Ismael Gharbi (20); Fran Navarro (39)

Famalicão (treinador): Hugo Oliveira

Famalicão (suplentes): Ivan Zlobin (1), Lucas Calegari (2), Enea Mihaj (4), Mirko Topic (8), Pedro Bondo (13), Otar Mamageishvili (15), Václav Sejk (29), Rodrigo Ribeiro (68) e Samuel Lobato (88)

Famalicão (titulares): Lazar Carevic (25); Rodrigo Pinheiro (17), Léo Realpe (3), Justin de Haas (16) e Rafa Soares (5); Tom van de Looi (6) e Mathias de Amorim (14); Sorriso (7), Gustavo Sá (20) C e Gil Dias (23); Simon Elisor (12)

Árbitro: João Gonçalves (AF Porto); Assistentes: João Bessa Silva e Ângelo Carneiro; 4.º Árbitro: Márcio Torres; VAR/AVAR: André Narciso e Vasco Marques

Já há equipas oficiais!

O Estádio Municipal de Famalicão deve ter casa cheia esta noite. Sendo um dérbi e, ainda para mais, num feriado que antecipa um fim de semana prolongado, espera-se um anfiteatro famalicense repleto. Os adeptos dos azuis e brancos estarão, naturalmente, em maioria, mas os bracarenses também contarão com uma considerável falange de apoio, uma vez que os bilhetes colocados à venda na cidade dos arcebispos voaram num ápice.

Na primeira volta, na Pedreira, SC Braga e Famalicão protagonizaram um dos excelentes espetáculos que esta Liga já colecionou na presente temporada. Os azuis e brancos até dispuseram de duas vantagens de dois golos (2-0 e 3-1), mas na reta final do desafio assistiu-se a uma reação forte dos bracarenses e o dérbi acabou empatado (3-3).

O SC Braga foi à Amoreira vencer (2-0) o Estoril, na ronda anterior, com Ismael Gharbi a ser o herói da partida, ao apontar os dois golos - com a devida cortesia de João Moutinho, autor das duas assistências para o jovem criativo.

O Famalicão, recorde-se, vem de uma derrota (1-2) no Estádio do Dragão, diante do FC Porto, e pretender voltar aos bons resultados na receção ao SC Braga.

Também ontem, e precisamente na projeção à partida de hoje, Carlos Carvalhal salientou o crescimento do Famalicão desde que é orientado por Hugo Oliveira. O treinador do SC Braga assumiu que está à espera de dificuldades em Vila Nova, mas garante que a sua equipa está preparada para continuar o percurso sensacional que tem vindo a trilhar:

Carvalhal: «Só penso em vencer o jogo com o Famalicão»

24 abril 2025, 14:27

Carvalhal: «Só penso em vencer o jogo com o Famalicão»

Entre elogios aos minhotos e ao trabalho de Hugo Oliveira, o técnico sublinhou o excelente momento do SC Braga e desvalorizou o facto de poder ser considerado o melhor treinador da história do clube caso termine a temporada no pódio

Ontem, na conferência de Imprensa de antevisão ao duelo desta noite, Hugo Oliveira não valorizou em demasia a questão individual, mostrando-se totalmente concentrado no coletivo e no desejo da conquista dos três pontos. Não para que seja batido qualquer recorde, como assumiu, mas para dar continuidade ao momento vivido pelo Famalicão - antes do desaire (1-2) diante do FC Porto, na última ronda, tinha somado três triunfos consecutivos. Além disso, refira-se, o treinador do Famalicão retribuiu as palavras simpáticas que Carlos Carvalhal lhe tinha reservado algumas horas antes:

Hugo Oliveira: «Se o mister Carvalhal foi elogioso para connosco…»

24 abril 2025, 17:39

Hugo Oliveira: «Se o mister Carvalhal foi elogioso para connosco…»

Treinador dos famalicenses devolveu a simpatia ao homólogo bracarense. Reconhece a qualidade do adversário e do colega de profissão, mas reforça que os azuis e brancos só pensam na vitória. Garante não pensar em «recordes», desvaloriza a ausência de Aranda e nota que se sente hoje «mais treinador» do que no dia em que chegou a Vila Nova

O jogo desta noite tem um fator de motivação acrescido para os azuis e brancos do Minho. Afinal, em caso de triunfo, o Famalicão chegará à quinta vitória consecutiva em casa em jogos a contar para o principal escalão do futebol nacional, algo que nunca aconteceu na história do emblema de Vila Nova. Em simultâneo, este será também um jogo especial para Hugo Oliveira, técnico que vai completar uma volta ao leme dos famalicenses - estreou-se, precisamente, diante do SC Braga, na Pedreira (3-3).

Famalicão: uma volta especial para Hugo Oliveira

22 abril 2025, 14:15

Famalicão: uma volta especial para Hugo Oliveira

Azuis e brancos vão defrontar o SC Braga, adversário que marcou a estreia do técnico nesta nova aventura na carreira. Empate (3-3) na Pedreira até teve… sabor amargo. Triunfo na receção aos arsenalistas permitirá aos famalicenses escreverem uma página de história e, em simultâneo, manterem bem vivo o sonho europeu

O SC Braga, que continua a fazer uma segunda volta absolutamente extraordinária, está no 3.º posto, com 63 pontos, e pretende manter a onda de vitórias em Famalicão para continuar mais uma jornada no pódio do campeonato - o FC Porto (que joga amanhã no reduto do Estrela da Amadora, às 20h30) segue logo atrás, com 62 pontos.

O Famalicão está no 7.º lugar da tabela classificativa, com 43 pontos, e em caso de vitória esta noite aproxima-se do Santa Clara (47) e do Vitória de Guimarães (48). Agora que já é garantido que a final da Taça de Portugal será entre Benfica e Sporting, também é líquido que o 5.º classificado da Liga qualificar-se-á para a 2.ª pré-eliminatória da Liga Conferência. Como tal, a luta prevê-se firme até ao último segundo do campeonato.

O Estádio Municipal de Famalicão tem honras de abertura da 31.ª jornada da Liga. A partir das 20h30, Famalicão e SC Braga medem forças em Vila Nova, num sempre apetecível dérbi minhoto que tem... sotaque europeu. A BOLA vai contar-lhe tudo sobre este duelo e, tal como sempre acontece, contamos consigo, caro leitor. Venha daí connosco. Está convocado e vai ser titular!

Boa tarde!