Liveblog Estoril vs Santa Clara setembro 2025
FINAL DA PARTIDA! ESTORIL 0 SANTA CLARA 1. Se a primeira parte foi de altíssima rotação, com oportunidades de golo para ambas as equipas - o nulo ao intervalo era totalmente enganador -, a etapa complementar, ainda que também intensa, foi (muito) menos espetacular. Gabriel Silva, chamado à conversão de um pontapé de penálti - falta de Patrick de Paula sobre Matheus Pereira -, colocou os açorianos em vantagem (53'), sendo que, a partir desse momento, o conjunto orientado por Vasco Matos soube ser totalmente organizado e não permitir grandes veleidades à formação de Ian Cathro. Felix Bacher ainda tentou o empate, mas o cabeceamento saiu a rasar o poste (81'). Estava escrito que não seria nesta partida que o Estoril chegaria à primeira vitória na Liga, ao contrário do que aconteceu com o Santa Clara, que logrou o primeiro triunfo neste campeonato.
Está feito! O árbitro apita para o final do jogo
Gabriel Silva, chamado à conversão do pontapé de penálti (53'), apontou o primeiro golo do Santa Clara na presente edição do campeonato:
Foi neste lance entre Patrick de Paula e Matheus Pereira que Miguel Nogueira, árbitro da partida, marcou penálti para o Santa Clara, aos 50 minutos:
O quarto árbitro mostra 7 minuto(s) de descontos
O jogo é reiniciado.
O jogo está parado porque um jogador está deitado no chão
Gabriel Silva sai do campo e é substituído por José Tavares.
Quase empatava o Estoril! Pontapé de canto cobrado por Jordan Holsgrove, à direita, e cabeceamento de Felix Bacher a rasar o poste direito da baliza à guarda de Gabriel Batista.
Ferro sai do campo e é substituído por Or Israelov.
Ricard Sánchez sai do campo e é substituído por Alejandro Marqués.
Brenner Lucas sai do campo e é substituído por Anthony Carter.
Serginho sai do campo e é substituído por Pedro Ferreira.
Paulo Victor sai do campo e é substituído por Vinícius Lopes.
Ricard Sánchez, aos 41 minutos, também ficou perto de ser feliz:
André Lacximicant sai do campo e é substituído por Yanis Begraoui.
Pizzi sai do campo e é substituído por Tiago Brito.
O jogo é reiniciado.
O jogo está parado porque um jogador está deitado no chão
Patrick de Paula sai do campo e é substituído por Rafik Guitane.
GOOOOOOLOOOOOOO DO SANTA CLARA! Na conversão do pontapé de penálti, Gabriel Silva leva a melhor sobre Joel Robles e coloca os açorianos em vantagem. 0-1.
G O O O O O L O - Gabriel Silva do Santa Clara de pé direito marca o penalti. Joel Robles esteve perto de defender.
Penálti para o Santa Clara! Patrick de Paula derrubou Matheus Pereira e Miguel Nogueira, árbitro da partida, apontou de imediato para a marca dos 11 metros.
Não há alterações nas equipas. Ian Cathro e Vasco Matos, treinadores de Estoril e Santa Clara, respetivamente, fazem regressar para a segunda parte os mesmos jogadores que haviam eleito para o início da partida.
João Carvalho, aos 24 minutos, viu o poste negar-lhe os intentos:
Início da segunda parte.
Matheus Pereira ainda deve estar a pensar como não abriu o ativo neste lance, aos 20 minutos:
O cenário repetiu-se três minutos depois, com o guarda-redes espanhol do Estoril a agigantar-se perante nova tentativa do extremo brasileiro do Santa Clara:
Joel Robles brilhou após remate de Gabriel Silva (6'):
André Lacximicant, no minuto seguinte, respondeu para o Estoril:
Brenner Lucas, logo aos 2 minutos, deu o primeiro aviso do Santa Clara:
INTERVALO! ESTORIL 0 SANTA CLARA 0. Que resultado tão enganador! Se o empate até podia aceitar-se em tempo de descanso, porque o equilíbrio foi repartido - os açorianos entraram a todo o gás, os canarinhos acabaram por cima -, o nulo é que não se assemelha minimamente ao que se passou durante estes primeiros 45 minutos na Amoreira. Porque as oportunidades de golo surgiram em catadupa. Joel Robles brilhou a remates de Brenner Lucas (2'), Gabriel Silva (6' e 9'), sendo que, do outro lado, André Lacximicant ameaçou (3'), João Carvalho atirou ao poste (24'), Pizzi também tentou (31') e Ricard Sánchez não ficou atrás (41'). Tudo isto sem esquecer várias outras aproximações às balizas contrárias, com destaque para uma perdida incrível de Matheus Pereira (20'). Podia estar 3-3, não podia? Talvez a mira dos artistas venha mais afinada para a etapa complementar...
O árbitro apita para o intervalo
2 MINUTOS DE TEMPO ADICIONAL MÍNIMO!
O quarto árbitro mostra 2 minuto(s) de descontos
Mais Estoril! Ricard Sánchez pisou terrenos interiores e, à entrada da área, rematou de primeira, de pé direito, fazendo a bola passar muito perto do poste da baliza do Santa Clara. Os canarinhos estão a acabar a primeira parte por cima...
Ao lado! André Lacximicant, solicitado no interior da área, na sequência de um cruzamento da direita, cabeceou ao lado do poste direito.
O jogo é reiniciado.
O jogo é interrompido.
Tirou tinta! Pizzi recebeu um passe de Ricard Sánchez e, já dentro da área, rematou em arco, com a bola a passar a milímetros do poste esquerdo da baliza à guarda de Gabriel Batista.
Bela saída de Gabriel Batista, aos pés de João Carvalho, com a mancha do guarda-redes brasileiro do Santa Clara a evitar que o capitão do Estoril devolvesse a bola a André Lacximicant para que o ponta de lança dos canarinhos pudesse visar a baliza contrária.
No poste!! Remate de João Carvalho, à entrada da área, com a bola a ser devolvida pelo ferro da baliza de Gabriel Batista.
Que perdida incrível!! Cruzamento da direita de Lucas Soares e Matheus Pereira, ao segundo poste, já no interior da pequena área, não consegue o desvio certeiro, atirando a rasar o poste direito da baliza dos estorilistas.
Adivinhem quem foi agora... Joel Robles! O guarda-redes do Estoril voltou a voar e negou, autenticamente, o golo a Gabriel Silva. Que início de partida do experiente espanhol que é o dono da baliza do emblema da Linha.
O Santa Clara volta a ameaçar o golo! Remate cruzado de Gabriel Silva, já na área, com a bola a sair perto do poste esquerdo da baliza à guarda de Joel Robles.
Outra vez Joel Robles! Brenner Lucas ofereceu o golo a Gabriel Silva, mas o remate do avançado dos insulares, no coração da área, foi superiormente travado pelo camisola 1 dos canarinhos.
Responde o Estoril! André Lacximicant desenvencilhou-se da marcação de Paulo Victor e rematou cruzado, fazendo a bola passar muito perto do poste da baliza à guarda de Gabriel Batista.
Grande defesa de Joel Robles! Brenner Lucas tentou a sua sorte de meia distância, mas o guarda-redes do Estoril reagiu à altura e impediu o golo ao extremo brasileiro do Santa Clara.
Santa Clara sai com a bola, a partida começou!
O árbitro dá início à partida.
As três equipas já terminaram os respetivos períodos de aquecimento e dentro de instantes irão regressar ao relvado do Estádio António Coimbra da Mota para que fique tudo pronto para o início da partida. As bancadas do anfiteatro canarinho estão, agora, a ficar mais compostas, maioritariamente preenchidas de amarelo, claro está. Destaque, ainda assim, para uma mancha vermelha numa das bancadas, precisamente onde estão situados os aficionados dos encarnados de Ponta Delgada.
Nota de destaque para o facto de Pizzi estar em estreia na equipa titular do Estoril. O internacional português, de 35 anos, voltou esta temporada ao futebol nacional, pela porta dos canarinhos, mas neste início de Liga ainda só tinha vestido de amarelo enquanto suplente utilizado - diante de Estrela da Amadora (1-1) e Vitória de Guimarães (2-3), nas 1.ª e 2.ª jornadas, respetivamente. Depois disso, o camisola 21 não saiu do banco no empate (2-2) em Tondela, mas esta noite é lançado de início por Ian Cathro.
Vasco Matos, técnico do Santa Clara, muda duas pedras em relação à equipa inicial que havia apresentado na partida anterior, frente ao Estrela da Amadora (0-0), também no passado domingo: saem Pedro Ferreira e Vinícius Lopes, entram Adriano Firmino e Brenner Lucas.
Ian Cathro, treinador do Estoril, promove quatro alterações na equipa titular tendo como termo de comparação o último jogo dos canarinhos, diante do Tondela (2-2), no passado domingo: saem Kévin Boma, Nodar Lominadze, Tiago Parente e Yanis Begraoui, entram Ferro, Patrick de Paula, Ricardo Sánchez e Pizzi.
Santa Clara (treinador): Vasco Matos
Santa Clara (suplentes): Neneca (12), Elias Manoel (7), Pedro Ferreira (8), Anthony Carter (9), Luís Rocha (13), João Costa (17), Wendel Silva (29), José Tavares (65) e Vinícius Lopes (70)
Santa Clara (titulares): Gabriel Batista (1) C; Sidney Lima (23), Frederico Venâncio (21) e MT (32); Lucas Soares (42), Adriano Firmino (6), Serginho (35) e Paulo Victor (64); Brenner Lucas (11), Gabriel Silva (10) e Matheus Pereira (3)
Estoril (treinador): Ian Cathro
Estoril (suplentes): Diogo Dias (31), Alejandro Marqués (9), Yanis Begraoui (14), Fabrício Garcia (17), Or Israelov (18), Longin Bimai (57), Peixinho (70), Tiago Brito (90) e Rafik Guitane (99)
Estoril (titulares): Joel Robles (1); Ferro (4), Felix Bacher (25) e Pedro Amaral (24); Pedro Carvalho (22), Patrick de Paula (45), Jordan Holsgrove (10) e Ricard Sánchez (2); Pizzi (21), André Lacximicant (19) e João Carvalho (12) C
Árbitro: Miguel Nogueira (AF Lisboa); Assistentes: Nuno Pires e Hugo Coimbra; 4.º Árbitro: Luís Filipe; VAR/AVAR: Pedro Ferreira e Nuno Eiras
Já há equipas oficiais!
Na temporada passada, o Estádio António Coimbra da Mota foi palco de cinco golos no embate entre Estoril e Santa Clara. Na altura, a 11 de agosto de 2024, jogava-se, então, a 1.ª jornada da época 2024/2025, os açorianos saíram a sorrir da Amoreira, triunfando por 4-1. Recorde o resumo desse encontro:
Eis a antevisão feita por Vasco Matos, técnico do Santa Clara:
Recorde a antevisão de Ian Cathro, treinador do Estoril:
Relativamente ao emblema insular há ainda outro dado que salta à vista: a formação orientada por Vasco Matos ainda não apontou qualquer golo nesta edição da Liga. Além disso, refira-se, os açorianos também já foram eliminados das competições europeias. Depois de deixarem pelo caminho o Varazdin (Croácia) - derrota por 1-2 e vitória por 2-0 - e o Larne (Irlanda do Norte) - triunfo por 3-0 e empate a zero -, os encarnados de Ponta Delgada caíram aos pés do Shamrock Rovers (Irlanda). Depois do desaire caseiro (1-2), o empate em Dublin (0-0).
Polémicas à parte, as duas equipas vão mesmo defrontar-se na noite deste sábado, sendo que ambas têm no horizonte a primeira vitória na presente edição do campeonato. O Estoril soma 2 pontos - empates com Estrela da Amadora (1-1) e Tondela (2-2) e derrota frente ao Vitória de Guimarães (2-3) -, ao passo que o Santa Clara tem apenas 1 ponto conquistado - empate diante do Estrela da Amadora (0-0) e desaires com Famalicão (0-3) e Moreirense (0-1).
Recorde-se que o adiamento deste jogo, ou, e acima de tudo, a data que foi depois atribuída pela Liga, gerou forte controvérsia no seio de ambos os contendores, havendo, inclusivamente, uma troca de comunicados entre Estoril e Santa Clara.
Num fim de semana marcado pelo interregno da Liga, em virtude dos jogos das seleções, nem todas as equipas do nosso campeonato... descansam. Estoril e Santa Clara medem forças a partir das 20h30, no Estádio António Coimbra da Mota, na Amoreira, num duelo que está em atraso da 3.ª jornada. A BOLA vai contar-lhe tudo sobre este desafio e, tal como sempre acontece, contamos consigo, caro leitor. Venha daí connosco. Está convocado e vai ser titular!
Boa tarde!