Siga o Estoril vs Famalicão em direto
Final da partida! Estoril 1 Famalicão 0. Que triunfo tão importante para os canarinhos! Com estes três pontos conquistados, a formação da Linha garante, de pronto, que já não cairá nos lugares de descida direta. A única forma de o Estoril ainda ter problemas esta temporada - entenda-se, correr o risco de ser despromovido -, é ficar no 16.º e antepenúltimo lugar da tabela classificativa e, dessa forma, ser obrigado a disputar o play-off de manutenção/descida. Nesse posto está o Portimonense, que perdeu nesta jornada. Com a vitória dos estorilistas e o desaire dos algarvios, o conjunto orientado por Vasco Seabra aumenta para cinco os pontos de vantagem para esse lugar. Rodrigo Gomes, aos 34 minutos, apontou o único tento da partida, com o jovem extremo a rematar de primeira após cruzamento da direita de Mateus Fernandes. O Famalicão, que está tranquilamente no meio da tabela, esteve sempre muito bem no jogo, maioritariamente por cima, até, mas os comandados de Armando Evangelista pecaram em demasia na finalização e acabaram penalizados.
Está feito! O árbitro apita para o final do jogo
Posse de bola: Estoril: 48%, Famalicão: 52%.
Mateus Fernandes sai do campo e é substituído por Mor Ndiaye numa substituição tática.
João Marques sai do campo e é substituído por Heri numa substituição tática.
A segunda parte vai-se prolongar por mais 5 minuto(s).
Posse de bola: Estoril: 49%, Famalicão: 51%.
O jogo é reiniciado.
O jogo está parado porque um jogador está deitado no chãoo
Liimatta ficou muito perto do empate neste lance:
Posse de bola: Estoril: 50%, Famalicão: 50%.
Grande oportunidade para o Famalicão! Liimatta, no coração da área, aproveitou um corte incompleto de João Basso e rematou para golo, mas a bola sofreu um desvio e saiu pela linha final.
Chiquinho sai do campo e é substituído por Henrique Araújo numa substituição tática.
Posse de bola: Estoril: 50%, Famalicão: 50%.
Cassiano sai do campo e é substituído por Alejandro Marques numa substituição tática.
O jogo está parado porque um jogador está deitado no chãoo
Posse de bola: Estoril: 49%, Famalicão: 51%.
NÚMERO OFICIAL DE ESPECTADORES: 3191
Posse de bola: Estoril: 50%, Famalicão: 50%.
Livre batido por Chiquinho na meia-esquerda e Riccieli, no coração da área, cabeceou ligeiramente ao lado do poste esquerdo da baliza estorilista.
Mirko Topic sai do campo e é substituído por Filipe Soares numa substituição tática.
Nathan Santos sai do campo e é substituído por Sorriso numa substituição tática.
Remate de João Marques, de fora da área, para intervenção segura de Luiz Júnior.
Posse de bola: Estoril: 52%, Famalicão: 48%.
Jhonder Cádiz ficou muito perto do empate neste lance, mas Marcelo Carné negou os intentos ao goleador dos minhotos:
Responde o Estoril! Livre da esquerda de Mateus Fernandes e cabeceamento de Pedro Álvaro por cima da barra da baliza defendida por Luiz Júnior.
Posse de bola: Estoril: 51%, Famalicão: 49%.
Por centímetros! Óscar Aranda, em posição frontal, dispara um míssil na direção da baliza do Estoril, mas o tiro do número 11 do Famalicão saiu a rasar o poste direito da baliza canarinha...
Oscar Aranda sai do campo e é substituído por Otso Liimatta numa substituição tática.
Que enorme oportunidade para o Famalicão! Erro clamoroso de Bernardo Vital, Zaydou Youssouf aproveitou para ir à linha final e cruzar para o coração da área, onde Jhonder Cádiz rematou para excelente parada de Marcelo Carné. Os minhotos estão a ameaçar o empate...
Posse de bola: Estoril: 51%, Famalicão: 49%.
Outra vez o Famalicão! Livre direto cobrado por Óscar Aranda, do lado esquerdo, com a bola a sair perto do poste direito da baliza defendida por Marcelo Carné.
Posse de bola: Estoril: 53%, Famalicão: 47%.
Sinal de reação do Famalicão! Puma Rodríguez, junto ao bico direito da grande área, da forma como ataca a equipa minhota, tenta a sua sorte, mas Marcelo Carné, atento, amarra com segurança.
Não há alterações em nenhuma das equipas. Vasco Seabra e Armando Evangelista, treinadores de Estoril e Famalicão, respetivamente, fazem regressar para a etapa complementar os mesmos jogadores que haviam escolhido para os onzes iniciais.
Início da segunda parte.
Intervalo! Estoril 1 Famalicão 0. Belo jogo na Amoreira. Entrou melhor o emblema minhoto, com Jhonder Cádiz, logo no minuto inicial, a obrigar Marcelo Carné a uma excelente intervenção, e esse lance potenciou o fator psicológico dos famalicenses para um período de maior domínio. Mas os canarinhos equilibraram a contenda a partir do quarto de hora e começaram, a partir daí, a rondar a baliza de Luiz Júnior, com o guarda-redes brasileiro a negar o golo a Fabrício, aos 19 minutos. Responderam os forasteiros e Enea Mihaj, pouco depois, também podia ter marcado. Porém, o desvio do internacional albanês, após cruzamento de Zaydou Youssouf, saiu por cima da barra. Quem acertou com a baliza foi Rodrigo Gomes. Aos 34 minutos, o jovem extremo emprestado pelo SC Braga ao Estoril aproveitou da melhor forma um cruzamento da direita de Mateus Fernandes e rematou de primeira para o primeiro da tarde no António Coimbra da Mota. O jogo está bom, vivo e de parada e resposta. Pode acontecer de tudo na etapa complementar...
Terminou! O árbitro apita para o intervalo
Posse de bola: Estoril: 55%, Famalicão: 45%.
A segunda parte vai-se prolongar por mais 2 minuto(s).
O jogo está parado porque um jogador está deitado no chãoo
Posse de bola: Estoril: 53%, Famalicão: 47%.
Foi desta forma que Rodrigo Gomes colocou o Estoril em vantagem, aos 34 minutos:
Posse de bola: Estoril: 57%, Famalicão: 43%.
Cartão amarelo para Armando Evangelista! O treinador do Famalicão ficou a protestar um lance em que João Basso terá feito falta sobre Chiquinho, há instantes, e Manuel Oliveira foi ao banco minhoto agir disciplinarmente com o técnico dos famalicenses.
Posse de bola: Estoril: 58%, Famalicão: 42%.
A assistência para o golo é de Mateus Fernandes.
Golo do Estoril! Cruzamento da direita de Mateus Fernandes e Rodrigo Gomes, ao segundo poste, rematou de primeira para o fundo das redes da baliza de Luiz Júnior. Belo momento do jovem extremo dos canarinhos. 1-0.
G O O O O O L O - Rodrigo Gomes remata em volei com o pé direito para o fundo da baliza. Grande finalização!
O jogo é reiniciado.
Posse de bola: Estoril: 55%, Famalicão: 45%.
O jogo está parado porque um jogador está deitado no chãoo
Fabrício, ao minuto 19, testou a atenção de Luiz Júnior na baliza do Famalicão:
Posse de bola: Estoril: 51%, Famalicão: 49%.
Que perdida! Cruzamento (venenoso) de Zaydou Youssouf, do lado direito, e Enea Mihaj, à entrada da pequena área, estica-se todo para tentar o desvio, que consegue fazer, mas que leva a bola a sair por cima da barra da baliza defendida por Marcelo Carné.
Posse de bola: Estoril: 54%, Famalicão: 46%.
António Silva, defesa-central do Benfica, marca presença no Estádio Coimbra da Mota, na Amoreira. O internacional português é espectador ilustre deste Estoril-Famalicão.
Grande oportunidade para o Estoril! Pontapé de canto batido por Mateus Fernandes à esquerda e Fabrício, ao segundo poste, cabeceia com boa direção, obrigando Luiz Júnior a intervenção de recurso.
Posse de bola: Estoril: 39%, Famalicão: 61%.
Tal como acontece habitualmente na Amoreira, há um fator a ter em conta: o vento. Nesta primeira parte, é o Estoril que está a ser beneficiado por este dado, pelo que alguns dos ataques do Famalicão têm tido algumas complicações por causa da força do vento. Há momentos em que a bola como que trava no ar...
Aí está o momento em que Jhonder Cádiz, logo no minuto inicial, obrigou Marcelo Carné a brilhar:
Posse de bola: Estoril: 31%, Famalicão: 69%.
Já o Famalicão joga no seu habitual 4x2x3x1. Luiz Júnior é o guarda-redes, Nathan o lateral direito, Francisco Moura o lateral esquerdo, Riccieli e Enea Mihaj os centrais. Zaydou Youssouf e Mirko Topic formam o duplo pivô do meio-campo. Daí para a frente, Puma Rodríguez é o extremo direito, Chiquinho o extremo esquerdo, e Chiquinho joga como médio mais ofensivo, nas costas do ponta de lança, Jhonder Cádiz.
O Estoril apresenta-se em 3x4x3. Marcelo Carné é o guarda-redes, tendo à sua frente um trio de centrais composto por João Basso, Pedro Álvaro e Bernardo Vital. Pela direita surge Wagner Pina, pela esquerda Rodrigo Gomes, cabendo a Vinícius Zanocelo e Mateus Fernandes assumirem a batuta do miolo. Na frente de ataque, Fabrício (à direita) e João Marques (à esquerda) atuam no apoio ao ponta de lança, Cassiano.
Posse de bola: Estoril: 7%, Famalicão: 93%.
Grande oportunidade para o Famalicão! Chiquinho fugiu pela esquerda, assistiu Jhonder Cádiz que, à entrada da área, rematou em arco para uma excelente intervenção de Marcelo Carné. Ainda dentro do primeiro minuto (mais propriamente aos 45 segundos), os minhotos deixam a primeira (enorme) ameaça aos canarinhos...
O Famalicão sai com a bola, a partida começou!
O árbitro inicia o jogo.
Mesmo antes de entrar em campo, o Estoril já recebeu uma boa notícia esta tarde: o Portimonense perdeu na receção ao Moreirense (0-2), numa partida que terminou há instantes. Desta forma, caso os canarinhos derrotem o Famalicão, então aumentarão para cinco os pontos de vantagem sobre os algarvios, que continuam em 16.º e antepenúltimo lugar da tabela classificativa, posição que dá acesso ao play-off de manutenção/descida.
Armando Evangelista, técnico do Famalicão, mexe em três peças tendo como termo de comparação o encontro da ronda anterior, frente ao Portimonense (2-2): saem Justin de Haas, Gustavo Sá (ambos devido a castigo) e Sorriso (por opção, já que é suplente), entram Enea Mihaj, Puma Rodríguez e Óscar Aranda.
Vasco Seabra, treinador do Estoril, promove três alterações no onze que havia apresentado na jornada passada, diante do Chaves (2-2): saem Tiago Araújo (castigado), Rafik Guitane e Heriberto Tavares (ambos por opção, até porque vão começar o jogo sentados no banco de suplentes), entram Wagner Pina, Fabrício e João Marques.
Famalicão (treinador): Armando Evangelista
Famalicão (suplentes): Ivan Zlobin (1), Tom Lacoux (6), Henrique Araújo (9), Liimatta (18), Filipe Soares (19), Florian Danho (21), Martín Aguirregabiria (32), Sorriso (77) e Théo Fonseca (95)
Famalicão (titulares): Luiz Júnior (31); Nathan (22), Riccieli (15) C, Enea Mihaj (4) e Francisco Moura (74); Zaydou Youssouf (28) e Mirko Topic (8); Puma Rodríguez (7), Chiquinho (10) e Óscar Aranda (11); Jhonder Cádiz (29)
Estoril (treinador): Vasco Seabra
Estoril (suplentes): Dani Figueira (99), Raúl Parra (2), Alejandro Marqués (9), Rafik Guitane (10), João Carlos (20), Mangala (22), Michel (48), Mor Ndiaye (64) e Heriberto Tavares (91)
Estoril (titulares): Marcelo Carné (31); Bernardo Vital (3), João Basso (13) e Pedro Álvaro (23); Rodrigo Gomes (21), Vinícius Zanocelo (7), Mateus Fernandes (82) e Wagner Pina (79); Fabrício (98), Cassiano (11) C e João Marques (33)
Árbitro: Manuel Oliveira (AF Porto); Assistentes: Carlos Campos e Hugo Santos; 4.º Árbitro: Vítor Ferreira; VAR/AVAR: André Narciso e Vasco Marques
Já há equipas oficiais!
O Famalicão tem vindo a demonstrar, ao longo da tarde e através das suas redes sociais, alguns dos momentos que marcam a presença da comitiva no Estoril. Desde a chegada à Amoreira ao interior do balneário do Estádio António Coimbra da Mota:
A projeção de Armando Evangelista, técnico do Famalicão:
A antevisão de Vasco Seabra, treinador do Estoril:
Para o encontro desta tarde, Vasco Seabra, treinador do Estoril, estará privado de quatro jogadores: Erick Cabaco, Jordan Holsgrove e Nemanja Jovic (todos lesionados) e Tiago Araújo (castigado). Já Armando Evangelista, técnico do Famalicão, não poderá contar com Justin de Haas e Gustavo Sá (ambos devido a castigo).
Agora, mais de quatro meses depois, os momentos são diferentes e talvez o mesmo resultado possa apenas ser simpático para o Famalicão. Porque um empate deixará o Estoril praticamente na mesma...
E por falar em empates, o embate da primeira volta entre Famalicão e Estoril terminou... empatado: 1-1. A 17 de dezembro de 2023, jogava-se, então, a 14.ª jornada da Liga, Cassiano adiantou os estorilistas no marcador, logo aos 5 minutos, mas Jhonder Cádiz, pouco depois, selou o resultado final:
As duas equipas vivem uma fase em tudo semelhante no que diz respeito aos últimos resultados: ambas não ganham há três jogos. Sendo que nesse período somaram dois empates e uma derrota. O Estoril vem de empates diante de Casa Pia (0-0) e Chaves (2-2) e desaire frente ao SC Braga (0-1), ao passo que o Famalicão empatou com FC Porto e Portimonense (ambos 2-2) e perdeu frente ao Sporting (0-1).
O Estoril chega a esta partida a necessitar de pontos para fugir aos lugares perigosos da classificação. O Famalicão, por seu turno, está tranquilamente no meio da tabela e entrará em campo sem essa pressão. E esse fator pode vir a fazer toda a diferença...
Estoril e Famalicão entram em campo a partir das 18 horas para disputarem uma das partidas desta 31.ª jornada da Liga. O Estádio António Coimbra da Mota, na Amoreira, é o palco do duelo entre estorilistas e famalicenses e A BOLA vai contar-lhe tudo sobre este embate. Venha daí connosco, caro leitor. Está convocado e vai ser titular!
Boa tarde!