Campeão do mundo em 2006 diagnosticado com doença rara nas pernas
Gianluca Zambrotta será submetido a uma intervenção cirúrgica para amenizar os efeitos da rara doença genética, conhecida como a 'doença das pernas arqueadas'
Onze anos após pendurar as chuteiras, o antigo internacional italiano Gianluca Zambrotta revelou estar a atravessar uma fase difícil a nível de saúde. Aos 48 anos, o campeão do mundo em 2006 enfrenta sérios problemas nas pernas, tendo sido diagnosticado com uma doença rara.
No podcast BSMT, conduzido por Gianluca Gazzoli, Zambrotta contou que sofre de genu varum, uma condição conhecida como doença das pernas arqueadas, agravada por deformações nos joelhos causadas pela ausência completa dos meniscos internos.
)
«Ao longo da minha carreira, não tive nenhuma lesão grave. Fiz três cirurgias nos meniscos internos; atualmente, não tenho nenhum, nem no esquerdo nem no direito, então, com o tempo, minhas pernas ficaram arqueadas, e hoje sou um modelo de laboratório para muitos cirurgiões», disse o antigo lateral-direito.
«Os médicos perguntam-me como consigo andar»
Embora esta condição seja normalmente tratada em idade jovem, o caso de Zambrotta tem intrigado especialistas, que admiram a sua resistência. «Os médicos olham para mim e perguntam-me como é que ainda consigo andar», partilhou, revelando que ainda joga padel com alguma regularidade, apesar do estado das suas articulações.
)
O antigo jogador, que passou por clubes como Milan, Barcelona e Juventus, admitiu ainda que talvez devesse ter agido mais cedo: «Talvez eu devesse ter começado a trabalhar nisso antes.»
Agora, a solução passa por uma cirurgia conhecida como osteotomia, que visa corrigir o alinhamento dos joelhos sem recorrer de imediato a próteses. «Eles vão endireitar as minhas pernas cortando pequenos pedaços de osso acima e abaixo e inserindo placas para tentar evitar que tenha de usar uma prótese completa agora.»
Sugestão de vídeo
#DAZNChampions