Obra de Andy Warhol terá sido deitada para o lixo por município neerlandês
Rainha Beatriz dos Países Baixos ao lado dos retratos de Warhol
Foto: IMAGO

Obra de Andy Warhol terá sido deitada para o lixo por município neerlandês

DIVERSOS25.04.202512:28

Retrato da Rainha Beatriz pode ter sido descartado de forma acidental devido a mau registo e armazenamento

O munícipio neerlandês de Maashorst comunicou que 46 obras de arte, incluindo um retrato da Rainha Beatriz da autoria de Andy Warhol, podem ter sido «acidentalmente» enviadas para o lixo.

«Não é assim que se tratam objetos de valor. Mas aconteceu. Lamentamos isso. É muito provável que as obras tenham sido levadas acidentalmente com o lixo», afirmou Hans van der Pas, presidente da câmara de Maashorst. Um relatório afirmou que «o mais provável é que a falta de instruções sobre registo, armazenamento, conservação e segurança das obras foram fatores que contribuíram» para este desfecho. As obras foram guardadas numa cave durante obras num dos edifícios do município, na zona de Uden.

A exposição dos quatro retrados da Raínha Beatriz criados por Warhol (IMAGO)

Ao todo, as 46 peças estavam avaliadas em cerca de 22 mil euros, sendo que o retrato da rainha valia cerca de 15 mil. Trata-se impressão de uma das 16 obras da coleção Rainhas Reinantes de Warhol, composta por quadros das rainhas Beatriz, dos Países Baixos, Isabel II, do Reino Unido, Margarida II, da Dinamarca e Ntombi Twala, da Suazilândia.