Papa morreu na manhã de segunda-feira na sua residência no Vaticano
O Papa Francisco morreu esta segunda-feira aos 88 anos. O Vaticano anunciou bem cedo a morte de Francisco, com saúde debilitada depois de um recente internamento de várias semanas entre fevereiro e março.
«Há duas coisas de que sinto falta», disse Francisco a propósito das limitações que acompanhavam a função papal: «Uma é não poder entrar num restaurante e comer uma pizza, a outra é não ir ver o meu San Lorenzo». Partiu Francisco, reformador da Igreja e amante de futebol...
As reações começaram a cair, começando pelos clubes italianos, que viram os jogos desta segunda-feira adiados.
Sumo Pontífice faleceu esta segunda-feira aos 88 anos
Luís Montenegro, primeiro-ministro: «Francisco foi um Papa extraordinário, que deixa um singular legado de humanismo, empatia, compaixão e proximidade às pessoas». O Governo decretou três dias de luto nacional.
O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa , falará ao país às 20 horas.
Inter Milão:
«O Internazionale Milano associa-se à dor pelo falecimento do Papa Francisco, um homem de fé, humildade e diálogo que sabia falar ao coração de todos»
Pedro Proença, presidente da FPF
«Em meu nome e da Federação Portuguesa de Futebol, associo-me ao lamento e consternação pelo falecimento do Papa Francisco. Um Homem de causas que, com a sua simplicidade e humildade, teve a capacidade de tocar o Mundo, acima de qualquer credo religioso. Que o seu legado de fraternidade seja seguido e honrado, assim como o seu ideal de uma Igreja para todos», lia-se numa nota.
Liga Portugal
«A Liga Portugal manifesta o seu mais profundo pesar pelo falecimento de Sua Santidade, o Papa Francisco, ocorrido esta segunda-feira, aos 88 anos de idade. Ao longo do seu pontificado, o Papa Francisco afirmou-se como uma voz serena e firme na defesa da paz, da inclusão e da dignidade humana. A sua liderança espiritual destacou-se pela promoção constante do diálogo entre culturas, religiões e nações, deixando um legado de humildade, coragem e esperança. A sua ligação a Portugal permanece viva na memória coletiva, em especial pela mensagem de unidade deixada durante as Jornadas Mundiais da Juventude, em Lisboa, no verão de 2023 — evento ao qual a Liga Portugal se associou, com enorme orgulho, através da Fundação do Futebol. Apaixonado pelo Desporto, e pelo Futebol em particular, acompanhava-o com entusiasmo, reconhecendo na sua essência valores que o próprio sempre promoveu: respeito, fraternidade e superação. «Foi um homem de coragem e de convicções. Um verdadeiro defensor de causas humanas, próximo dos que mais precisam e exemplo de liderança pela palavra, pelo gesto e pelo coração. Deixa uma marca profunda no nosso tempo», sublinha Reinaldo Teixeira, Presidente da Liga Portugal. Neste momento de dor, a Liga Portugal associa-se ao luto da Igreja Católica e de todos aqueles que, crentes ou não, encontraram no Papa Francisco uma referência de humanidade. Descanse em paz.
Benfica:
«O Sport Lisboa e Benfica manifesta o seu profundo pesar pelo falecimento de Sua Santidade o Papa Francisco, líder inspirador da Igreja Católica e referência mundial de humildade, solidariedade e diálogo. Apaixonado pelo futebol, o Papa Francisco sempre reconheceu no desporto um instrumento de paz, inclusão e fraternidade entre os povos. O Sport Lisboa e Benfica recorda com emoção a honra de ter sido recebido por Sua Santidade no Vaticano, num encontro que ficará para sempre na memória da instituição. Em nome do Sport Lisboa e Benfica, expressamos as mais sentidas condolências à Igreja Católica, à comunidade crente em todo o mundo, e ao povo argentino, sua pátria de origem.
José Mourinho:
«Para ser grande, acima de tudo é necessario saber ser pequeno»
Lazio:
Buffon, antigo jogador
«Foi um Papa especial, capaz de iluminar o seu tempo como só os maiores o fazem. Foi um ponto de referência espiritual e moral que falou sempre ao coração do mundo, com simplicidade, humanidade e força»
Milan:
«Mesmo com uma bola de trapos, podes fazer milagres. Como uma luz, as suas palavras viverão nos nossos corações e guiar-nos-ão para a eternidade»
Gianni Infantino, presidente da FIFA:
«Estou profundamente triste ao saber da morte do Papa Francisco. Tive o privilégio de estar com ele em algumas ocasiões, e ele sempre partilhou seu entusiasmo pelo futebol e enalteceu o importante papel que o nosso desporto tem na sociedade, em particular na relação com a educação e a proteção das crianças em todo o mundo. Sei o quanto ele significou para a comunidade católica como líder da sua igreja em todo o mundo. Através da mensagem de esperança e paz que ele transmitiu ainda ontem, no domingo de Páscoa, ele liderou pelo exemplo, e minhas sinceras condolências vão para todos aqueles que o conheceram, para a sua comunidade, familiares e amigos. Todas as orações de todo o mundo do futebol estão com ele. Que descanse em paz», disse.
Presidente da UEFA, Aleksander Ceferin:
A UEFA apresenta as suas sinceras condolências aos fiéis católicos de todo o mundo e ao Vaticano pelo falecimento de Sua Santidade o Papa Francisco. «O Papa Francisco foi um farol de esperança para toda a humanidade nestes tempos de guerra e dificuldades. Uma humanidade que ficará agora órfã daquela voz - incansável e poderosa - que sempre se ergueu em defesa dos pobres, dos humildes e dos vulneráveis para apelar ao respeito, à aceitação e à igualdade e para implorar uma paz que sempre pareceu distante, mas cada vez mais ansiada pelo coração do mundo. Também não posso esquecer o seu entusiasmo pelo futebol, uma paixão cultivada desde a sua juventude, que testemunha um espírito alegre e a sua capacidade de se ligar às pessoas através do calor e de um sentido de humanidade partilhada», diz uma mensagem do presidente no site do organismo.
JD Vance, vice-presidente dos EUA:
O vice-presidente dos EUA encontrou-se com o Papa na manhã de domingo: «Acabei de saber do falecimento do Papa Francisco. O meu coração está com os milhões de cristãos de todo o mundo que o amavam. Fiquei feliz por o ter visto ontem, apesar de ele estar obviamente muito doente»
Donald Trump, presidente dos EUA
O Presidente Donald Trump homenageou o Papa Francisco com uma breve declaração nas redes sociais. «Descanse em paz Papa Francisco! Que Deus o abençoe e a todos os que o amavam!» escreveu Trump numa breve mensagem na rede social Truth Social.
Volodimir Zelensky, presidente da Ucrânia:
«Milhões de pessoas em todo o mundo estão de luto com a trágica notícia do falecimento do Papa Francisco. A sua vida foi dedicada a Deus, às pessoas e à Igreja. Ele sabia como dar esperança»
Carlos Cabecinhas, reitor do Santuário de Fátima
O padre Carlos Cabecinhas, reitor do Santuário de Fátima, recordou a ligação do Papa a Fátima: «Recordaria duas palavras fundamentais do Papa [em Fátima]: uma em 2017, quando reforça a mensagem 'Temos Mãe', chamando a atenção dos peregrinos para a dimensão materna de Maria; e, na Jornada Mundial da Juventude, quando descreveu o Santuário como imagem da Igreja, sem portas, nem paredes, aberto a todos.»
Federação Argentina de Futebol
Lula da Silva, presidente do Brasil
(em atualização)