Moçambique disputa contra Quénia acesso aos 'quartos'

Moçambique 20-09-2021 23:59
Por Álvaro da Costa, Maputo 

A seleção moçambicana sénior feminina de basquetebol defronta, quarta feira, o Quénia em desafio do play-off de acesso aos quartos de final do Afrobasket Yaoundé 2021.
 

Moçambique terminou a primeira fase na 3.ª e última posição do grupo B, após derrotas com Nigéria (50-67) e Angola (61-70) e vai agora enfrentar o Quénia, 2.° classificado do grupo A.
As quenianas , ao contrário das moçambicanas,  venceram na fase de grupos, o que as permitiu terminarem no 2^.° posto, atrás do anfitrião, Camarões, e à frente da seleção de Cabo Verde.
 

Mas embora do combinado queniano tenha tido uma melhor prestação, o favoritismo recai inquestionavelmente para a equipa moçambicana, muito mais calejada em torneios do género. Nas últimas duas edições do Afrobasket terminou em 4.° lugar e por seis vezes subiu ao pódio para receber por três vezes a medalha de bronze e em igual número a de prata. Curiosamente nas ocasiões que foi coroada com o título de vice campeã fê-lo na qualidade de anfitriã (1986, 2003 e 2013). É portanto, uma formação moçambicana com enorme tradição e um rico palmarés na mais prestigiada competição de seleções de África. Já o Quénia apenas por uma vez subiu ao pódio na qualidade de vice-campeão em 1993.


Caso afaste as quenianas, Moçambique enfrentará nos quartos de final, o Senegal, 1.º classificado do Grupo C. Sublinhe-se que os líderes de cada um dos quatro grupos, nomeadamente Camarões (grupo A), Nigéria (grupo B), Senegal (grupo C) e Mali (grupo D) qualificaram-se diretamente para os quartos de final, enquanto os segundos e terceiros classificados irão disputar um play-off

 

Jogos dos play-off (apuramento aos quartos de final)

Egito (2.° Grupo C)-Tunísia (3.° Grupo D)

Costa do Marfim (2.° Grupo D)-Guiné Conacri (3.° Grupo C)

Moçambique (3.° Grupo B)-Quénia (2.° Grupo A)

Angola (2.° Grupo B)-Cabo Verde (3.° Grupo A)

 

Ler Mais

Últimas Notícias