Campeão falha teste para a Supertaça

Benfica Campeão falha teste para a Supertaça

NACIONAL30.07.202318:03

O Benfica perdeu em Roterdão, com Feyenoord, por 1-2, mas a desvantagem mínima no resultado disfarça problemas sérios para Roger Schmidt antes da final da Supertaça Cândido de Oliveira, dia 9, em Aveiro, com o FC Porto.

O campeão dos Países Baixos colocou os problemas que o treinador alemão do Benfica esperava, como alertou, aliás, em conferência de Imprensa, mas o Benfica não conseguiu lidar com a pressão alta e a agressividade.

O controlo aparente das águias durante a primeira parte não teve eco no resultado, dado que as poucas ocasiões de perigo criadas morreram normalmente nas más decisões de Rafa.

Do outro lado, o rigor e a eficácia davam pontos e Igor Paixão e Giménez, este último alvo do Benfica para o ataque, davam vantagem justa aos neerlandeses com golos aos 12 e 34 minutos.

O intervalo chegou sem brilho: Aursnes ficou ligado ao primeiro golo, Rafa esteve a milhas da melhor forma, Jurásek não dinamizou o lado esquerdo, Di María e Gonçalo Ramos não foram ameaças para o adversário.

Segunda parte trouxe novidades, e boas, mas demoraram. Ao contrário do que sucede habitualmente, a equipa melhorou à medida que os novos jogadores foram entrando. Neres, Tiago Gouveia, João Neves, Musa, alguns dos nomes que entraram, deram mais e melhor à equipa.

Perto do final, quando o Feyenoord já jogava descontraidamente — e até se dava ao luxo de falhar lances de golo —, surge a reação prática do Benfica. Ao minuto 85, Neres descobre Tiago Gouveia, este ganha ressalto atrás de ressalto até chegar à linha e cruzar para Musa, que aproveita má ação defensiva e empurra para o 1-2, dando mais justiça ao que se passava no De Kuip.

Segunda derrota seguida do Benfica, após perder com o Burnley (0-2). Mais grave para Schmidt: duas primeiras partes, com equipas prováveis para a Supertaça, sem qualquer golo apontado.

Recorde as incidências da partida.

90+3 - Fim da partida em Roterdão.

90+1 - Minteh, isolado, atira ao lado. 

85' - GOLO! 2-1. Petar Musa reduz desvantagem e dá alguma justiça ao marcador. Benfica, melhor com as substituições, justifica o golo. Jogada de Neres e Tiago Gouveia na direita, com o jovem português a insistir até conseguir entregar a bola a Musa, que encostou à boca da baliza.

No Benfica, Aursnes sai e dá o lugar a Schjelderup.

Van den Belt e Kasanwirjo entram por Zerrouki e Geertruida, no Feyenoord.

75' - Gonçalo Ramos, António Silva e Rafa substituídos por Musa, Tomás Araújo e Tiago Gouveia.

73' - David Neres não evita a mancha de Bijlow! Melhor ocasião para o Benfica, após belo passe de João Neves e toque de classe de Rafa para o brasileiro.

71' - Ristic assume marcação de livre direto, arrisca remate longe da baliza e falha por muito. 

Feyenoord faz entrar Timber para o lugar de Stengs.

62' - No Benfica Kokçu, Di María e Bah dão lugar a Florentino, João Neves e João Victor. 

60' - Gonçalo Ramos foge pela direita e serve Rafa, que falha o desvio, não acertando na bola. Poderia estar adiantado.

57' - Minteh constrói na esquerda, Alireza aparece no coração da área e dispara ao lado. Que perigo! Benfica longe da baliza neerlandesa. 

55' - Alireza volta a atacar, pé canhoto na bola e fica a poucos centímetros de fazer o 3-0.

52' - Alireza atira forte, mas falhou a baliza. Perigo continua a rondar a baliza encarnada.

50' - Strengs trabalha na área do Benfica, mas dispara torto.

No Feyenoord entram Beelen e Minteh.

46' - Recomeça o jogo. Entram Morato, Ristic e Neres, saem Otamendi, Jurásek e João Mário.

INTERVALO! Benfica em dificuldades perante Feyenoord rigoroso a atacar e a defender.

Sem VAR, jogo prossegue.

40' - Di María isolado na esquerda por João Mário acaba por não rematar, preferindo o passe para Gonçalo Ramos, que foi intercetado.

34' - GOLO! 2-0! Giménez, alvo do Benfica para o ataque, faz o 2-0, isolado nas costas de António Silva, mas parece adiantado.

32' - Que perdida de Rafa! Isolado na direita, falhou passe de morte para João Mário, bola demasiado forte.

29' - Cartão amarelo para Di María, entrada dura sobre Wieffer.

Benfica procura reagir à desvantagem, mas a pressão do Feyenoord é enorme e impede águia de chegar à área com perigo.

12' - GOLO! 1-0! Aursnes não consegue dominar bola aparentemente fácil no seu meio campo defensivo, Igor Paixão recupera, segue pela esquerda e dispara forte, sem chances para Vlachodimos.

10' - Homenagem a Kokçu, com tarja gigante para o antigo jogador do Feyenoord e, naturalmente, cânticos dedicados ao jogador.

Casa cheia no De Kuip, 43 mil pessoas!

5' - Rafa aparece na esquerda e cruza com perigo, Gonçalo Ramos falha o desvio à boca da baliza por um triz.

Benfica estreia equipamento alternativo, jogando totalmente de preto.

Realizou-se minuto de silêncio em memória de adeptos do Feyenoord desaparecidos no último ano.

1' Começa o jogo em Roterdão!

A partida vai ser dirigida pelo árbitro neerlandês Dennis Higler.

PRÉ-JOGO

Otamendi joga pela primeira vez depois da lesão sofrida no joelho esquerdo ao serviço da seleção argentina a meio de junho.

Aursnes e Kokçu voltam como titulares e como dupla de meio campo ao relvado onde fizeram maravilhas. 

Gimenez, ponta de lança do Feyenoord e um dos nomes da lista de Schmidt para substituir Gonçalo Ramos, em caso de saída do Benfica, está na linha titular dos neerlandeses.

António Silva entra em campo com novo número: o 4, como Luisão.

BENFICA: Vlachodimos; Bah, António Silva, Otamendi e Jurásek; Aursnes e Kokçu; Di María, Rafa e João Mário; Gonçalo Ramos

SUPLENTES: Samuel Soares, Leo Kokubo, Morato, David Neres, Tengstedt, Schjelderup, Chiquinho, Ristic, Musa, João Victor, Tomás Araújo, Tiago Gouveia, Florentino e João Neves.

FEYENOORD: Bijlow; Pederson, Geertruida, Hanckp, Hartman, Wieffer, Zerrouki, Stengs, Jahanbakhsh, Paixão e Giménez

SUPLENTES: Wellenreuther, Jansen, Timber, Dilrosun, Marcos Lopez, Van den Belt, Minteh, Beelen, Hendriks, Milambo, Kasanwirjo, Sauer e Zechiel.