Automobilismo Final incrível na Fórmula E: de 17.º a segundo e é… 17.º

AUTOMOBILISMO29.07.202320:12

Penalização por infração técnica (pressão baixa dos pneus) retira pódio a António Félix da Costa, após recuperação soberba. Jake Dennis campeão

Jake Dennis, da Andretti, não precisou de esperar por amanhã, pela corrida que coloca ponto final na Época 9 da Fórmula E, para garantir a vitória no Mundial, confirmando-se, assim, o favoritismo na luta pelo título no ePrix de Londres. O piloto de 28 anos, há três temporadas na equipa liderada por ex-campeão do CART norte-americano que teve passagem discreta pela Fórmula 1, categoria em que tem planos para também competir, em parceria com a marca Cadillac, da General Motors, acabou a primeira corrida do fim de semana na capital britânica na segunda posição, resultado suficiente para comemorar o resultado mais importante da carreira.

Dennis, curiosamente, terminou as 37 voltas ao circuito semicoberto com 2,086 km e 20 curvas montado no ExCeL na terceira posição, atrás de Mitch Evans (Jaguar) e António Félix da Costa (Porsche), mas o português, depois de protagonizar recuperação soberba, após arranque de 17.º, acabou em… 17.º, penalizado em três minutos por pressão errada nos pneus, infração técnica da responsabilidade de equipa que também comprometeu as aspirações de vencer o título coletivo (tem 239 pontos, contra os 266 da Jaguar e os 268 da Envision, existindo um máximo de 47 para ganhar amanhã). .

A primeira corrida do fim de semana na capital britânica antecipava-se muito caótica e a expetativa confirmou-se, com toques a mais entre pilotos na lutava por posições (estreia da geração nova do monolugar elétrico no ExCeL, circuito que tem apenas três zonas de ultrapassagem e estreitas), intervenções do Safety Car e bandeiras vermelhas – primeiro por despiste (muito) violento de Sacha Fenestraz, da Nissan, a segunda depois de quase todo o ‘pelotão’ ficar imobilizado na curva 19, atrás de Sébastien Buemi, da Envision, e Norman Nato, da Nissan – ‘trancaram’ a pista, depois de colidirem!

Antes, na volta 15, Nick Cassidy (Envision) ‘eliminado’ da corrida e da luta pelo título pelo companheiro de equipa, com toque entre monolugares na origem do abandono do neozelandês. Encontravam-se ambos na luta pelas primeiras posições. O neozelandês, após paragem nas boxes da formação ingleses com responsáveis incrédulos com o que tinha sucedido, abandonou pouco depois. Também neste momento, ‘astros alinhados’ a favor de Dennis, que vence o Mundial aos comandos de monolugar igual ao de António Félix da Costa (a Andretti é cliente da Porsche e também compete com o 9XX Electric).

Classificação

1.º Mitch Evans, Jaguar, 37 voltas

2.º Jake Dennis, Andretti, +1,116 s

3.º Sébastien Buemi, Envision, +1,668 s

4.º Sam Bird, Jaguar, +3,054 s

5.º Sérgio Sette Câmara, NIO, +3,782 s

6.º Edoardo Mortara, Maserati, +4,263 s

7.º Lucas di Grassi, Mahindra, +4,769 s

8.º Dan Ticktum, NIO, +5,118 s

9.º Norman Nato, Nissan, +7,527 s

10.º Pascal Wehrlein, Porsche, +8,725 s

11.º Jake Hughes, McLaren, +9,128 s

12.º Stoffel Vandoorne, DS, +10,231 s

13.º Maximilian Gunther, Maserati, +10,568 s

14.º André Lotterer, Andretti, +11.094 s

15.º René Rast, McLaren, +11,789 s

16.º Roberto Mehri, Mahindra, +23,472 s

17.º ANTÓNIO FÉLIX DA COSTA, Porsche, +3.00,666 m

Abandonos,

Sacha Fenestraz, Nissan, na volta 28

Nick Cassidy, Envision, na volta 23

Nico Muller, ABT Cupra, na volta 18

Jean-Éric Vergne, DS, na volta 10

Robin Frijns, ABT Cupra, na volta 7