Cuiabá de Oliveira tem números ‘à campeão’

Brasil Cuiabá de Oliveira tem números ‘à campeão’

INTERNACIONAL28.07.202320:14

Sob a liderança de António Oliveira, o Cuiabá tem números à campeão! O treinador português de 40 anos que substituiu o compatriota Ivo Vieira a 10 de maio, soma cinco vitórias, três empates e duas derrotas em 10 jogos.

Um aproveitamento de 60 por cento dos pontos em disputa, que o coloca acima do Flamengo e do Palmeiras e atrás, apenas, do Grêmio e do líder isolado Botafogo. Notável para um clube que luta para não cair para a Série B.

Quando Oliveira, que no ano passado já salvara a equipa da despromoção, chegou a Mato Grosso, o Dourado somava quatro pontos em seis jogos e era 18.º, com cinco golos marcados e 12 sofridos. Atualmente é 12.º com 22 pontos, deixou a zona de descida a oito pontos de distância e está a meros três do acesso à Taça dos Libertadores de 2024. Com o novo técnico, marcou quase o dobro de golos (11) do que os que sofreu (seis).

Este sábado, com o Internacional, às 20 horas em Portugal (16 horas em Brasília e 15 horas em Cuiabá), o jovem clube, já com Oliveira no banco após castigo, defronta o tradicional emblema de Porto Alegre para manter as contas em alta. À partida, o Colorado é favorito, como sempre no Beira-Rio, mas o rival é o segundo visitante mais mal comportado do Brasileirão até agora, à exceção do Botafogo, cujos números são, por ora, incomparáveis.

O Dourado tem quatro vitórias, um empate e três derrotas fora: os jogadores de Oliveira ganharam ao América Mineiro e ao Cruzeiro em Belo Horizonte, ao Goiás em Goiânia e ao Fortaleza na capital do Ceará. O guarda-redes Walter, o lateral Matheus Alexandre, os centrais Marllon Borges e Alan Empereur, o trinco Raniele e o goleador Deyverson são a coluna da equipa. «Reforços? Estou feliz com o que tenho», diz Oliveira.

Campeão mato-grossense este ano, ainda sob o comando de Ivo Vieira, o Cuiabá acredita poder manter o estatuto de clube que nunca caiu da Série A — à semelhança de Flamengo, São Paulo e Santos, todos membros da elite desde o início do Brasileirão ao contrário do Cuiabá, a disputar a prova apenas pela terceira vez. O Dourado tem 21 anos (nasceu a 12 de dezembro de 2001) e desde 2009 é propriedade do grupo Dresch, fornecedor de pneus para tratores.

CRUZEIRO DE PEPA E RED BULL DE CAIXINHA TAMBÉM EM AÇÃO

À mesma hora do Cuiabá, 20 de Lisboa, o Cruzeiro de Pepa desloca-se a Curitiba para defrontar o Athletico Paranaense já com reforços na comitiva para tentar encerrar a seca de golos – são apenas dois marcados nos últimos seis jogos – que vem prejudicando a classificação da Raposa.

Da meia dúzia de jogadores contratados pelo clube dirigido por Ronaldo Fenómeno na janela de mercado, quatro, aliás, são de ataque: Paulo Vítor, Papagaio e os ex-leões Matheus Pereira e Arthur Gomes. «Temos de criar mais e definir melhor», disse o treinador.

Do lado do Red Bull Bragantino de Pedro Caixinha, a ordem é ganhar fora à entrada para um ciclo de quatro jogos longe de Bragança Paulista, o primeiro dos quais hoje, às 22.30, em Fortaleza. «O mister frisou que temos de nos impor fora», contou o defesa Natan.

Tags: