«Racismo? Vinícius provoca...»

Valência «Racismo? Vinícius provoca...»

INTERNACIONAL26.07.202319:14

Thierry Correia, lateral português do Valência, contou a sua perspetiva sobre a polémica em torno de Vinícius Jr., avançado do Real Madrid que foi vítima de insultos racistas no Estádio Mestalla, num jogo da LaLiga disputado em maio passado.

«No final do jogo quis falar com ele porque queria perceber o que tinha acontecido. Sei o que é sofrer de racismo. Mas dizerem que o Mestalla é racista não é verdade. Estou aqui há cinco anos e nunca sofri de racismo. É claro que há três ou quatro malucos que podem ter feito isso, mas não se pode dizer que o Mestalla é racista», começou por dizer em entrevista ao jornal Marca.

A polémica estalou quando Vinícius Jr. se virou para a bancada e, com um gesto, projetou a descida do Valência à 2.ª Divisão: «Todos os jogadores provocam um pouco e Vinícius pode provocar um pouco mais porque é o centro das atenções e é um grande jogador. O que fez não foi correto porque é preciso respeitar os adversários. É isso que nos ensinam desde pequenos. E os gestos que fez não foram respeitosos para com o Valência que é um clube importante. Mas isso não pode servir de desculpa para os comentários racistas.»

Thierry Correia revelou ainda que nunca foi alvo de insultos desse género desde que se mudou para o campeonato do país vizinho: «Não. Aqui na LaLiga nunca. E se aconteceu, estou mais concentrado em jogar do que em olhar para a bancada e ouvir o que estão a dizer.»

Recordou ainda o episódio que viveu em Portugal quando tinha 14 anos e foi insultado por «um amigo»: «Disse algo sobre a cor da minha pele e não gostei. Tive de abandonar o jogo porque fiquei sem cabeça.»

Já em Espanha, também quis abandonar o relvado quando o colega de equipa Diakhaby ouviu comentários racistas de Juan Cala, num jogo com o Cádiz: «Não queria voltar a jogar, mas Gonçalo Guedes convenceu-me: ‘irmão, tens de voltar porque precisamos de ti. Já perdemos Diakhaby, não podemos perder-te a ti também’. Foi por isso que voltei.»