«Parece estranho dizer isto depois de perder 0-5, mas...»

Noruega «Parece estranho dizer isto depois de perder 0-5, mas...»

INTERNACIONAL13.07.202321:57

Após a goleada de 0-5 sofrida perante Portugal na meia-final do Europeu sub-19, o selecionador da equipa norueguesa, o português Luís Pimenta, admitiu que a forma como a equipa sofreu o primeiro golo teve um impacto forte nos jogadores.

«Sofrer aquele golo tão cedo, e como foi, teve um grande impacto emocional na equipa. Convém não esquecer que esta geração de 2004 quebrou barreiras e é a primeira a chegar a uma meia-final de um Europeu sub-19. No entanto, aquele primeiro golo tirou à equipa a personalidade que nos trouxe até aqui. Esta tem sido uma equipa que tem pressionado alto seleções como Inglaterra e França, e ganhado a seleções desse calibre por causa da personalidade coletiva. Mas a verdade é que saímos deste torneio porque não mostrámos essa tal personalidade na primeira parte deste jogo. As emoções que sentimos quando sofremos aquele primeiro golo afetaram a nossa personalidade. Se tivéssemos mais experiência nestas andanças, sofríamos um golo destes e conseguíamos encarar o jogo da mesma forma, porque na verdade só estava 0-1 e ainda havia 86 minutos para jogar», disse.

Após um resultado tão desnivelado, Luís Pimenta não teve problemas em admitir a superioridade da seleção portuguesa neste jogo: «Há que dar os para parabéns a Portugal. Foi muito melhor do que a Noruega. Nós fizemos um jogo mau. Portugal jogou com muita personalidade e tem jogadores fantásticos. Por isso é uma vitória de Portugal mais do que merecida, e quem viu o jogo sabe disso.»

A comitiva norueguesa ficou no relvado alguns minutos após o apito final, em roda, e Luís Pimenta revelou o que disse aos jovens nórdicos: «Todos ali quiseram agradecer a todos os outros membros do grupo por esta caminhada de dois anos. Convém não esquecer que estes jogadores vão ser recebidos em festa quando voltarem à Noruega. Estes jogadores vão voltar aos clubes e vão ter o balneário de pé a aplaudir porque eles conseguiram algo que nunca tinha acontecido no futebol norueguês. Parece estranho dizer isto depois de termos perdido 0-5, mas termos chegado a esta fase é mais um passo em frente para o futebol norueguês», vincou.

Tags: