Rui Pedro estreou-se a marcar sete anos depois da estreia pelo FC Porto!

Liga dos Campeões Rui Pedro estreou-se a marcar sete anos depois da estreia pelo FC Porto!

INTERNACIONAL13.07.202312:46

Foi como se o tempo andasse para trás. Rui Pedro, 25 anos, avançado português do Olimpija Liubliana, campeão da Eslovénia, voltou a jogar na Liga dos Campeões, no caso na primeira pré-eliminatória da competição milionária da UEFA, anteontem, diante do Valmiera, campeão da Letónia. Venceu por 2-1 e aos 74’ marcou o segundo golo da equipa da capital eslovena, sendo rendido, dois minutos depois, por Motika.


Regresso feliz ao passado recente do jogador formado no FC Porto, ele que, com 18 anos, na época 2016/2017, mais concretamente a 7 de dezembro de 2016, se estreoue na fase de grupos, na receção dos dragões ao Leicester, então campeão inglês, goleada por 5-0 dos azuis e brancos. Na ocasião, Rui Pedro substituiu André Silva, autor de dois dos cinco golos, aos 78 minutos. Foram apenas 12 minutos em campo.


Em conversa com A BOLA, o avançado contratado pelos eslovenos ao Penafiel no verão de 2022 confessa que já estava a contar os dias para voltar a disputar uma partida da mais importante competição de clubes do velho continente. «Tinha saudades, admito. Era um miúdo, tinha 18 anos quando me estreei. E foi, na verdade, um dos marcos mais importantes da minha carreira, mas agora houve outro, na terça-feira, afinal tive novamente a oportunidade de competir na Champions», assinalou. Ao segundo jogo, conseguiu o primeiro golo.


Elogios a João Henriques
A cumprir a segunda época no clube da capital eslovena - na primeira marcou sete golos e fez oito assistências, entre campeonato e taça -, Rui Pedro é agora treinado pelo compatriota João Henriques. O que mudou desde a chegada do ex-técnico do Marítimo, 50 anos, no final de maio? «Sinto que taticamente demos um passo à frente, sobretudo defensivamente. Desde o dia em que chegou, fez muita questão de trabalhar a organização do setor mais recuado, nunca se esquecendo, todavia, do ataque. Aliás, o golo que marquei, de cabeça, é fruto de uma jogada como se costuma dizer, de laboratório. Correu bem, felizmente», assinalou, ainda na expectativa em relação ao futuro, uma vez que termina a ligação ao Olimpija no final da nova temporada.


«Tenho mais um ano de contrato. Não sei se vão convidar-me a ficar mais algum tempo, estou na expectativa. Estou feliz aqui, mas também tenho ambições. Se formos eliminados ainda podemos chegar à Liga Conferência ou à Liga Europa», sublinhou o jogador, «ansioso» pela chegada da companheira a Liubliana.