«José Ángel tem potencial para triunfar no Sporting»

Sporting «José Ángel tem potencial para triunfar no Sporting»

NACIONAL10.07.202311:14

Domingos Quina, 23 anos, campeão europeu de sub-17 e sub-19 por Portugal, conhece bem o mais recente reforço do Sporting, José Ángel, pois conviveu com ele na temporada passada, ao serviço dos espanhóis do Elche - clube ao qual o futuro reforço leonino foi cedido na segunda metade da temporada depois de ter começado 2022/2023 no seu clube de sempre, o Sevilha.


Domingos Quina, filho do antigo internacional português e jogador do Benfica na década de 80 Samuel, não teve oportunidade de conviver muito com José Ángel, 21 anos, fora de campo mas pareceu-lhe «uma pessoa tranquila».


O rápido retrato que o hoje jogador dos italianos da Udinese [ver caixa] faz do lateral-direito deixa água na boca aos adeptos leoninos. «É muito rápido, bom no um contra um e a subir no terreno, pois está sempre disponível para fazer roturas no último terço», adiantou o jogador formado no Chelsea e no West Ham, ambos clubes de Londres, para onde a família Quina emigrou em 2011, após Domingos ter dado os primeiros passos na formação do … Benfica.


Questionado sobre se José Ángel poderá ter sucesso de leão ao peito, Domingos Quina foi claro  e não tem dúvidas sobre essa matéria: «Pode triunfar no Sporting porque tem potencial e qualidade suficientes para isso.»

Comparação com Porro
Ambos são espanhóis e laterais-direitos, razão pela qual são inevitáveis as comparações entre José Ángel e Pedro Porro, se bem que pelo sevilhano o Sporting pagará €3,5 milhões por 80 por cento do passe, enquanto o hoje jogador do Tottenham chegou, em primeira instância, por empréstimo do Man. City, com os leões a exercerem, posteriormente, a cláusula de opção de compra definitiva do seu passe, por €8,5 milhões.


Terá José Ángel semelhanças com o agora internacional espanhol? «Não vou responder a isso porque não os vou comparar, mas posso assegurar, sem dúvida, que José Ángel tem potencial para chegar longe», respondeu Domingos.


O novo recruta do Sporting chegou ao Elche em janeiro, ainda participou em nove jogos, tendo marcado um golo, mas não o suficiente para evitar que  os franjiverdes fossem relegados à La Liga 2. «Acho que quando ele chegou já era tarde, pois já estávamos demasiado em baixo. Não deu para reverter a situação», lamentou o médio.


Com a caracterização feita pelo internacional pelas camadas jovens de Portugal não será difícil de adivinhar que José Ángel não sentirá muitas dificuldades para se adaptar ao 3x4x3 normalmente utilizado por Rúben Amorim. «Vai-se adaptar bem ao esquema de três centrais e tanto pode jogar na direita da defesa como ao meio», concluiu Domingos Quina.