Lobos qualificados para o Circuito Mundial “B” de sevens 

Râguebi Lobos qualificados para o Circuito Mundial “B” de sevens 

RÂGUEBI09.07.202316:09

As seleções nacionais masculina e feminina de râguebi sevens terminaram o campeonato da Europa em 5.º e 10.º lugar, respetivamente, no agregado das duas etapas, Algarve e Hamburgo. Os lobos garantiram a qualificação para as Challenger Series 2024, prova de acesso ao Circuito Mundial de sevens, enquanto as lobas asseguraram a permanência da principal divisão europeia.

«Foram conseguidos os objetivos. Nos rapazes, vamos preparar o regresso ao Circuito Mundial (os lobos estiveram entre a elite até 2016), o que sendo muito difícil, motiva-nos ainda mais», referiu a A BOLA, Carlos Amado da Silva, presidente da Federação Portuguesa de Râguebi.

«Precisamos de melhores condições. É um grupo potencialmente muito forte», acrescentou ao recordar que «os quatro primeiros europeus estão todos no Circuito Mundial e os jogadores são todos profissionais».   

Em Hamburgo, Alemanha, no encerramento do circuito europeu (Championship Series 2023), os lobos venceram a Bélgica (28-10) e foram batidos pela Alemanha por 26–12 no jogo para os 5.º e 6.º classificados. Terminada a época em 5.º (22 pontos), a equipa de Frederico Sousa assegura o regresso às Challenger Series, Circuito Mundial “B”, competição criada pela World Rugby em 2020 (Portugal estreou-se na 1.º edição, cancelada devido à COVID-19), cujo formato para 2024 ainda não é conhecido.

Em relação à seleção feminina, perdeu, na despedida do circuito, com a Itália por 28-19 e repetiu o 10.º lugar alcançado na primeira etapa do europeu de sevens, no Algarve. «Atingimos o principal objetivo do ano que foi garantir a manutenção no Championship», sublinhou João Moura, selecionador nacional. Após duas competições num espaço de pouco mais de um mês, circuito europeu e Jogos Europeus de Cracóvia, João Moura deixa uma promessa. «Temos um grupo bastante jovem, que está a crescer» o que augura um «futuro interessante», garante.