Resumo do dia de Portugal: bronze no karaté!

Jogos Europeus Resumo do dia de Portugal: bronze no karaté!

MAIS DESPORTO22.06.202322:44

Portugal conquistou esta quinta-feira a primeira medalha nos Jogos Europeus Crocóvia2023, na Polónia, de bronze, por Ana Cruz no kata, conjunto de movimentos de ataque e defesa e está presente nas mais diversas artes marciais japonesas, no caso da atleta portuguesa, no karaté. Cruz, de 28 anos, repetiu a conquista da compatriota Patrícia Esparteiro em Minsk2019.

Nas três finais da canoagem havia a esperança de pódio no K2 500 metros, com João Ribeiro e Messias Baptista, que fugiu por menos de meia pagaiada, tão-só «frustrantes» 15 milésimos de segundo para o terceiro lugar (bronze) e 50 para a prata.

Francisca Laia, Joana Vasconcelos, Teresa Portela e Maria Rei ambicionavam o top-6 em K4 500 – nos mundiais de agosto as melhores seis embarcações da Europa devem garantir presença em Paris2024 -, contudo ficaram a uma posição do objetivo. As jovens Inês Penetra e Beatriz Fernandes foram oitavas na final de C2 500. Hoje, Messias Baptista e Francisca Laia, em K1 200 metros, e Hélder Silva, em C1 200, disputam finais.

A seleção de andebol de praia voltou a perder com a campeã da Europa Hungria, por 2-0, nas meias-finais do torneio e na posterior discussão do bronze, cederia, nos derradeiros segundos, no desempate por shoot out, por 2-1 com a Dinamarca, ficando no quarto lugar. A seleção feminina terminou em sexto, derrotada, por 2-0, pelos Países Baixos.

No tiro, o experiente João Costa, com cinco participações em Jogos Olímpicos e prata nos Jogos Europeus em Baku2015, terminou em quinto na pistola de ar comprimido a 10 metros.

Na natação artística, Cheila Vieira e Maria Beatriz Gonçalves terminaram em 11.º na final de dueto técnico, após a qualificação, na quarta-feira, para a final de dueto livre.

No padel, as duplas portuguesas Miguel Deus/Nuno Deus e Afonso Fazendeiro/Miguel Oliveira avançaram hoje para os quartos de final do torneio masculino, com Miguel Deus a fazer 'bis' nos quartos, ao avançar em pares mistos, com Catarina Vilela.