Paris-2024: novas buscas por alegado desvio de fundos

Olimpismo Paris-2024: novas buscas por alegado desvio de fundos

OLIMPISMO21.06.202321:41

Depois das buscas de terça-feira, dia 20 do corrente mês, a polícia francesa efetuou esta quarta-feira mais diligências enquadradas na investigação aos contratos realizados pelo Comité Organizador dos Jogos Olímpicos de Paris-2024, em Saint-Denis (Paris) tendo a consultora desportiva Keneo sido alvo de visita das autoridades neste dia.

As novas buscas terão sido realizadas sob ordem da Procuradoria Nacional de Finanças (PNF), avançou a agência France Presse francesa, com a empresa visitada neste dia a emitir um comunicado em que reitera estar à disposição e a colaborar com as autoridades para averiguar da legalidade nos contratos celebrados quer pelo Comité Organizador, quer pelo grupo de trabalho da candidatura, o denominado GIP-2024.

As investigações remontam e enquadram-se no âmbito de um inquérito aberto em 2017 pela PNF, liderado pelo Gabinete Central de Combate à Corrupção e Contra Infrações Financeiras e Fiscais. Em causa os alegados crimes de «usurpação de interesses», mas também de «desvio de fundos públicos», «favoritismo na atribuição de contratos e sua ocultação».

Na mira das autoridades está também a Solideoe, empresa responsável pelas obras para os Jogos, que irão decorrer de 26 de julho e 11 de agosto de 2024.